Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 113 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

A Floresta Nacional de Goitacazes — FLONA — é a maior floresta urbana do Espírito Santo e a terceira maior em extensão do Brasil. São 1,3 mil hectares de verde e animais silvestres. Quem mora em Linhares tem como vizinhos animais como pica—pau, veado, tamanduá, jacutinga, macaco-barbado, espécies de cobras (jiboia, boipeba, jararaca), entre outros. Também é possível encontrar árvores centenárias, como jequitibás, jacarandá e outras espécies remanescentes do processo de desmatamento.

(Adaptado de https://linhares.es.gov.br/fauna-e-flora/)

Considerando os respectivos ciclos de vida e de reprodução dos vegetais citados no texto, podemos dizer que neles a geração: 

Carregando...

Um experimento para demonstrar de forma lúdica a condução de substâncias pelo corpo da planta, utiliza uma flor branca (como o crisântemo), cujo caule é mergulhado em uma mistura de água e corante. Após algum tempo, as pétalas começam a ser tingidas pela cor do corante. O transporte de substâncias nos vegetais ocorre através de tecidos específicos. No caso de substâncias como sacarose e aminoácidos, esse transporte se dá através do(de):

Carregando...

Com problemas recorrentes para a manutenção da beleza do seu jardim, Leonel realizou uma compra considerável de plantas indicadas por um especialista, para tentar minimizar os gastos e manter por um tempo maior a beleza pretendida em sua chácara. As mudas compradas por ele quando analisadas, apresentavam raízes fasciculadas, folhas com nervuras paralelas e flores trímeras. Assinale a alternativa correta que apresenta a planta que possui essas características.

Carregando...

Em uma aula prática sobre o Reino Plantae, foram coletados pelo professor exemplares de cada um dos grandes grupos de plantas a serem estudados. O objetivo da aula consistia na identificação e reconhecimento de cada um dos 4 grupos, com base nos materiais práticos presentes na aula. A seguir estão os materiais empregados:

I. estróbilos femininos e masculinos;
II. filídios;
III. folhas com a presença de soros;
IV. flores hermafroditas.

Nesse contexto, assinale a alternativa em que se apresente correta e respectivamente, em relação aos materiais deixados pelo professor, os 4 grupos de plantas.

Carregando...

Uma maneira pela qual as angiospermas promovem a xenogamia é a dicogamia, uma condição na qual os estames e carpelos atingem a maturidade em tempos diferentes, embora ocorram juntos na mesma flor. Existem dois tipos de dicogamia: protandria e protoginia. Entende-se por protandria:

Carregando...

Em um famoso programa de decoração na televisão, um paisagista recomendou o uso de samambaias para os ambientes internos da casa e ciprestes para o jardim externo. As plantas recomendadas pelo paisagista são exemplos de vegetais classificados, respectivamente, como:

Carregando...

O fruto verdadeiro, biologicamente falando, é o que se origina do ovário da flor. Tendo em vista tal definição, é muito comum, no dito coloquial, o emprego de expressões errôneas quanto ao conceito biológico de fruta. Os pseudofrutos, por sua vez, são assim chamados por se originarem de outras partes da flor que não o ovário. Analise a origem de cada um dos exemplos listados nas alternativas a seguir e assinale a afirmativa correta quanto à classificação de fruto ou pseudofruto.

Carregando...

O Reino Plantae apresenta como representantes as briófitas, as pteridófitas, as gimnospermas e as angiospermas. Entre as alternativas a seguir, assinale o único representante destes grupos que não apresenta vasos condutores de seiva.

Carregando...

As gimnospermas e as angiospermas representam os grupos mais evoluídos de plantas. Quando consumimos o pinhão e a castanha-do-pará, biologicamente falando, estamos ingerindo sementes que apresentam um tecido de reserva do embrião, o endosperma. Respectivamente, sobre a origem de formação desse tecido de reserva ser igual entre o pinhão e a castanhado-pará e sobre as características celulares que o endosperma dessas plantas apresenta, assinale a alternativa correta.

Carregando...

Com relação a viveiros de plantas, sua organização e sua manutenção, julgue o item a seguir.

O raleio é um procedimento comum na organização de mudas em viveiros e consiste na troca de mudas de um local para outro, podendo ser feito entre canteiros ou dentro do próprio canteiro, para evitar possíveis competições entre as mudas, principalmente com relação à luminosidade.

Carregando...

A respeito do levantamento botânico e de suas implicações para a composição de espécies de plantas de uma área, julgue o item subsequente.

O método do caminhamento, comumente utilizado em levantamentos botânicos para a descoberta de novas espécies de plantas, contribui para o aumento da eficiência amostral em florística.

Carregando...

Leia as afirmativas a seguir: I. As paredes das células parenquimáticas têm áreas mais adelgaçadas, que constituem as pontuações. As pontuações das paredes primárias são denominadas Campos Primários de Pontuação. II. As paredes celulares do parênquima (primárias) são compostas de celulose, hemicelulose e substâncias pécticas. III. Nos vegetais, existem dois tipos principais de meristemas, os apicais e os laterais. IV. Nas plantas adultas, após as divisões das células meristemáticas para formar tecidos jovens, estas subsequentemente aumentam de tamanho, sendo estes dois processos os responsáveis pelo crescimento de regiões particulares da raiz, caule e folhas. Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...

Um botânico do século XIX coletou uma planta e a depositou em uma coleção (herbário). Com o passar dos anos, o hábitat natural dessa planta foi destruído e ela se tornou extinta na natureza, restando apenas o exemplar de herbário desse botânico. No ano de 2018, outro botânico, ao estudar o material que tinha sido coletado no século XIX, descobriu que a planta era uma espécie nova, a qual ele descreveu oficialmente como uma espécie nova extinta.

A respeito de aspectos normativos e técnicos relacionados à situação hipotética apresentada, julgue o item a seguir.

Trata-se de uma situação que jamais poderia ocorrer, pois o estado de preservação de plantas de herbários dificilmente permite que estas perdurem por décadas.

Carregando...

As angiospermas têm sido organizadas em sistemas de classificação variados. No último século, destacam-se os sistemas de classificação filogenéticos e, mais recentemente, baseados em dados do genoma. As monocotiledôneas constituem um grupo de plantas reconhecido desde o século XVIII e ainda considerado como um grupo consistente no APG (Angiosperm Phylogeny Group). As seguintes características estão presentes em todos os representantes das monocotiledôneas:

Carregando...

Em relação ao grupo de plantas Monilófitas, genericamente conhecidas como avencas e samambaias, é correto afirmar que elas apresentam:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) B
  • 3) E
  • 4) C
  • 5) B
  • 6) D
  • 7) C
  • 8) A
  • 9) B
  • 10) Errado
  • 11) Certo
  • 12) E
  • 13) Errado
  • 14) C
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282