Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 385 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q789018

Sobre a linguagem da redação oficial recomendada pelo Manual de Redação da Presidência da República, analise as proposições abaixo, colocando V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A impessoalidade é uma característica que deve ser dada aos assuntos nas comunicações oficiais, entretanto, devem ser
estimuladas as impressões individuais de quem as comunica.

( ) A clareza, que diz respeito à compreensão imediata do texto pelo leitor, é prejudicada pela ambiguidade e é conferida ao texto mediante fatores como uso do padrão culto da língua, padronização e concisão.

( ) Por seguir parâmetros ditados pelo Manual de Redação, o texto oficial dispensa uma releitura do texto redigido.

( ) Impessoalidade discursiva, linguagem clara e objetiva são essenciais para que a administração pública aja sem prejudicar ou privilegiar ninguém.

( ) Para atingir a clareza, além de cumprir as demais características da Redação oficial, é necessário revisar o texto.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETAde preenchimento dos parênteses.

Carregando...
Q777199

A redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Nas opções abaixo são apresentadas algumas características fundamentais do texto oficial, EXCETO:

Carregando...
Q776948

Observe o corpo do texto de um aviso oficial:

Senhor Ministro, Convida-se V. Excia. a participar da sessão de abertura do Primeiro Seminário Regional sobre Economia de Energia, a ser realizado em 5 de março próximo, às 9 horas, no auditório da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, localizada aqui pertinho, no Setor de Áreas Isoladas Sul, nesta capital. O Seminário mencionado inclui-se nas atividades do Programa Nacional das Comissões Internas de Conservação de Energia em

Órgãos Públicos, instituído pelo Decreto nº 99.656, de 26 de outubro de 1990, que procura, juntamente com outras iniciativas, racionalizar a utilização de aparelhos elétricos, lâmpadas etc. nos prédios públicos.

A única característica da redação oficial que é respeitada neste documento é:

Carregando...
Q761660

Julgue o item. O termo concisão pode ser conceituado como a união íntima das partes de um todo. Assim, o texto conciso é aquele em que as palavras, as orações, os períodos e os parágrafos estão interligados e coerentemente dispostos.

Carregando...
Q777192

O Manual de Redação Oficial da Presidência da República estabelece que a redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos. Dos relacionados a seguir, é um atributo da redação oficial:

Carregando...
Q769163

A Redação Oficial caracteriza-se pela maneira como o Poder Público redige atos normativos e comunicações.

A seu respeito é INCORRETO afirmar que

Carregando...
Q759757

Podemos considerar que a correspondência é toda e qualquer forma de comunicação escrita. Quanto a sua classificação no ambiente organizacional, que afirmação podemos considerar?

Carregando...
Q666254

Na redação dos atos normativos, o preenchimento da data está correto em:

Carregando...
Q680482

Atenção: Para responder à questão, considere o ato normativo abaixo reproduzido, cujas partes são identificadas por algarismos romanos, para fins de análise.

As partes II e III correspondem, respectivamente,

Carregando...
Q711617

Julgue o item subsequente, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.

É com grande satisfação que vimos agradecer a prestimosa colaboração de V. Sa. e dos funcionários do CRM-PR, que com exímia competência e diligência, foram peças fundamentais para a realização e o sucesso da IV Conferência Nacional de Ética Médica. Nos colocamos a disposição dessa Regional para outras parcerias que oportunamente sejam necessárias.

Carregando...
Q703171

Em uma redação oficial, são características que demonstram a concisão do texto, exceto:

Carregando...
Q751315

Medeiros e Hernandes (2010), na parte que trata sobre a comunicação escrita e oral, definem que a mensagem eletrônica (e-mail) é como outra qualquer mensagem escrita, que requer os mesmos cuidados de clareza, simplicidade, coerência, coesão entre as ideias, precisão. Os mencionados autores definem diversas recomendações de como escrever um texto para veiculá-lo por e-mail, dentre essas recomendações destacamos as que seguem: I. Relativamente à redação do texto, alguns cuidados são elementares, como: evitar construir uma mensagem literária; escrever com clareza, apresentando as ideias em ordem direta; usar poucos adjetivos e advérbios. Ideias são transmitidas por substantivos. II. Relativamente à estrutura, o texto deve ter um vocativo (saudação inicial), a mensagem propriamente dita, uma despedida respeitosa e assinatura (nome do remetente) III. Relativamente à digitação do texto, utilize bastante o destaque das palavras, com o uso de letras maiúsculas, itálico, sublinhar ou negrito. É recomendável o uso de frases longas (de mais 15 palavras), e de orações coordenadas, para causar boa impressão no destinatário. Quais estão corretas?

Carregando...
Q665650

A ordem escrita de uma autoridade judicial ou administrativa com a finalidade de que se pratique determinado ato ou para o cumprimento de um despacho é um tipo de documento oficial denominado:

Carregando...
Q711799

Julgue o seguinte item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.

Informamos à Vossa Senhoria que vosso pedido está sobre análise da Comissão de Controle e Finanças.

Carregando...
Q750463

Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) D
  • 3) B
  • 4) Errado
  • 5) C
  • 6) A
  • 7) A
  • 8) D
  • 9) A
  • 10) Errado
  • 11) A
  • 12) B
  • 13) B
  • 14) Errado
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282