Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 76 a 90 de 94 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 76 a 90
Questões por página:
Q164348

As enzimas podem ser agrupadas em classe funcionais que realizam reações químicas similares. Algumas classes comuns de enzimas estão listadas abaixo:

I. Nucleases são as responsáveis por clivar ácidos nucleicos pela hidrólise das ligações entre nucleotídeos.

II. Fosfatases são as responsáveis por catalisar a remoção hidrolítica de grupos fosfatos de uma molécula.

III. Cinases são as responsáveis por catalisar o rearranjo das ligações de uma única molécula.

IV. Polimerases são as responsáveis por clivar as proteínas pela hidrólise das ligações entre os aminoácidos.

A relação entre as classes das enzimas e as reações catalisadas por elas estão corretas em:

Carregando...
Q164351

Analise as afirmativas abaixo sobre os processos celulares para obtenção de energia.

I. O principal processo de oxidação dos açúcares é a sequência de reações conhecida como glicólise; ela ocorre no citosol da célula e depende da presença de oxigênio molecular para produção final de ATP.

II. A formação das moléculas de CO2 ocorre durante ciclo do ácido cítrico, como produto final da oxidação completa da molécula de acetil-CoA.

III. Os átomos de oxigênio necessários para produzir a molécula de CO2 , a partir da oxidação completa da molécula de actil-CoA durante o ciclo do ácido cítrico, são obtidos da quebra do oxigênio molecular.

IV. O oxigênio molecular é o aceptor final dos íons de H+ , formando as moléculas de água durante a fosforização oxidativa.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Carregando...
Q30911

A respeito de microrganismos, julgue os itens a seguir.

Os microrganismos heterotróficos obtêm ATP por meio de respiração aeróbica ou anaeróbica e fotossíntese.

Carregando...
Q34266

Os componentes característicos da parede celular de uma bactéria Gram-negativa estão todos representados na seguinte opção:

Carregando...
Q40244

Parte do metabolismo energético executado pela maioria das células
eucarióticas ocorre através do ciclo de Krebs ou ciclo do ácido
cítrico. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O ciclo de Krebs ocorre na matriz das mitocôndrias das células eucarióticas.

Carregando...
Q40266

Parte do metabolismo energético executado pela maioria das células
eucarióticas ocorre através do ciclo de Krebs ou ciclo do ácido
cítrico. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O ciclo de Krebs inicia-se quando a acetil-coenzima A transfere seu grupo acetila de dois carbonos para o oxaloacetato de quatro carbonos, formando, assim, um composto de seis carbonos denominado citrato.

Carregando...
Q34258

Em relação às técnicas bioquímicas de diagnóstico, é incorreto afirmar:

Carregando...
Q644990

A triagem neonatal, também conhecida como o "Teste do Pezinho", foi incorporada ao SUS (Portaria GM/ MS n. º 22) como uma legislação que determina a obrigatoriedade do teste em todos os recém-nascidos vivos e inclui a avaliação para fenilcetonúria. Um recém-nato submetido a esse teste, realizado por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência acoplada à Espectrometria de Massas em Sequência (LC-MS/MS) apresentou um resultado em que as concentrações de fenilalanina estão acima da taxa de normalidade. Esse resultado indica

Carregando...
Q644657

Os lipídios constituem um grupo de moléculas insolúveis em água e são transportados no plasma na forma de lipoproteínas. Essas são classificadas de acordo com o tamanho e a densidade em quilomícrons, lipoproteínas de densidade muito baixa (VLDL), lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e lipoproteínas de densidade alta (HDL). Em relação às lipoproteínas, avalie as afirmativas que seguem.

I. Os quilomícrons liberados pela mucosa intestinal são convertidos diretamente em VLDL no plasma sanguíneo.

II. As lipoproteínas são constituídas por um núcleo de lipídios neutros envolvido por uma camada antipática de apolipoproteínas, fosfolipídios e colesterol livre.

III. A função das apolipoproteínas é fornecer sítios de reconhecimento para receptores nas superfícies celulares e serem ativadoras ou inibidoras de enzimas envolvidas no metabolismo de lipoproteínas.

IV. A LDL tem alta concentração de colesterol e esteres de colesterol, liga-se na superfície da membrana celular através do reconhecimento da apoproteína B-100.

V. O colesterol captado da LDL pelas células age aumentando a síntese de colesterol e de receptores, sendo que o colesterol em excesso é convertido em éster de colesterol e armazenado.

Está correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q644992

Fenilcetonúria (FNC) é um erro inato do metabolismo, de herança autossômica recessiva, cujo defeito incide no metabolismo de aminoácido. Esta aminoacidopatia é uma doença grave que, se não for diagnosticada e tratada precocemente, leva a um profundo e progressivo atraso mental e psicomotor. Uma criança de 4 meses, do sexo masculino, filha de pais morenos e saudáveis, tinha cabelos amarelados, pele clara e extremamente seca. Deu entrada no setor de emergência pediátrica com quadro convulsivo sem etiologia definida. A mãe relata que o filho chora muito, fica constantemente irritado e vem apresentando uma urina de odor acentuado, semelhante a "cheiro de rato". Após exame clínico, ficou constatado que a criança apresentava retardamento mental. Exames laboratoriais de sangue revelaram que a dosagem sérica de fenilalanina era superior a 10 mg/ dL (valor normal: 1,2 mg/dL a 3,4 mg/dL) e que a urina apresentava forte cheiro cetônico e reagia com cloreto férrico adquirindo cor azul-esverdeada.

Com base nesse texto, é correto concluir que

Carregando...
Q651433

O que é quantificado pela medida da depuração plasmática de creatinina?

Carregando...
Q651239

As células são capazes de produzir substâncias que irão influenciar outra célula ou tecido no desempenho de uma função na dinâmica inflamatória e/ou imunológica. Isto é evidente nos casos de periodontite.

Sobre esse assunto, considere as afirmativas a seguir.

I – A IL-1 aumenta a permeabilidade vascular e participa de processos de reabsorção óssea.

II – A IL-8 ativa funções de atrair neutrófilos.

III – A IL-1 é uma metaloproteínase que ativa o sistema imunológico.

IV – A IL-8 é uma enzima que participa do processo de regeneração tecidual.

Estão corretas as afirmativas

Carregando...
Q651430

Um paciente portador de diabetes do tipo II, sob tratamento médico, realizou os exames laboratoriais periódicos de acompanhamento. Constatou-se uma glicemia de jejum no limite inferior da normalidade, mas os valores de glicose incorporada à hemoglobina (hemoglobina glicada) revelaram-se significativamente acima do percentual recomendado. Essas observações permitem concluir que

Carregando...
Q651428

Na gasometria arterial, além das medidas de pH e pressões parciais de gás carbônico e oxigênio, mede-se também a concentração plasmática do íon bicarbonato. O que se pode afirmar, corretamente, em relação a este eletrólito?

Carregando...
Q651238

As técnicas biomoleculares contribuíram para o desenvolvimento de exames laboratoriais capazes de detectar os microrganismos no sulco gengival, fornecendo diagnósticos mais precisos e identificando indivíduos de risco. A sonda de DNA, por exemplo, é um teste que permite o reconhecimento bacteriano através da identificação de sequências específicas dos ácidos nucleicos que compõem seu DNA. No desenho esquemático acima, qual seqüência corresponde aos oligonucleotídeos expressos à esquerda?

Carregando...
GABARITO:

  • 76) A
  • 77) B
  • 78) Errado
  • 79) C
  • 80) Certo
  • 81) Certo
  • 82) B
  • 83) A
  • 84) D
  • 85) E
  • 86) C
  • 87) A
  • 88) D
  • 89) B
  • 90) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282