Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 7 de 7 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 7
Questões por página:
Q768807

Sobre o gênero Psilotum, pode-se afirmar que:

Carregando...
Q752712

"No estão reunidos os organismos cujas células já possuem núcleo individualizado por uma membrana e já chamados de eucariontes. São constituintes deste reino as amebas, paramecium e algas unicelulares."

A respeito das informações descritas acima, a alternativa correta que completa a lacuna em branco é:

Carregando...
Q752709

A Ordem Diptera inclui insetos como moscas e mosquitos. Logo, para que esses organismos possam ser classificados na mesma ordem, eles devem pertencer:

Carregando...
Q746039

No que diz respeito aos níveis de diversidade, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.

( ) A diversidade filogenética considera que a diversidade é maior em uma comunidade na qual as espécies são filogeneticamente mais distintas.

( ) A diversidade funcional é a maneira com que a variação dos ecossistemas e das características das espécies influenciam no funcionamento das comunidades.

( ) Segundo a diversidade orgânica, possuir a mesma história evolutiva faz com que cada espécie apresente características únicas, não compartilhadas com outros seres.

( ) A diversidade genética é gerada, principalmente, pela seleção natural, recombinação e mutações genéticas.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Carregando...
Q746058

Existem códigos internacionais que regulam a nomenclatura dos organismos vivos e fósseis, e permitem a estabilidade das denominações científicas. O Código Internacional de Nomenclatura Botânica ‒ CINB ‒, por exemplo, é um documento composto por princípios, regras e recomendações. Considerando o CINB, atente para o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) São princípios do CINB que a nomenclatura botânica seja independente da zoológica e que cada táxon tenha apenas um nome válido.

( ) São princípios do CINB que a aplicação de nomes seja determinada por tipos nomenclaturais e que a nomenclatura seja baseada na prioridade de publicação.

( ) São regras do CINB que os nomes dos táxons sejam latinos independente da sua origem e que as regras são retroativas, salvo indicação contraria.

( ) São regras do CINB que o nome científico seja um binômio e que gênero e espécie não tenham terminações fixas.

( ) São recomendações do CINB que o nome da espécie deve ser acompanhado do nome do autor e que os nomes de autores podem ser abreviados de acordo com normas específicas.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q746060

Estima-se que atualmente existem entre 5 e 50 milhões de tipos de animais, plantas e microorganismos no planeta Terra. Essa estimativa é discrepante, pois apenas pouco menos de 2 milhões foram registradas formalmente como espécie.

Considerando a taxonomia dos seres vivos, assinale a opção que preenche correta e respectivamente as lacunas do seguinte enunciado:

“Para classificar um ser vivo são necessárias três etapas fundamentais: 1) ________ , que consiste em reconhecer um táxon como igual ou semelhante a outro, normalmente utilizando ilustrações, fotografias e/ou descrições; 2) ________ , que consiste em empregar corretamente os nomes dos táxons obedecendo a um conjunto de regras e recomendações; e 3) ________ , que consiste em ordenar os táxons dentro de um sistema de classificação enquadrando-a num determinado gênero, que faz parte de uma família, que pertence a uma determinada classe e assim por diante".

Carregando...
Q611215

A Taxonomia é o ramo da Biologia que lida com a descrição, a identificação e a classificação dos organismos vivos, individualmente ou em grupo. Atualmente, os seres vivos são subdivididos em cinco Reinos: o Animália ou Metazhoa, o Planta ou Metaphyta, o Fungi, o Monera e o Protista ou Protoctista. Considerando essas informações, observe as figuras a seguir:

Da esquerda para a direita, os seres vivos representados nas figuras pertencem aos reinos

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) A
  • 3) B
  • 4) C
  • 5) A
  • 6) D
  • 7) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282