Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 199 questões.

Salvar em Meus Filtros Limpar filtro
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q760140

Assinale a alternativa correta acerca da legislação de proteção dos direitos das pessoas soropositivas.

Carregando...
Q760155

Diante do que prevê a Lei de Regulamentação da Profissão, Lei nº 8.662/1993, o Código de Ética do(a) Assistente Social de 1993 e as atuais diretrizes curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), a concepção que se tem a respeito do Serviço Social e a respectiva atuação profissional é que o Serviço Social

Carregando...
Q667461

NÃO se constitui como um princípio fundamental do código de ética do assistente social.

Carregando...
Q702661

Como profissão inscrita na divisão do trabalho, o serviço social surge como parte de um movimento social mais amplo, de bases confessionais, articulado à necessidade de formação doutrinária e social, para uma presença mais ativa da Igreja Católica, no início da década de 1930. Para a Igreja, a questão social era concebida como

Carregando...
Q684117

No campo da teoria crítica, o mundo moderno desenvolveu, basicamente, quatro grandes modalidades de participação que têm coexistido e se combinado em diferentes contextos e circunstâncias histórico-sociais. São elas

Carregando...
Q741905

De acordo com a Lei nº 8.662/1993, que dispõe sobre a Regulamentação da profissão de assistente social, é de competência do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), na qualidade de órgão normativo de grau superior

Carregando...
Q689319

Considerando o texto 3, a prática profissional do assistente social é redimensionada e ressignificada, a partir da exigência de novos papéis que o aproximam, cada vez mais:

Carregando...
Q689302

Ao ser apresentada à rotina do Serviço Social em seu primeiro dia de trabalho, Renata observou que deverá utilizar uma farta documentação para a consecução de suas atividades.

Dentre esses documentos, aquele que deverá ficar sob a guarda do Serviço Social, sendo acessível somente aos assistentes sociais, é o(a):

Carregando...
Q710943

Referente a conceituação sobre ética profissional, considere:

I. A ética profissional deve ser compreendida de maneira restrita como deontologia profissional, ou seja, ciência do dever ou estudo do dever.

II. A ética profissional pressupõe entender aspectos de sua particularidade no que se refere à ética enquanto práxis social na relação com a práxis humana.

III. Referida às profissões, a ética é a reflexão sobre a moralidade profissional.

Está correto o que se afirma em

Carregando...
Q710950

Os objetivos planejados e construídos no plano político e intelectual só podem ser expressos se o Assistente Social conhecer a realidade social sobre a qual a sua intervenção vai se desenvolver. Esse processo pode ser definido como

Carregando...
Q713132

No Código de Ética do Assistente Social, de 1993, o exercício do Serviço Social, sem ser discriminado/a nem discriminar por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, idade e condição física, configura

Carregando...
Q682887

Após apresentação de projeto de intervenção profissional do assistente social, um profissional identificou que havia, no projeto, filiação à teoria dialético-crítica. Além disso, destacou o questionário aplicado aos usuários e apontou que o projeto estava incompleto por não indicar mecanismos de controle social de seu trabalho.

Com relação à situação hipotética precedente e aos múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item seguinte.

A fim de fortalecer o potencial de transformação do projeto de intervenção profissional, o assistente social deve analisar como as demandas apresentadas se relacionam com os movimentos mais amplos da sociedade.

Carregando...
Q682902

Julgue o item a seguir, referentes aos direitos de cidadania e à questão social e suas formas de enfrentamento.

A superação da injustiça social se dá de forma eficiente somente com a junção de dois fatores: a garantia dos direitos previstos na legislação social vigente e o crescimento econômico do país.

Carregando...
Q682899

No que se refere a planejamento e avaliação de planos, programas e projetos, julgue o próximo item.

O planejamento estratégico garante a priorização dos interesses coletivos em relação aos institucionais, devido à participação horizontal de diferentes grupos de interesses em todas as suas fases.

Carregando...
Q720764

2018_07_25_5b58c1c2c8513.PNG

Tendo o fragmento de texto anteriormente apresentado como referência inicial, julgue o item subsequente.

O assistente social deve estar atento aos diferentes movimentos da realidade, captando a maneira como esses acontecimentos impactam a vida cotidiana das pessoas, para dar sentido a sua prática profissional.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 5) E
  • 9) E
  • 13) Errado
  • 2) B
  • 6) C
  • 10) C
  • 14) Errado
  • 3) C
  • 7) C
  • 11) B
  • 15) Certo
  • 4) C
  • 8) C
  • 12) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889