Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 122 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Em relação à antiga classificação dos seres vivos em cinco reinos, proposta no final da década de 1960, um dos critérios utilizado para diferenciar os três reinos de organismos eucariotos e multicelulares era a (o):

Carregando...

A célula animal é composta por membranas externa e interna que a divide em compartimentos, fornecendo meios diferentes que facilitam as funções metabólicas específicas. Além disso, apresenta três tipos principais de junções intercelulares. Sobre estas junções, analise as afirmativas a seguir.

  1. Funciona como rebite unindo as células em camadas fortes.
  2. Necessárias para a comunicação entre células em vários tipos de tecidos.
  3. Estabelece uma barreira que previne a perda do líquido extracelular, através da camada de células epiteliais.
  4. Fornece canais citoplasmáticos de uma célula para outra célula adjacente.
  5. As membranas plasmáticas das células vizinhas estão firmemente pressionadas umas contra as outras por proteínas específicas.

Quais alternativas se referem às junções comunicantes?

Carregando...

O texto a seguir é referência para a questão.

O N amostral de cada grupo dos experimentos A e B é, respectivamente:

Carregando...

A bomba de Na+ /K+ -ATPase é fundamental para o funcionamento adequado das células animais. A cada ciclo de funcionamento, ela consome uma molécula de ATP, enquanto transporta 3 íons Na+ e 2 íons K+. Uma das consequências do seu funcionamento é a manutenção do equilíbrio osmótico das células. Assinale a alternativa cuja figura representa corretamente a variação do volume celular caso essa proteína transportadora tenha seu funcionamento bloqueado numa célula animal.

Carregando...

Maior vírus conhecido é revelado por microscópio eletrônico na França."

(Fonte: http://g1.globo.com - 11/10/2011)

A notócia acima traz um exemplo da importância que a microscopia eletrônica representa para os estudos e os avanços da ciência. Nesse contexto, uma bactéria ao ser visualizada por microscopia eletrônica, apresentaria uma das organelas abaixo. Assinale a alternativa correta.

Carregando...

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto abaixo. Na observação de cromossomos mitóticos de roedores e outros pequenos mamíferos, faz-se uso da colchicina (0,2%). Essa substância é aplicada no animal ____________ da dissecação do tecido-alvo, tendo como função ____________.

Carregando...

Que correlação pode ser estabelecida entre o funcionamento do intestino humano, a reprodução das leveduras e o desenvolvimento de um sapo? Em todos os casos, a divisão celular que acontecerá será a mitose. Essa divisão celular compreende uma série de etapas que foram sintetizadas abaixo. Correlacione as etapas da mitose com essas etapas e assinale a alternativa que apresenta a sequência de correlação correta, no sentido de cima para baixo.

Início da condensação dos cromossomos e da formação do fuso mitótico

Carregando...

Salada de alface temperada com sal e vinagre e o “murchamento” da alface, depois de um certo tempo: uma situação comum que serve para explicar um dos tipos de transporte que ocorrem nas membranas celulares dos seres vivos. Este experimento prático foi utilizado em uma aula de biologia, e a partir dele, o professor realizou uma série de questionamentos aos estudantes, que conforme descritos a seguir: “Qual é o tipo de transporte celular presente nesta situação? Qual é a relação de concentração entre o meio externo e os tecidos da alface? Como ocorre a atuação dos vacúolos presentes na alface?” De acordo com esses questionamentos, assinale a alternativa correta que responde, respectivamente, às perguntas realizadas pelo professor.

Carregando...

"Quase metade dos brasileiros tem muito medo de ter câncer. Mas, apesar da preocupação, 24% da população não faz exames preventivos. É o que diz a pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, que ouviu 1.500 pessoas em todo o país."

(Fonte: http://g1.globo.com 22/10/2017)

A reportagem acima traz uma importante informação sobre o câncer, doença esta que se caracteriza pela reprodução desordenada e descontrolada de novas células por um processo de divisão celular que ocorre nas células somáticas. A respeito do tipo de divisão celular que acontece com as células cancerígenas, assinale a alternativa correta.

Carregando...

A célula vegetal, típica de seres vivos fotossintetizantes apresenta características celulares básicas comuns às células animais. Mas também, se caracteriza por apresentar especificidades e características exclusivas. Sobre as células vegetais que constituem as angiospermas, todas as estruturas abaixo estarão presentes, exceto:

Carregando...

As células eucariontes são caracterizadas pela presença de núcleo delimitado por membrana e por diversas organelas membranosas, entre outras características.

A esse respeito, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) A compartimentalização celular favorece a separação do conteúdo interno à organela do conteúdo ao seu redor, impedindo a ocorrência de reações químicas indesejadas entre moléculas internas e externas a ela.

( ) Sistemas digestivos celulares, como lisossomos e vacúolos, dispensam a compartimentalização devido à especificidade das suas enzimas, que impedem a hidrólise de moléculas necessárias ao funcionamento celular.

( ) Moléculas muito grandes, que não conseguem atravessar a bicamada lipídica, precisam ser transportadas de um lado para outro da membrana plasmática por meio de vesículas que também apresentam constituição fosfolipídica.

( ) Organelas não membranosas, como os ribossomos, podem ser encontradas tanto em células procariontes quanto em células eucariontes, evidenciando uma semelhança no processo de síntese proteica em ambos os tipos de células.

Assinale a sequência correta.

Carregando...

As células podem ser imaginadas como pequenos seres vivos que se especializam e se diferenciam para a formação dos seres vivos. Como resultado dessa especialização, as células realizam diversas funções vitais como as que aparecem listadas a seguir:

Assinale a alternativa que substitua, correta e respectivamente, os números 1, 2, 3 e 4 da tabela.

Carregando...

Todos os seres vivos apresentam uma ou mais células, e, de acordo com as características da célula, uma série de critérios são estabelecidos, como forma de classificar e organizar evolutivamente as diferentes formas de vida conhecidas. A tabela abaixo apresenta as características celulares nos tipos celulares X e Y. Considere: (+) presença e (–) ausência.

Com base na análise da tabela, é correto afirmar que os tipos X e Y têm características celulares, respectivamente, de

Carregando...

Hoje uma doença bastante noticiada é a intolerância a lactose, caracterizada pela má absorção de lactose, em função da deficiência da produção da enzima lactase. Tendo em vista o papel crucial das enzimas nas reações metabólicas celulares, uma série de afirmações foram realizadas a respeito das enzimas. Analise-as.

I. Sofrem alterações estruturais após a reação que catalisam, já que durante o processo perdem aminoácidos.

II. A atuação enzimática sofre interferência de fatores como a temperatura e o pH, o que altera a sua funcionalidade.

III. A ligação da enzima com o seu substrato, apresenta elevada especificidade, sendo essa relação comparada ao sistema chave-fechadura.

IV. São altamente consumidas em reações exotérmicas e, mesmo assim, tal ação não impossibilita o equilíbrio químico.

V. Atuam aumentando a energia de ativação necessária para a sua atuação catalisadora.

Assinale

Carregando...

Como é denominada a organela que é a responsável pela respiração e produção da maior parte de energia celular?

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) B
  • 3) C
  • 4) E
  • 5) D
  • 6) D
  • 7) C
  • 8) B
  • 9) B
  • 10) E
  • 11) D
  • 12) C
  • 13) D
  • 14) E
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282