Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 18 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q791601

“O conjunto de transformações sociais, econômicas, políticas e culturais que se constituem como expressões da pós-modernidade interfere diretamente em diversas profissões, inclusive no serviço social, promovendo mudanças nos campos teórico, prático-operativo e político-organizativo" (SIMIONATTO, 2012).

A influência da pós-modernidade no Serviço Social brasileiro implica em algumas tendências para as ações profissionais, as quais estão descritas entre os itens abaixo:

I - Empirismo.

II - Pragmatismo.

III - Aprofundamento dos paradigmas crítico-totalizantes.

IV - Conservadorismo.

V - Fragmentação entre teoria e prática.

VI - Voluntarismo.

VII - Mediação.

Estão corretos os itens:

Carregando...
Q771520

A crescente flexibilização das relações de trabalho no Brasil, seja no setor público ou no privado, tem gerado consequências para a categoria profissional. Assinale a alternativa que apresenta corretamente como essas novas relações de trabalho impactam os profissionais de Serviço Social.

Carregando...
Q702659

A perspectiva dialética consiste em ver a vida como movimento permanente, como processo e provisoriedade, o que precisa ser contemplado na análise das formas e fenômenos sociais, de modo a superar uma visão estagnada de estados na medida em que se reconhece o movimento, o devir, que será novamente negado para que o próprio movimento seja seu curso. Nesta perspectiva, temos articuladas as categorias

Carregando...
Q749911

A respeito do(a) Assistente Social enquanto trabalhador assalariado, assinale a alternativa INCORRETA.

Carregando...
Q689299

As transformações ocorridas no Estado com o advento do neoliberalismo impactaram o fazer profissional do assistente social em vários aspectos, a exemplo da alteração das demandas e da precarização das condições de trabalho.

No que diz respeito a novas requisições profissionais, pode-se citar:

Carregando...
Q771887

A partir dos anos 1970 a doutrina neoliberal, defensora do livre mercado e da ação mínima estatal sobre a economia passa a ser adotada por diversos países. Essa nova ordem econômica repercute na profissão, uma vez que o/a assistente social atua como implementador de políticas sociais, seja na esfera pública ou no setor privado, e estas tendem a diminuir com o avanço neoliberal. Nesse cenário, entre outras formas de contratação, o/a assistente social torna-se um trabalhador contratado como

Carregando...
Q689301

De acordo com Guerra (2017), “é no cotidiano profissional que as dimensões da profissão se atravessam, se entrecruzam, mas também se confrontam, a todo momento, conformando uma unidade de elementos diversos".

Neste sentido, o cotidiano possui características que se expressam no trabalho do assistente social, sendo uma delas a:

Carregando...
Q757378

Acerca do debate ético contemporâneo e da busca da consolidação do projeto ético-político do serviço social, das condições de trabalho e das respostas profissionais aos desafios atuais, julgue o item subsequente.

Ao atuar em estabelecimentos educacionais públicos ou privados, o assistente social deve vincular suas ações às dimensões ética, política e técnica, pautando-se na concepção de educação como lócus formativo dos indivíduos e da escola como lugar de exercício da democracia.

Carregando...
Q677913

De acordo com Costa (2006), a atividade profissional do/da Assistente Social, como a de tantos outros profissionais, está submetida a um conjunto de determinações sociais inerentes ao trabalho na sociedade capitalista.

São características do trabalho realizado em uma sociedade capitalista:

I. Trabalho assalariado

II. Controle da força de trabalho

III. Subordinação do conteúdo do trabalho aos objetivos e necessidades das entidades empregadoras.

Estão CORRETAS as características indicadas em:

Carregando...
Q757377

Acerca do debate ético contemporâneo e da busca da consolidação do projeto ético-político do serviço social, das condições de trabalho e das respostas profissionais aos desafios atuais, julgue o item subsequente.

Antes de 1990, debates sobre gênero não recebiam destaque especial na área de serviço social, de modo que produções sobre esse tema eram categorizadas, em congressos da área, no grupo de temas emergentes em serviço social, que não tratavam exclusivamente da questão de gênero.

Carregando...
Q632010

O assistente social é um profissional que está presente tanto nas organizações estatais quanto nas organizações privadas e sociais, visto que o trato da questão social e suas refrações permeiam todos os espaços sócio ocupacionais nos quais trabalham estes profissionais. Todavia, com o advento do neoliberalismo, do processo de globalização e com a implementação de um Estado mínimo, o assistente social enquanto trabalhador assalariado se depara com:

Carregando...
Q564282

Apesar de o Assistente Social dispor de uma autonomia relativa na condução de seu trabalho, os organismos empregadores também interferem na definição de metas a serem atingidas. As instituições detêm poder para estabelecer normas definidoras das competências exigidas de seus funcionários, das relações de trabalho e as condições para a sua realização. Nesse sentido, é correto afirmar que as instituições empregadoras, ao articularem um conjunto de condições que orientam o processamento da ação do Assistente Social,

Carregando...
Q457056

De acordo com as disposições da legislação profissional do

assistente social, julgue os itens subsequentes.

O material técnico sigiloso corresponde a todos os documentos produzidos que, pela natureza de seus conteúdos, devem ser de conhecimento restrito e que, portanto, requeiram medidas especiais de salvaguarda para sua custódia e divulgação.

Carregando...
Q522378

Acerca dos processos de planejamento e de intervenção profissional

do assistente social, julgue os itens subsequentes.

O projeto profissional elaborado pelo assistente social é um instrumento importante para o trabalho com outros profissionais bem como para o balizamento do entendimento da profissão pela instituição empregadora.

Carregando...
Q564284

A ética preconiza a necessidade da reflexão e da crítica, destacando que nem a moral nem a lei são dados a-históricos, naturais e imutáveis. Ela integra os diferentes campos que estruturam a sociedade, uma vez que estes são tanto produto quanto produtores das ações dos sujeitos. A ética interroga as leis, as competências e qualificações profissionais e conforma uma deontologia profissional. Em se tratando das relações do Assistente Social com as instituições empregadoras, o Código de Ética de 1993 define como um dos seus direitos

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) E
  • 3) C
  • 4) D
  • 5) B
  • 6) A
  • 7) A
  • 8) Certo
  • 9) D
  • 10) Certo
  • 11) B
  • 12) E
  • 13) Certo
  • 14) Certo
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282