Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 208 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Em Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico social dos conteúdos, José Carlos Libâneo busca identificar os fundamentos do trabalho docente, na perspectiva da pedagogia crítico-social dos conteúdos. É correto afirmar que, para o autor, a pedagogia crítico-social dos conteúdos

Carregando...

Os conceitos, são processos historicamente determinados e culturalmente organizados. As diferentes formas de generalização e de abstração, se estabilizam no conceito linguístico. Segundo Fontana, em Mediação Pedagógica na Sala de Aula, as diferentes formas de generalização e de abstração

Carregando...

Para responder à questão, considere o tema Ensino: concepções e tendências pedagógicas, de acordo com José Carlos Libâneo.

Os estudos que tratam das diversas modalidades de educação costumam caracterizar as influências educativas como:

Carregando...

A Pedagogia tradicional, como bem o conhecemos através dos cursos de formação inicial e continuada, adveio do estudo das concepções antigas de educação. Essa teoria ou concepção pedagógica formou-se a partir dos pontos recorrentes nas práticas de ensino evidentes ao longo da história da educação.

Assinale a alternativa INCORRETA, que caracteriza a Pedagogia Tradicional.

Carregando...

“[...] Nessa perspectiva, a criança só aprenderia o que fosse demandado por uma necessidade que se expressaria em interesse: tudo o mais seria imposição. E as coisas só teriam o poder de serem interessantes à medida que correspondessem a uma necessidade do indivíduo em um determinado momento [...]." (WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, p.27).

A qual movimento de renovação do ensino a autora se refere?

Carregando...

Em que tendência pedagógica Jean Piaget melhor expõe suas concepções sobre a temática Educação?

Carregando...

O movimento Escola Nova, que transformou o cenário educacional brasileiro, reconfigurou os modelos educativos vigentes até então.

Sobre esse movimento e suas características, analise as afirmativas a seguir.

I. O centro do processo de aquisição do conhecimento está no ensino e no papel por ele desempenhado.

II. A escola é vista como um local em que o aluno, a partir da observação e da experimentação, elabora seu próprio saber.

III. A escola é vista como um grande laboratório em que o aluno deve observar fatos e objetos com a finalidade de conhecer suas características.

Está correto o que se afirma em

Carregando...

De acordo com a Teoria Histórico-Cultural, a aprendizagem ocorre:

Carregando...

Essa tendência “tem sido empregada com muito êxito em vários setores dos movimentos sociais, como sindicatos, associações de barro, comunidades religiosas. Parte desse êxito se deve ao fato de ser utilizada entre adultos que vivenciam uma prática política e onde o debate sobre a problemática econômica, social e política pode ser aprofundada com a orientação de intelectuais comprometidos com os interesses populares.” (LIBÂNEO, 2013, p. 73). A citação caracteriza a Tendência Pedagógica:

Carregando...

Segundo o livro O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, “Nos anos 1920, chega ao Brasil a visão da criança não como um adulto em miniatura, mas como como um ser com características cognitivas distintas – uma visão do aprendiz como um ser ativo que constrói seu próprio conhecimento. Eram as ideias da Escola Ativa – aqui chamada de Escola Nova, nome que se deu aos vários movimentos dentro da educação [...]”. Esses movimentos tiveram pensadores importantes. Assinale a opção abaixo que não condiz com esses pensadores:

Carregando...

No contexto das teorias psicogenéticas, há uma tendência que entende o homem como um ser pré destinado a linguagem. Ela defende que o conhecimento linguístico é nato de cada um, que o aparelho fonador está pronto para uso desde que nascemos. Trata-se da seguinte tendência:

Carregando...

“De uma perspectiva ________________, o conhecimento só avança quando o aprendiz tem bons problemas sobre os quais pensar. É isso que justifica uma proposta de ensino baseada na ideia de que se aprende resolvendo problemas."
(WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem).

Assinale a opção abaixo que preenche a lacuna de forma correta:

Carregando...

Sobre Paulo Freire:

(__) - Defendia uma pedagogia acrítica;

(__) - Professores e alunos devem desconsiderar as "políticas" que cercam a educação;

(__) - A forma como os alunos são ensinados e o que lhes é ensinado serve a uma agenda política;

(__) - Professores, eles próprios, têm noções políticas que trazem para a sala de aula.

Levando-se em consideração que “V" significa verdadeiro e “F" significa falso a sequência das proposições acima é:

Carregando...

Tornou se o representante mais importante da corrente comportamental. Ele lançou o conceito de "condicionamento operante a partir das suas experiências com ratos em laboratório, (1953). Por esse conceito explicou que, quando um comportamento é seguido da apresentação reforço positivo (recompensa) ou negativo (supressão de algo) a frequência deste comportamento aumenta ou diminui, a depender de como foi programada a experiência. O texto refere-se a:

Carregando...

Qual a Pedagogia que tem como método: exposição verbal da matéria, demonstração. Ênfase nos exercícios, repetição e memorização, visando disciplinar a mente e formar hábitos?

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) D
  • 3) C
  • 4) C
  • 5) A
  • 6) B
  • 7) D
  • 8) D
  • 9) A
  • 10) C
  • 11) A
  • 12) E
  • 13) D
  • 14) A
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282