Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 15 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q731607

Considerando a motivação sob a ótica da teoria do reforço, quando um supervisor para de criticar ou reprimir um funcionário, uma vez que o comportamento incorreto tenha parado, ele está utilizando um instrumento de reforço denominado

Carregando...
Q726578

Considere o caso de uma mulher que parece ferozmente independente e agressiva em certas ocasiões e cálida, passiva e dependente em outras. Os teóricos psicanalíticos ou do traço poderiam considerar tal pessoa como basicamente agressiva, com uma fachada de passividade. Ou poderiam julgar a mulher essencialmente cálida, passiva e dependente com defesas agressivas. Skinner e muitos outros behavioristas defendem o ponto de vista de que o comportamento da mulher em qualquer ocasião depende de

Carregando...
Q522180

Com relação às diversas abordagens teóricas da psicologia

e à psicologia do desenvolvimento, julgue os itens seguintes.

De acordo com Skinner, os hábitos desenvolvidos pelo indivíduo estariam em conformidade com os resultados de experiências advindas da aprendizagem operante.

Carregando...
Q248384

Dora, com sete anos de idade, foi atendida por um pediatra que constatou que ela havia perdido peso, andava chorando facilmente e apresentava medo de se alimentar, razão por que a encaminhou para acompanhamento psicológico. Nas primeiras entrevistas realizadas pelo psicólogo, a mãe de Dora relatou que os sintomas constatados pelo pediatra haviam começado aproximadamente seis semanas antes, após um episódio de engasgo. A partir de então, Dora passou a mostrar-se ansiosa e a relatar medo de morrer. Além disso, Dora apresenta dificuldades em se separar da mãe quando chega à escola, reluta em ficar em casa quando a mãe não está presente, tem pesadelos recorrentemente e acorda com dores abdominais, chorando e dizendo que está com medo de que a mãe morra.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subsecutivos.

Em uma escuta psicanalítica, o profissional deverá focar a atenção nas vivências infantis de Dora e nas experiências transcorridas em sua relação com sua mãe.

Carregando...
Q287647

Acerca da psicologia da saúde e de suas contribuições no processo

saúde-doença, julgue os itens seguintes.

A aplicação de metodologias de pesquisa em psicologia

permite que sejam avaliados os indicadores e preditores das

condições de saúde-doença e que sejam planejadas

intervenções sistemáticas com objetivos específicos.

Carregando...
Q280950

“Embora Wilhelm Wundt seja considerado o fundador da psicologia, ele não foi o seu criador. A psicologia é o resultado de uma longa sequência de esforços criativos." (Duane Schultz & Schultz, 2006). De acordo com a história da psicologia, analise as afirmativas a seguir.

I. A contribuição de Wundt para a fundação da psicologia moderna deve-se tanto à única descoberta científica quanto à promoção vigorosa da experimentação sistemática realizada por ele.

II. Em relação à história da psicologia, não é correto afirmar que Wundt foi um agente poderoso do que já estava em andamento, um promotor talentoso do inevitável.

III. Pode-se afirmar que após o falecimento de Fechner, um dos colaboradores da história da psicologia, seus papéis foram doados a Wundt, que proferiu palavras honrosas em sua memória durante o funeral.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Carregando...
Q232400
Provas: CESPE - 2014 - DPF - Psicólogo
Disciplina: Psicologia - Assuntos: Behaviorismo

A respeito da avaliação psicológica em concursos públicos, julgue os itens a seguir, de acordo com as disposições do Decreto n.º 6.944/2009.

Na avaliação psicológica, empregam-se procedimentos empíricos, com vistas a avaliar o perfil do candidato frente às atribuições do cargo.

Carregando...
Q202389

A respeito das diversas abordagens teóricas em psicologia, julgue os próximos itens.

No que tange à cognição, Skinner propõe que a eficácia de um pensamento produtivo, sendo este um comportamento encoberto, depende da compreensão das relações existentes nos elementos que compõem este problema. Desse modo, o indivíduo será capaz de solucionar novos impasses e desafios.

Carregando...
Q178808

Com base nas contribuições de Skinner e na teoria comportamental,
julgue os próximos itens.

O comportamento encoberto pode ser classificado em verbal e não verbal.

Carregando...
Q178815

Em relação às atividades do psicólogo no âmbito jurídico, julgue os
itens que se seguem, com base na legislação pertinente.

Em casos de perícias de processos penais, o estudo do delito é secundário, sendo o individuo que cometeu o delito o foco principal.

Carregando...
Q625628

Segundo a abordagem de desenvolvimento infantil de Jean Piaget, é correto afirmar que:

Carregando...
Q49065

Segundo B. F. Skinner, existem vários subprodutos derivados do controle exercido pelo grupo e pelas agências sociais. O campo da psicoterapia engloba alguns desses subprodutos que incapacitam o indivíduo ou que são perigosos para ele ou seu grupo social. Considerando as contribuições deste autor, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q67982

Segundo Skinner, em seu pensamento behaviorista, o comportamento humano pode ser explicado a partir da observação e da experimentação sistemática. Com seu conjunto de princípios, estruturou diversos termos específicos. Assinale a alternativa que apresenta o termo correspondente a seguinte definição: "é capaz de fortalecer uma reação quando esta remove algum estímulo aversivo".

Carregando...
Q167697

As emoções e os afetos cumprem pelo menos quatro funções, que são:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) C
  • 3) Certo
  • 4) Certo
  • 5) Errado
  • 6) Certo
  • 7) C
  • 8) Errado
  • 9) Errado
  • 10) Certo
  • 11) Certo
  • 12) B
  • 13) B
  • 14) C
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282