Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 253 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Em relação ao tratamento dos resíduos gerados no consultório odontológico,

Carregando...

Em relação aos resíduos biológicos e/ou infectantes e resíduos químicos, gerados no consultório odontológico,

Carregando...

Segundo a ANVISA, os produtos utilizados na higienização das mãos têm ações distintas.

I. Sabonetes líquidos removem a microbiota transitória da pele e esse nível de descontaminação é suficiente para a maioria das atividades práticas nos serviços de saúde.

II. Soluções alcoólicas com concentrações entre 60 a 80% são mais efetivas e as de concentrações mais altas são menos potentes, pois as proteínas não se desnaturam com facilidade na ausência de água.

III. Soluções a base de clorexidina apresentam modificação da atividade antimicrobiana na presença de matéria orgânica e têm efeito residual nulo.

Está correto o que se afirma em

Carregando...

A representação por meio de símbolos das classes de resíduos, por ser de fácil reconhecimento, tem por objetivo a segurança dos trabalhadores.
Imagem 007.jpg

O símbolo acima identifica

Carregando...

Em 1953, Watson e Crick descobriram a hélice dupla do ácido desoxirribonucléico, o que possibilitou a incorporação no genoma de uma espécie de genes de outra espécie, sem o concurso da reprodução sexual, originando os organismos denominados transgênicos, o que mais tarde redundou em regramento normativo no Brasil. Nesse viés, é INCORRETO asseverar:

Carregando...

Na assistência de enfermagem ao paciente com diagnóstico recém-confirmado de tuberculose pulmonar ativa, em razão do risco de contágio, é recomendada a utilização de medida de precaução

Carregando...

Acerca da engenharia genética e de sua relação com o ambiente, assinale a opção correta.

Carregando...

As normas de biossegurança têm por objetivo principal proteger o trabalhador e o profissional de saúde. Ações de precaução de contato devem ser instituídas em situação de

Carregando...

A hepatite é uma inflamação do fígado causada por agentes químicos, físicos ou biológicos. Os vírus estão entre os diversos agentes biológicos envolvidos na etiologia da hepatite. Os cirurgiões-dentistas estão, pela natureza de seu trabalho, constantemente expondo esses agentes virais e sendo expostos a eles, incluindo o da hepatite B.

Como a prevenção contra a hepatite B pode ser otimizada entre os profissionais da odontologia?

Carregando...

Um dos grandes problemas ecológicos na atualidade é o lançamento ao ambiente de produtos químicos perigosos de forma inadequada, resultando tanto em risco ao ambiente quanto em risco à saúde pública. As propriedades que conferem periculosidade aos resíduos químicos apresentam quatro parâmetros definidos por lei: inflamabilidade, toxicidade, corrosividade e reatividade.

Considerando tais parâmetros, o gerenciamento de resíduos químicos inclui

I. manuseio dos produtos químicos voláteis em fluxos laminares.

II. redução de resíduos gerados, por meio do planejamento na aquisição de produtos químicos.

III. descarte de resíduos químicos perigosos em aterros industriais ou por Incineração.

IV. acondicionamento correto do produto desde a rotulagem dos frascos de reagentes até a sua estocagem e manipulação.

V. desativação dos resíduos químicos por diluição em água, tomando o cuidado ao manusear ácidos fortes que devem receber quantidades crescentes de água para sua total desativação.

Estão de acordo com os padrões de gerenciamento de resíduos químicos apenas os itens

Carregando...

O gerenciamento dos resíduos produzidos como resultado do atendimento odontológico tem sido muito discutido, face às exigências mercadológicas e legais atuais que impõem o exercício profissional sustentável. A forma de lidar com os resíduos depende do seu grau de periculosidade e, nesse aspecto, a percepção do cirurgião-dentista definirá o correto manejo dos mesmos (reciclagem, descarte ou tratamento). Uma pesquisa sobre a geração de resíduos odontológicos no município de Caxias do Sul (RS), no ano de 2000, apresentou a tabela abaixo em seus resultados.

Os dados da pesquisa apontaram que 18,6% dos resíduos considerados pelos cirurgiões-dentistas como infectantes eram, na realidade, comuns e sujeitos a reciclagem. E, ainda, que 6,2% dos resíduos considerados infectantes eram, entretanto, de alta periculosidade e considerados especiais. Diante desse quadro, que medidas a prefeitura desse município poderia propor para minimizaras custos e riscos no gerenciamento dos resíduos odontológicos no município?

Carregando...

De acordo com a Resolução RDC ANVISA nº 306/04 e a Resolução CONAMA nº 358/05, os Resíduos do Serviço de Saúde (RSS) são classificados em 5 grupos: A, B, C, D e E. O grupo B engloba as substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade. Esses resíduos merecem atenção especial em todas as suas fases de manejo (segregação, condicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e disposição final).

Fazem parte do grupo B:

I – resíduos de alginato;

II – resíduos de agentes cimentantes;

III – resíduos de amálgama;

IV – revelador e fixador radiográficos.

São corretos, apenas, os itens

Carregando...

Várias instituições de ensino e pesquisa utilizam animais para fins didáticos ou experimentais. A infecção de animais por microrganismos e vírus patogênicos, como modelo experimental, pode levar esses animais à morte.

Os animais mortos

I. deverão ser armazenados em sacos plásticos específicos autoclavados e/ou incinerados.

II. poderão ser utilizados na alimentação de outros animais porque, com a morte dos animais infectados, os microrganismos e vírus patogênicos também se tornam inviáveis.

III. deverão ser congelados a -20 ºC por um período de uma semana e depois desprezados no lixo comum. O congelamento inviabiliza os microrganismos e vírus.

Está correto o que se afirma em

Carregando...
GABARITO:

  • 241) C
  • 242) C
  • 243) B
  • 244) E
  • 245) C
  • 246) B
  • 247) C
  • 248) D
  • 249) A
  • 250) D
  • 251) B
  • 252) E
  • 253) A
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282