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Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


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Q734544

O documento firmado por servidor em razão do cargo que ocupa, ou função que exerce, declarando um fato existente, mas que não consta em livros, papéis ou documentos em poder da Administração é denominado:

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Q678747

A forma "Vossa Magnificência" é empregada, por força da tradição, em comunicações dirigidas a

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Q715498

Conforme o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, as comunicações oficiais devem possuir os seguintes elementos: I. Pessoalidade. II. Formalidade. III. Linguagem culta. IV. Clareza.

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Q676323

Quanto à modalidade de comunicação ofício, assinale a alternativa correta.

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Q675104

De que se trata ato administrativo expedido por autoridade pública por meio do qual instruções são dadas para a execução de um serviço, uma lei, regulamento, nomeação, demissão ou medida disciplinar?

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Q711799

Julgue o seguinte item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.

Informamos à Vossa Senhoria que vosso pedido está sobre análise da Comissão de Controle e Finanças.

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Q722311

No que diz respeito à correspondência empresarial e oficial, ao conhecimento de organização, à redação, à elaboração de parecer técnico, à elaboração de relatórios e registros, à organização de um arquivo, às técnicas e aos métodos de arquivamento, aos modelos de arquivos e tipos de pastas e ao arquivamento de registros informatizados, julgue o item a seguir.

Na elaboração de um parecer técnico, o primeiro capítulo consiste em relatório, em que são tratados os argumentos técnicos para viabilidade ou não de uma proposta.

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Q680482

Atenção: Para responder à questão, considere o ato normativo abaixo reproduzido, cujas partes são identificadas por algarismos romanos, para fins de análise.

As partes II e III correspondem, respectivamente,

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Q711617

Julgue o item subsequente, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.

É com grande satisfação que vimos agradecer a prestimosa colaboração de V. Sa. e dos funcionários do CRM-PR, que com exímia competência e diligência, foram peças fundamentais para a realização e o sucesso da IV Conferência Nacional de Ética Médica. Nos colocamos a disposição dessa Regional para outras parcerias que oportunamente sejam necessárias.

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Q687189

Considere a situação hipotética descrita abaixo:

Ao se dirigir, respectivamente, ao Reitor, ao Juiz de Direito e ao Gerente do Banco, os vocativos indicados de acordo com o cargo e função de cada um correspondem corretamente à alternativa:

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Q678607

Considerando a definição apresentada, julgue o próximo item, relativo à redação oficial.

O trecho a seguir está em conformidade com o padrão culto da língua portuguesa, sendo, por isso, adequado para compor uma redação oficial.

No momento que o infrator se apresenta ou é recapturado em 10 dias, é desclassificado para o art. 187 do CPM, a deserção especial prevista no art. 190 do mesmo diploma legal,

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Q738893

Leia as proposições sobre a linguagem usada nos documentos oficiais de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República e,em seguida, responda ao que se pede.

I- A redação oficial se caracteriza pela obrigatoriedade do uso do padrão culto da língua. É importante saber que existe, sim, uma preferência pelo uso de determinadas expressões ou ainda uma certa obediência por uma tradição no emprego de algumas formas sintáticas, mas isso não implica que se consagre a utilização de uma forma de linguagem burocrática que dificulte a compreensão.

II- A uniformidade nos documentos oficiais não deve, obrigatoriamente, ser obedecida. Muitas vezes é necessário adaptar a linguagem a cada situação apresentada para que haja melhor entendimento.

III- Ao produzir um texto oficial, torna-se necessário deixá-lo impessoal, ou seja, deve-se eliminar qualquer impressão pessoal. A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade.

IV- Texto conciso é aquele que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Para isso, é importante que se tenha conhecimento sobre o assunto, assim como também, tempo para revisar o texto depois de pronto.

Está CORRETO o que se afirma apenas em

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Q722310

No que diz respeito à correspondência empresarial e oficial, ao conhecimento de organização, à redação, à elaboração de parecer técnico, à elaboração de relatórios e registros, à organização de um arquivo, às técnicas e aos métodos de arquivamento, aos modelos de arquivos e tipos de pastas e ao arquivamento de registros informatizados, julgue o item a seguir.

Na comunicação oficial por meio de ofício, não é necessário incluir o endereço da pessoa a quem é dirigida a comunicação, junto do nome e do seu cargo.

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Q753877

De acordo com o Manual de Redação da Presidência, redação oficial caracteriza-se:

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Q666253

Quanto ao preenchimento correto do endereço externo de uma carta, deve-se sempre:

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GABARITO:

  • 16) B
  • 17) B
  • 18) B
  • 19) A
  • 20) D
  • 21) Errado
  • 22) Errado
  • 23) A
  • 24) Errado
  • 25) B
  • 26) Errado
  • 27) A
  • 28) Errado
  • 29) D
  • 30) D
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