Adotada no serviço público estadual, é uma comunicação emitida por titulares de órgãos públicos, entidade de classe ou agremiativa, destinada a prestar esclarecimento ao público e firmar posição da instituição acerca de determinado fato. Pode ser publicada ou não pelos meios de comunicação.
Essa definição é de um(a):
Leia o texto abaixo.
“Aditamento a ato enunciativo ou declaratório de uma situação anterior criada por lei. É utilizado, também, nos casos de retificação e atualização de dados funcionais, averbando abaixo dos textos ou no verso de decretos e portarias pessoais (nomeação, promoção, ascensão, recondução, remoção, reintegração, dispensa, disponibilidade, demissão, aposentadoria, readaptação e aproveitamento)”. Em relação ao proposto no enunciado e seu modelo de documento, assinale a alternativa correta.
Sobre o oficio circular, assinale a alternativa incorreta:
Na redação oficial, a comunicação interna ou externa, emitida por um agente público e enviada a vários destinatários, com a finalidade de cientificar sobre assuntos oficiais como as decisões tomadas, a publicação de decretos, as leis e os editais, dentre outros, e que implica responsabilidade do destinatário quanto ao desconhecimento do seu conteúdo, é denominada
Atos Ordinários, são aqueles que visam disciplinar o funcionamento da Administração e a conduta funcional de seus agentes. São considerados Atos Ordinários:
Em relação à Circular, é correto afirmar que se trata de
Documento oficial destinado a funcionários de um setor, remetido pelo chefe do departamento com o objetivo de transmitir normas, ordens, avisos, pedidos, ou seja, de delimitar comportamentos e homogeneizar condutas de um grupo de pessoas:
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação da modalidade com
o seu respectivo conceito, conforme descrito por Martins e Zilbergnop (2010).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Ao redigir uma Circular, todas as partes são obrigatórias, ou seja, devem constar do corpo do documento, exceto uma, que é opcional. Assinale- a.
Na correspondência oficial e empresarial, o Auxiliar Administrativo de Secretaria deve ficar atento ao uso adequado de cada um dos modelos de documentos. Marque C (CERTA) ou E (ERRADA) para as afirmações que se referem à CIRCULAR.
( ) É um modelo de correspondência considerado multidirecional.
( ) É um modelo de documento utilizado, também, para descrever reuniões e encontros.
( ) Não tem caráter oficial e, desse modo, não deve ser assinada.
( ) Como padrão, no cabeçalho é obrigatório constar todos os destinatários.
Assinale a alternativa correta.
Instrução: as questões a seguir referem-se à redação de correspondência oficial.
A circular é