Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 18 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q720281

Em uma elaboração do Planejamento Estratégico de uma câmara municipal, diversos fatores devem ser evidenciados para que o mesmo seja completo. Dentre as opções abaixo, assinale a que apresenta corretamente uma característica de um bom Planejamento Estratégico:

Carregando...
Q720277

A análise empreendida por Antônio Octavio Cintra sobre o regime parlamentarista evidencia sua opinião sobre este regime e o atual modelo adotado no Brasil. Sobre essa percepção de Cintra assinale a opção que corresponde corretamente ao seu pensamento:

Carregando...
Q607883

“Vigiar e punir é o livro que Foucault consagra ao nascimento da prisão, depois de conduzir um movimento que levara a pôr em questão de forma radical não apenas o sistema penitenciário, mas as redes de poder-saber a ele associadas em nossa sociedade". (MOTTA, M. B., 2010, p. XIII)

Assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q489616

Com relação ao Estado moderno e à dominação racional legal, julgue os itens a seguir.

Estado e governo se confundem, pois as instituições em uma

sociedade territorialmente definida são ocupadas por dirigentes

que governam em nome do Estado.

Carregando...
Q489615

Com relação ao Estado moderno e à dominação racional legal, julgue os itens a seguir.

Quanto ao exercício do poder político, o Estado pode ser

considerado garantidor dos direitos individuais e de ações que

visem ao bem comum ou considerado um instrumento de

dominação de classe, que não está acima dos conflitos, mas

profundamente envolvido neles.

Carregando...
Q483762

“Aquele que estudar cuidadosamente o passado pode prever os acontecimentos que se produzirão em cada Estado e utilizar os mesmos meios que os empregados pelos antigos. Ou então, se não há mais os remédios que já foram empregados, imaginar outros novos, segundo a semelhança dos acontecimentos.” (Nicolau Maquiavel. Discursos, livro I, cap. XXX [1513-17])
A filosofia política de Nicolau Maquiavel contribuiu para que a sociologia clássica construísse a imagem do ser humano como um ser político e social, privilegiando o adquirido sobre o inato e a razão sobre a tradição. Com base no trecho citado, assinale a opção que interpreta corretamente a relação entre natureza humana, história e repetibilidade proposta pelo secretário florentino.

Carregando...
Q489614

Com relação ao Estado moderno e à dominação racional legal, julgue os itens a seguir.

A racionalidade da tarefa burocrática pode estimular, na

sociedade, a luta por transformações estruturais, especialmente

quando ações de setores da burocracia se identificam com os

fins do Estado.

Carregando...
Q472791

Trechos de “O príncipe”, de Maquiavel, 1513
“É necessário, portanto, que o príncipe que deseja manter-se aprenda a agir sem bondade, faculdade que usará ou não, em cada caso, conforme seja necessário. […] Naturalmente, seria muito louvável que um príncipe possuísse todas as boas qualidades, mas como isso não é possível, pois as condições humanas não o permitem, é necessário que tenha a prudência necessária para evitar o escândalo provocado pelos vícios que poderiam fazê-lo perder seus domínios, evitando os outros, se for possível; se não for, poderá praticá-los com menores escrúpulos. [...] Os Estados que se conquistam, e que estão habituados a viver com suas próprias leis e em liberdade, existem três modos de conservá-los: o primeiro, arruiná-los; o outro, ir habitá-los pessoalmente; o terceiro, deixá-los viver com suas leis, arrecadando um tributo e criando em seu interior um governo de poucos, que se conservam amigos, porque, sendo esse governo criado por aquele príncipe, sabe que não pode permanecer sem sua amizade e seu poder, e há que fazer tudo por conservá-los [...].”
(Maquiavel. O príncipe. Apud: ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Maquiavel – A lógica da força. São Paulo: Moderna, 1993)
A partir dos trechos em destaque e do pensamento em geral de Maquiavel sobre o poder, é correto afirmar que para o autor

Carregando...
Q392575

Em sua obra, Michel Foucault estabelece relações entre discurso e poder. Dadas essas relações, o autor demonstra que o conhecimento constrói:

Carregando...
Q312794

Segundo Bobbio (2000), autores como Rousseu, Maquiavel e Bodin não classifi cam a ditadura como uma forma de governo corrompida; ela poderia ser justifi cada em momentos de excepcionalidade.
Contudo, Bobbio afi rma que o que distinguiria a ditadura de formas negativas de governo como a tirania e o despotismo seria sua natureza:

Carregando...
Q312785

Segundo Norberto Bobbio (2000), “Diante da variedade de formas de governo, há três posições possíveis: (A) todas as formas existentes são boas; (B) todas são más; (C) algumas são boas, outras são más”. Neste sentido, o autor argumenta que o cientista social e o escritor político buscam não apenas descrever as formas de governo, mas também aprová-las e desaprová-las, produzindo uma tipologia que classifi ca como:

Carregando...
Q312778

Segundo Weber, quando o exercício do poder é visto como legítimo trata-se de dominação, que ele classifi ca em três tipos.
Um deles é caracterizado pela confi ança na ordem, nas regras e na competência técnica dos que exercem a dominação. A esse tipo (puro) de dominação, o autor nomeia como:

Carregando...
Q312776

Em Casa-Grande e Senzala, Freyre (2005) discute como a casa grande reuniria ao redor do senhor de escravos todos aqueles que este considerava como seus bens: família, herdeiros, amantes, escravos, agregados, políticos, padres etc., incorporando todos à estrutura da propriedade, ao invés de separar e discriminar. Assim, Freyre apresenta a partir dessa metáfora um dos traços característicos da organização social e política do Brasil denominado:

Carregando...
Q351352

Em sua visão secularizada da sociedade e do poder político, Maquiavel propõe que

Carregando...
Q491124

A obra de Michel Foucault é marcada pela preocupação com a

questão do poder, de que são exemplos as categorias de poder

disciplinar e biopoder.


Levando em conta as informações da tabela, assinale a

alternativa que identifica corretamente as características

analíticas dessas duas categorias.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) C
  • 3) E
  • 4) Certo
  • 5) Errado
  • 6) E
  • 7) Certo
  • 8) B
  • 9) A
  • 10) E
  • 11) E
  • 12) A
  • 13) A
  • 14) A
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282