Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 47 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q787708

Considerando a política externa brasileira no período conhecido como República Velha, julgue (C ou E) o item a seguir.

O torpedeamento de navios brasileiros por submarinos alemães levou o Congresso brasileiro a reconhecer o estado de guerra iniciado pelo Império alemão e a estabelecer represálias. O esforço bélico brasileiro incluiu o envio de oficiais aviadores para integrar o Grupo da Real Força Aérea britânica, da missão de médicos-cirurgiões à França e de uma Divisão Naval de Operações de Guerra (DNOG) à costa africana.

Carregando...
Q751512

Assinale a alternativa que representa uma das competências do Ato Institucional nº 5, instituído no Brasil em 1968.

Carregando...
Q704155

Entre 1894 e 1945 ocorreram mudanças que modernizaram as estruturas sociais, econômicas e políticas do Brasil. A respeito desse período histórico, julgue os itens seguintes.

Durante o governo de Prudente de Moraes, a aliança entre as elites políticas estaduais e o republicanismo jacobino viabilizou a instituição da política dos governadores.

Carregando...
Q745609

Essa imagem foi impressa em cartilha escolar durante a vigência do Estado Novo com o intuito de

Carregando...
Q645911

Sobre o cangaço: I- O Cangaço pode ser dividido em três subgrupos: os que prestavam serviços caracterizados para os latifundiários; os "satisfatórios", expressão de poder dos grandes fazendeiros; e os cangaceiros independentes, com características de banditismo. II- Os cangaceiros conheciam bem a Caatinga, e por isso, era tão fácil fugir das autoridades. Estavam sempre preparados para enfrentar todo o tipo de situação. III- A revolução de 30 é o fim do cangaço como modo de vida IV-O cangaceiro, um deles, em especial Lampião, tornou-se personagem do imaginário nacional, ora caracterizado como uma espécie de Robin Hood, que roubava dos ricos para dar aos pobres, ora caracterizado como uma figura prérevolucionária, que questionava e subvertia a ordem social de sua época e região. São CORRETAS:

Carregando...
Q680506

O dia 15 de novembro de 1889 ocorreu um importante fato histórico no Brasil. Nesse dia ocorreu:

Carregando...
Q751511

A primeira República brasileira, que vai de 1989 a 1930, passou por várias convulsões sociais. Portanto, a Revolução Federalista foi resultado de um processo instável da política nos primeiros anos da República. Tendo em vista o longo período do confronto, a revolução terminou na gestão de qual Presidente brasileiro?

Carregando...
Q667030

No Brasil, apenas dois partidos participaram das eleições de dezembro 1945 concorrendo à Presidência da República. Esses partidos foram:

Carregando...
Q729462

“Com mais de duas décadas de existência, o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é a mais abrangente iniciativa de integração regional da América Latina, surgida no contexto da redemocratização e reaproximação dos países da região ao final da década de 80."

Saiba mais sobre o Mercosul. Disponível em: < http://www.mercosul.gov.br/saiba-mais-sobre-o-mercosul>. Acesso em: 09 abr. 2018.

Foram membros fundadores do bloco, integrando-o oficialmente até os dias atuais, os seguintes países:

Carregando...
Q702677

Como explica a professora Alômia Abrantes em seu texto 'Paraíba Masculina': honra e virilidade na Revolução de 1930", o baião Paraíba, composto por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, homenageia o estado ao fazer referência indireta a um conflito interno entre “coronéis" e o poder público estadual cujas consequências impactaram na política nacional em 1930. Os versos que fazem alusão ao conflito são: “Paraíba masculina, Muié macho sim sinhô"; “Eita pau pereira, que em Princesa já roncou"; “Eita Paraíba, Muié macho sim sinhô." A respeito do conflito aludido no baião Paraíba, assinale a alternativa que indica corretamente o nome dele e sua consequência para a política nacional da época.

Carregando...
Q675209

Matutos, caipiras, jecas: certamente era com esses olhos que, em 1950, os 10 milhões de citadinos viam os outros 41 milhões de brasileiros que moravam no campo, nos vilarejos e cidadezinhas de menos de 20 mil habitantes. Olhos, portanto, de gente moderna, “superior", que enxerga gente atrasada, “inferior". (MELLO, João Manuel Cardoso de; NOVAIS, Fernando A. Capitalismo Tardio e Sociabilidade Moderna. In.: SCHWARCZ, Lilia Moritz (org). História da vida privada no Brasil: contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 574)

O trecho revela a relação conturbada entre o campo e a cidade na modernidade brasileira.

Sobre isso, é CORRETO afirmar:

Carregando...
Q702676

“Esse estudo traz em sua essência a discussão sobre os fatos que ocorreram na Paraíba, durante o período da 'Primeira República'. Fatos estes que vieram a desencadear um conflito armado, dentro deste estado, entre dois tipos de poder: o 'poder privado' [representado, no conflito específico, pelo 'coronel' José Pereira Lima] e o 'poder instituído' [representado por João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque]. O primeiro, caracterizado pelo coronel, figura que constituía a base do sistema político da época; e, o segundo, concentrado nas mãos do chefe político estadual.

Fonte: JANUÁRIO, 2009. (Adaptado).

Assinale a alternativa que indica corretamente o nome do conflito aludido no texto acima.

Carregando...
Q738126

Com relação a patrimônio cultural e cidadania, julgue o item seguinte.

A relação entre patrimônio cultural e cidadania passou a ser uma preocupação constante nas políticas oficiais brasileiras a partir da promulgação da Constituição Federal de 1946.

Carregando...
Q787421

Diversamente de 1930, 1945 e 1955, em 1964 as Forças Armadas não entregaram o poder a um civil. A partir do golpe até 1985, a história republicana assistiria, pela primeira vez, a um longo desfile de presidentes militares, cuja eleição dava-se dentro do círculo do poder militar. Em suma, a sociedade civil não participava do processo.

Adriana Lopez e Carlos Guilherme Mota. História do Brasil: uma interpretação. São Paulo: SENAC, 2008, p. 806 (com adaptações)

Tendo o fragmento de texto apresentado como referência inicial, julgue (C ou E) o próximo item, acerca de fatos marcantes da segunda metade do século XX no Brasil.

Mesmo nos anos de relativa democracia, as práticas populistas e as relações autoritárias e violentas foram marcas constantes que retardaram tanto a assunção do conceito de cidadania quanto a prática desta no Brasil. A cidadania substantiva no Estado brasileiro só foi estabelecida a partir de 1985, com a eleição de Tancredo Neves.

Carregando...
Q738144

Julgue o item subsecutivo, referente à historiografia do século XIX.

A historiografia sobre a proclamação da República no Brasil é consensual em afirmar que a derrubada da monarquia portuguesa atendeu a fortes e generalizados apelos da população brasileira pela mudança do regime político.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Certo
  • 2) C
  • 3) Errado
  • 4) D
  • 5) A
  • 6) B
  • 7) B
  • 8) C
  • 9) A
  • 10) D
  • 11) C
  • 12) C
  • 13) Errado
  • 14) Errado
  • 15) Errado
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282