O estudo sistemático da burocracia, desenvolvido por Max Weber, delimitou o que seria o tipo ideal de burocracia. Weber apresentou uma forma idealizada em que apenas transpareciam as virtudes do sistema, e não previu nem isolou as consequências imprevistas da burocracia. Essas características imprevistas foram denominadas de ‘disfunções da burocracia’, que ocorrem quando:
Em tema de poderes administrativos, o vínculo que coordena e subordina uns aos outros os órgãos da Administração Pública, graduando a autoridade de cada um, decorre do chamado pela doutrina de poder:
Administrar é alcançar resultados por meio de pessoas, aplicando o chamado processo básico da Administração. Mas para que se tenha o poder de administrar e mobilizar os recursos organizacionais é fundamental a existência de outro tipo de recurso que assegure ao administrador capacidade de decidir e mobilizar funcionários. Este atributo especial é conhecido como:
Este princípio possui duas formas, a primeira objetiva a atuação coletiva, voltada tão somente a uma finalidade
pública; a segunda observa que os atos administrativos não devem ser atribuídos ao agente público que o está
praticando, mas, sim, à Administração Pública; ambas atuam na efetivação precisa do interesse público. Tratase
do princípio da
Que estilo de governo surgiu para enfrentar a crise fiscal do Estado na segunda metade do século XX e traz como princípios a racionalidade administrativa, o planejamento, o orçamento, a descentralização e o controle de resultados, sendo imbuído de servir o cidadão?
No que se refere aos Princípios da Administração Pública, analise as afirmações a seguir: I - O princípio da legalidade determina que o Auxiliar em Administração que exerce suas atividades no Instituto Federal do Piauí deverá agir em conformidade com a lei; quer dizer, se a lei não proíbe ele pode fazer. II - O princípio da pessoalidade determina que o Auxiliar em Administração que exerce suas atividades no Instituto Federal do Piauí deve pautar suas ações orientadas para o interesse público, em detrimento de interesses particulares. III - O princípio da moralidade determina que o Auxiliar em Administração que exerce suas atividades no Instituto Federal do Piauí, diante de alternativas possíveis, escolha aquela que represente o interesse público. IV - O princípio da efi ciência determina que o Auxiliar em Administração que exerce suas atividades no Instituto Federal do Piauí consuma adequadamente os insumos utilizados em determinado processo. Estão CORRETAS as afirmativas:
Correlacione as colunas a seguir e, ao final, assinale a
opção que contenha a sequência correta para a coluna II.
Com relação ao modelo weberiano de burocracia, pode-se afirmar que:
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna a seguir.____________________, lógica gerencial que dá forma à dominação racional-legal, apoiase em competências oficiais, ordenadas por leis ou regulamentos administrativos que são instituídos por autoridades.
Acerca das teorias de administração, julgue os itens a seguir.
Em consonância com o posicionamento de Max Weber, a teoria de administração clássica valoriza a burocracia e preza pela eficiência e pelo atendimento humanizado às demandas do cidadão.
Constitui característica do modelo de Administração pública burocrática:
Considerando as diversas escolas e teorias da administração, julgue
os itens que se seguem.
A teoria da burocracia, proposta por Max Weber, sustentada
pelo tripé racionalidade, impessoalidade e profissionalismo,
tem como principais objetivos a eficiência, a eficácia e a
efetividade dos processos organizacionais.
Os três modelos de gestão pública na história do Brasil são: Patrimonialista, Burocrático e Gerencial. Sobre
o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A Burocrática apresenta especificidades como a não separação entre o que é público e privado e
divisão do trabalho.
( ) A Gerencial preconiza que o governo deve normatizar processos e predominar a vontade unipessoal
do dirigente.
( ) A Patrimonialista caracteriza-se pela separação entre propriedade e administração e cargos públicos
ocupados por meritocracia.
( ) A Gerencial fundamenta-se pela eficiência, qualidade do serviço público e empreendedorismo.
Assinale sequência correta.
Julgue os itens seguintes, referentes à evolução dos modelos de administração pública.
Comparativamente a outros modelos, as desvantagens do modelo burocrático incluem a sua rigidez, que pode levar à ineficiência do aparelho administrativo.
Julgue os itens seguintes, referentes à evolução dos modelos de administração pública.
O modelo burocrático foi adotado por diversos países em substituição ao modelo patrimonialista de administração pública, no qual o patrimônio público não se distinguia do privado.