Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 32 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q776558

Considerando-se as características climáticas, a justificativa para a utilização de telhados mais inclinados nas habitações localizadas na zona tropical de clima úmido que telhados de habitações construídas em outras zonas climáticas e a

Carregando...
Q738034

A respeito de intervenções na cobertura de edificações em obras de conservação e restauração, julgue o item a seguir.

Faz parte do escopo do diagnóstico do estado de conservação do telhado inspecionar rincões para verificar a existência de entupimento das calhas.

Carregando...
Q745320

Ao proteger seus ocupantes das intempéries e modular as sensações de conforto ambiental, o edifício pode ser considerado uma “terceira pele” do usuário. Neste sentido, a envoltória apresenta-se como conjunto essencial para o bom desempenho qualitativo e eficiência energética da edificação. Entre os elementos que compõem a envoltória,

Carregando...
Q715556

Julgue o próximo item, a respeito de sistemas estruturais.

Um telhado tradicional com telhas-francesas de barro e estrutura de madeira apresenta uma hierarquia estrutural formada por tesouras (hierarquia 1), terças (hierarquia 2) e ripas (hierarquia 3); somente a vedação, formada pelas telhas-francesas, está excluída dessa classificação.

Carregando...
Q723871
Provas: FGV - 2018 - TJ-SC - Arquiteto
Disciplina: Arquitetura - Assuntos: Coberturas

As tesouras são muito utilizadas como solução de coberturas em construções. A figura abaixo apresenta uma dessas estruturas.

As partes A, B e C são, respectivamente:

Carregando...
Q737012

Em relação aos elementos escada e cobertura, julgue o item que se segue.

Em telhados de madeira, as tesouras absorvem as cargas provenientes da cobertura, sendo o pendural e a empena suas peças que trabalham a compressão.

Carregando...
Q737011

Em relação aos elementos escada e cobertura, julgue o item que se segue.

Em coberturas planas com telhado duas águas, as duas superfícies inclinadas podem ser unidas por uma linha central chamada de cumeeira ou distanciadas por uma elevação. No telhado três águas, as três tacaniças são unidas por linhas de espigões.

Carregando...
Q706097

A respeito de aplicações e características das estruturas de cobertura de edificações, julgue os itens seguintes.

A estrutura tipo Shed é recomendada para construções industriais, haja vista benefícios como boa iluminação, ventilação e facilidade para ampliação.

Carregando...
Q772156

Considere a planta de cobertura da guarita de uma empresa de construção civil a seguir:

O comprimento total de ripas, em metros, considerando 10% de perdas é

Carregando...
Q696589

O sistema de cobertura funciona como elemento primário de abrigo para os espaços internos de uma edificação. Sua forma e construção devem controlar o fluxo de água bem como a passagem de água, ar, calor e frio. Sistemas de cobertura com telhados inclinados podem ser projetados e construídos com estruturas de madeira, aço ou concreto armado. Quando utilizada a madeira como material da estrutura, os elementos e procedimentos construtivos devem seguir padrões predeterminados e soluções adequadas às solicitações de carga e de projeto. A respeito do assunto de coberturas inclinadas e estruturas, em caibros ou travessas de madeira, considere as seguintes afirmativas: 1- A inclinação pequena da cobertura será na proporção até 5:12. 2- Travessas ou caibros de coberturas são espaçados 12”, 16” ou 24” entre eixos, dependendo da carga da cobertura e dos vãos admissíveis para o material de cobertura. 3- A viga de amarração transversal deve ser aplicada aos caibros dentro do 1/2 superior da altura da cobertura. 4- A resistência ao empuxo lateral pode ser fornecida utilizando-se montantes contínuos até o telhado ou grandes painéis de parede conectados a paredes perpendiculares. Assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q679472

No que se refere a projetos de obras civis, inclusive os arquitetônicos e estruturais (concreto, aço e madeira), julgue o próximo item.

Será dispensável a apresentação de projeto específico para fins de impermeabilização nos casos em que os profissionais responsáveis forem comprovadamente competentes para estabelecer os locais da obra que deverão ser impermeabilizados.

Carregando...
Q738035

A respeito de intervenções na cobertura de edificações em obras de conservação e restauração, julgue o item a seguir.

O chapuz é um calço de madeira instalado sobre as terças e que serve de apoio para os caibros.

Carregando...
Q713450

A figura a seguir mostra a calha de coleta do sistema de águas pluviais, cuja área de contribuição é uma superfície inclinada.

Sabendo que a precipitação de projeto é de 150 mm/h, a vazão de dimensionamento da calha é de

Carregando...
Q753160

Para uma edificação com área de projeção horizontal de 80 m2, a vazão de projeto de águas pluviais para o dimensionamento das calhas junto à cobertura, em litros por minuto, é:

Carregando...
Q604813

A respeito de impermeabilização em obras da construção civil, julgue os itens a seguir.

I Nas coberturas, a camada impermeabilizante deve se estender verticalmente nos rodapés e, para uma impermeabilização eficaz, é suficiente que a extensão vertical tenha uma altura de 5 cm acima do piso acabado.

II A manta de butil é um tipo de solução que pode ser empregada para a impermeabilização de coberturas de concreto.

III Estruturas que serão impermeabilizadas com argamassa rígida devem ser preparadas de modo a ficarem perfeitamente lisas.

IV As juntas de retração térmica devem ser preenchidas com mastiques plásticos ou elásticos, principalmente nos encontros dos paramentos verticais, para evitar o puncionamento da impermeabilização.

Estão certos apenas os itens

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) Certo
  • 3) A
  • 4) Errado
  • 5) C
  • 6) Errado
  • 7) Certo
  • 8) Certo
  • 9) E
  • 10) C
  • 11) Errado
  • 12) Errado
  • 13) E
  • 14) D
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282