Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 51 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q765277

Homem, 57 anos, obeso, diabético tipo II, submetido à angioplastia coronária com implante de stent há 2 anos, comparece em consulta de rotina com pressão arterial de 170 x 100 mmHg. A medida é repetida e confirmada e coincide com medidas residenciais do paciente. Está assintomático, o exame físico é normal e os exames laboratoriais mostram a função renal normal. A análise do exame de urina indica a presença de proteinúria +/4+.

A conduta correta em relação ao tratamento da hipertensão arterial é prescrever

Carregando...
Q760625

A reabilitação cardíaca tem como objetivo possibilitar aos pacientes com sintomas e (ou) afecções cardíacas o retorno às respectivas atividades de vida diária por meio de exercícios e mudanças no comportamento médico, físico e psicossocial, visando principalmente a modificar os fatores de risco. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q637060

Nos pacientes com Prolapso da Válvula Mitral o aparelho mitral (valvas e cordoalhas) é acometido por um processo chamado degeneração mixomatosa, onde a estrutura protéica do colágeno, o tecido que compõe as valvas, leva ao espessamento, alargamento e redundância dos folhetos e cordoalhas. Quando o ventrículo se contrai, os folhetos redundantes projetam-se (prolapsam) para o:

Carregando...
Q668065

Existem três tipos principais de derrames pleurais. O chamado hemotórax é o ajuntamento de sangue no espaço interpleural. O piotórax trata-se de pus localizado no mesmo espaço e hidrotórax, água. Marque a alternativa que contém o correto objetivo fisioterapêutico dentro do quadro supracitado.

Carregando...
Q731824

Os critérios de Duke modificados, para o diagnóstico de endocardite infecciosa, levam em conta a presença de hemoculturas positivas para microrganismos consistentes com esse diagnóstico, dentre os quais NÃO se inclui

Carregando...
Q726863

Considere os traçados parciais de ECG abaixo, pertencentes a 3 diferentes pacientes.

Os achados destes pacientes são: hipocalemia, uso de digoxina e episódios de flutter atrial. Estes traçados pertencem, respectivamente, aos pacientes

Carregando...
Q726875

Em pacientes com hipertensão pulmonar, a pressão capilar pulmonar em cateterismo cardíaco direito estará aumentada (considerando-se tratar-se de verdadeiro positivo) na presença de

Carregando...
Q726867

Alguns achados de propedêutica cardíaca de importância no diagnóstico diferencial nas obstruções ao fluxo de saída do ventrículo esquerdo, como estenose aórtica e cardiomiopatia hipertrófica obstrutiva, são representados na tabela abaixo:

Onde A, B, C e D são, respectivamente

Carregando...
Q718522

Um homem de quarenta anos de idade, 90 kg, 1,60 m de altura, foi admitido na UTI com quadro de insuficiência respiratória aguda (IRpA). A radiografia de tórax evidenciou consolidação alveolar bilateral. Houve necessidade de intubação orotraqueal e ventilação mecânica invasiva (VMI). Os parâmetros de ventilação mecânica no momento eram: modo assistido/controlado, volume corrente de 540 mL, PEEP de 5 cmH 2O, frequência respiratória de 12 irpm, FiO2 de 50%, pico de pressão de 45 cmH2O e pressão de platô de 35 cmH2O. A gasometria arterial mostrou pH = 7,25; PaCO2 = 65 mmHg; PaO2 = 50 mmHg; HCO3 = 35 mEq/L e SaO2 = 85%.

Considerando esse caso clínico, julgue o próximo item.

A pressão de distensão inspiratória (driving-pressure – DP) adotada no caso clínico está adequada, portanto, relativamente à DP, não há risco de morte para o paciente.

Carregando...
Q726866

Testes cardíacos de estresse não são indicados, ou são raramente apropriados, em pacientes

Carregando...
Q726860

Um homem de 56 anos portador de hipertensão leve em tratamento procura o pronto-socorro com queixa de forte dor precordial, sem irradiação, de intensidade progressiva há 8 horas. Está ansioso, T = 37 ºC, pálido, sudoreico, com pulso rítmico = 88 bat/min, PA = 134 × 84 mmHg, ausculta pulmonar e cardíaca normais. O ECG é mostrado abaixo:

O local não dispõe de serviço de hemodinâmica. São colhidos exames laboratoriais. A conduta inicial mais adequada é

Carregando...
Q695003

De acordo com a Diretriz Brasileira de Cardiopatia Grave da Sociedade Brasileira de Cardiologia, sabe-se que:

Carregando...
Q726865

Nos estudos de sensibilidade de detecção de isquemia com teste ergométrico, ecocardiografia sob estresse e cintilografia miocárdica a representação gráfica comparando o produto frequência/pressão com o tempo de teste, a disfunção regional miocárdica visível no ecocardiograma surge

Carregando...
Q726858

Insuficiência cardíaca é uma síndrome clínica complexa caraterizada por sinais e sintomas característicos. Os critérios clínicos modificados de Framingham, uma forma prática de abordar o diagnóstico, são divididos em 2 grupos: major e minor, sendo considerado critério minor:

Carregando...
Q731825

Considere o ECG abaixo.

A imagem indica mais provavelmente a presença de

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) B
  • 3) B
  • 4) C
  • 5) A
  • 6) C
  • 7) B
  • 8) D
  • 9) Errado
  • 10) A
  • 11) E
  • 12) B
  • 13) E
  • 14) A
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282