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Em uma empresa, as solicitações e incidentes de TI são reportadas pelos usuários diretamente para os funcionários do departamento de TI, geralmente para um conhecido do usuário ou a quem ele tenha reportado anteriormente. O chamado de um mesmo tipo pode ser tratado por diferentes áreas de suporte do departamento. Os incidentes ou pedidos do usuário nem sempre são registrados e quando o são não sofrem investigação e diagnóstico. Eles acabam sendo tratados de forma descentralizada e sem um roteiro padrão a ser seguido, tanto no registro quanto no atendimento das solicitações, o que retarda a solução.

Tendo como referência inicial essa situação hipotética, julgue o item a seguir.

Para melhorar a relação entre o usuário e a TI, é correto implantar o processo gerenciar relacionamentos do COBIT 5, que visa centralizar os atendimentos às áreas clientes.

Com relação ao COBIT 5, é correto afirmar que o domínio

Julgue o item a seguir, a respeito de noções gerais sobre governança de TI e gerenciamento de serviços.

Para o COBIT 5 o planejamento, gerenciamento e aplicação da TI para atender às necessidades do negócio inclui tanto a demanda como o fornecimento de serviços de TI pelas unidades internas como por fornecedores externos. É o mesmo entendimento que a ISO 38500, com exceção, nesta última, na qual ficam exclusos do âmbito do uso da TI serviços tais como o fornecimento de software como serviço.

Julgue o próximo item, relativos à governança de TI, à NBR ISO/IEC 38500:2009, ao COBIT 5 e ao DevOps.

No COBIT 5, é preferível o domínio construir, adquirir e implementar ao domínio alinhar, planejar e organizar para o gerenciamento dos processos relacionados à gerência de programas e projetos e à gerência de definição de requisitos, pois naquele primeiro domínio têm prioridade os processos afetos ao planejamento e ao entendimento dos objetivos do negócio.

Sobre padrões de mercado para o fornecimento de serviços de tecnologia da informação, analise as afirmativas as seguir.

I. O modelo do COBIT 5 pressupõe que governança e gestão são disciplinas que compreendem diferentes tipos de atividades, exigem modelos organizacionais diferenciadas e servem a propósitos diferentes.

II. O ITIL v3 sugere o outsourcing como estratégia a ser aplicada quando uma organização não possuir todas as habilidades necessárias para desenvolver e prover um serviço de TI.

III. O PMBOK descreve normas, métodos, processos e práticas para o gerenciamento de projetos com ciclo de vida previsível, sendo, desaconselhável para projetos com ciclo de vida adaptativo.

Está correto o que se afirma em

Considerando o que prescreve o Cobit 5, há uma distinção entre governança e gestão.

Na área de operação e serviços de TI, a diferença entre governança e gestão reside no fato de que é preciso que a primeira

O Princípio do COBIT 5, versão português, que explica como o framework alinha-se com outros padrões e modelos, permitindo, assim, que a organização use o COBIT 5 como o principal modelo para governança e gestão é:

Quanto aos conceitos básicos de COBIT 5 (Control objectives for information and related technology), julgue o item subsequente.

Assegurar a otimização dos recursos é um dos processos do subdomínio Alinhar, Planejar e Organizar do domínio Gerenciamento.

Existem quatro domínios inter-relacionais do COBIT 4.1. Assinale a alternativa que indica o domínio que trata geralmente da questão de gerenciamento “A performance de TI é mensurada para detectar problemas antes que seja muito tarde?”.

Em termos de governança, gestão e controle, o CobiT 5 cobre todo o conjunto de atividades de TI, concentrando-se mais em “o que” deve ser atingido do que em “como” atingir. Assim, o Cobit pode ser utilizado em uma organização

A arquitetura comum composta por processos de negócios, informações, dados, aplicação e tecnologia para realizar de forma eficaz e eficiente as estratégias de negócio e de TI de uma organização é definida no COBIT 5 no processo Gerenciar

A segurança da informação visa garantir confidencialidade, integridade e disponibilidade dos ativos, além de manter o impacto e a ocorrência de incidentes de segurança da informação nos níveis exigidos pela organização.

A partir dessas informações, é correto afirmar que o gerenciamento da segurança da informação é tratado

Julgue o próximo item, relativo aos princípios e fundamentos de COBIT 5.

A cascata de objetivos tem por finalidade desdobrar os objetivos de TI em objetivos corporativos.

No COBIT 5, quando a implementação de um processo definido

permite o alcance dos objetivos, o processo atinge o nível

de capacidade

A cascata de objetivos da organização, segundo o COBIT 5, tem como principal função:

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