Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 25 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q751310

Com base em Kaspary (2007), analise as seguintes assertivas relativas ao ofício: I. Dentre as partes de um ofício, está o timbre, também conhecido como cabeçalho. II. O vocativo é parte do ofício que corresponde ao tratamento e ao cargo ou à função do destinatário. III. O assunto é a parte que corresponde ao resumo do assunto principal do ofício. Raramente aparece em ofícios rotineiros. Justifica-se mais sua presença quando o documento é muito extenso. Quais estão corretas?

Carregando...
Q736355

Ato administrativo destinado a estabelecer providências de ordem administrativa e de definição de situação funcional:

Carregando...
Q682235

Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas, a única diferença entre eles é que:

Carregando...
Q738884

Leia as proposições sobre o Ofício o Aviso e o Memorando, e coloque (v) para as verdadeiras e (f) para as falsas ( ) Avisos são expedidos exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia. ( ) Avisos e Ofícios são modalidades de comunicação oficial perfeitamente idênticas, sem diferença quanto à sua expedição. ( ) Avisos e Memorandos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e também com particulares. ( ) Memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de diferentes órgãos, situadas em níveis hierarquicamente diferentes. Está CORRETO o que se afirma em

Carregando...
Q763690

Suponhamos que o reitor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) deseje dirigir-se ao reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) para fazer uma solicitação. Segundo o Manual de Redação da Presidência da República (2002), que modalidade de comunicação oficial deve ser usada para esse pedido?

Carregando...
Q632584

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, assinale a alternativa CORRETA.

Carregando...
Q638958

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, marque as assertivas como VERDADEIRAS V ou FALSAS F:

( ) O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente.

( ) O aviso e ofício têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

( ) O ofício, quanto a sua forma, segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.

( ) O ofício, a carta e o memorando são os três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma. Com o objetivo de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, denominada padrão ofício.

( ) O uso do termo digníssimo (DD) foi abolido das comunicações oficiais para uma série de autoridades. Justifica-se que a dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q623079

Um Ministro de Estado que deseja convidar outro Ministro para uma mesa de abertura de um seminário se utiliza do seguinte documento:

Carregando...
Q699929

O Ministro do Planejamento deseja encaminhar uma correspondência para os seus pares, relatando algumas mudanças no ministério. De acordo com as regras do Manual de Redação da Presidência da República, podemos afirmar que a autoridade emitiu um:

Carregando...
Q599577

Em relação ao ofício, é CORRETO dizer que

Carregando...
Q623147

Leia as proposições a seguir sobre OFÍCIO e AVISO.

I- O ofício tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e também com particulares.

II- Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas.

III- Quanto a sua forma, aviso e ofício seguem o modelo do padrão ofício, com acréscimo do vocativo, que invoca o destinatário, seguido de vírgula.

Está (ão) CORRETA(s)

Carregando...
Q455947

Em relação à conceituação, à finalidade e aos aspectos estruturais e linguísticos das correspondências oficiais, assinale a opção correta.

Carregando...
Q774713

Sendo o ofício um meio de comunicação interno e externo em uma organização, é correto afirmar que a redação desse documento exige uma linguagem

Carregando...
Q449969

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da

República, julgue os seguintes itens.

Tanto o ofício como o memorando devem apresentar o cargo e o endereço da pessoa a quem é dirigida a comunicação.

Carregando...
Q273631



Com base no documento hipotético acima, julgue os itens seguintes.

Nesse ofício, deveriam constar do cabeçalho ou do rodapé

informações acerca do remetente, tais como nome do órgão ou

setor; endereço postal; telefone; e endereço de correio

eletrônico.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) B
  • 3) B
  • 4) B
  • 5) C
  • 6) B
  • 7) A
  • 8) E
  • 9) A
  • 10) E
  • 11) A
  • 12) D
  • 13) B
  • 14) Errado
  • 15) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282