Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 84 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Em relação aos indicadores Educacionais, analise as afirmativas a seguir.

  1. Os indicadores são compostos por parâmetros quantitativos e qualitativos que auxiliam no acompanhamento de determinada atividade, apontando se os objetivos estão sendo atingidos ou se há necessidade de intervenção.
  2. Indicadores qualitativos podem ser expressos em quantidades e percentuais. Resultantes de apurações, contabilizações e estatísticas, são apresentados em valores objetivos ou absolutos, referentes a fatos e empíricos da realidade social em uma pesquisa ou em um processo de avaliação.
  3. Os indicadores educacionais atribuem valor estatístico à qualidade do ensino, atendo-se não somente ao desempenho dos alunos mas também ao contexto econômico e social em que as escolas estão inseridas.

Está correto apenas o que se afirma em:

Carregando...

Quem é o pensador da Filosofia da Educação que, em seus estudos, classificou a escola e seu modelo de tratamento do indivíduo, assim como a prisão, em um espaço especializado na produção de seres humanos que se aproxima muito do modelo das fábricas, ao que denominou "instituições disciplinares"?

Carregando...

Aquino (1996) faz uma abordagem sobre a questão da indisciplina e da educação atual. O autor indica, em seu texto, que “o processo educacional depende da articulação destes dois âmbitos institucionais que não se justapõem. Antes, são duas dimensões que, na melhor das hipóteses, complementam-se, articulam-se” (p. 46). As instituições referenciadas pelo autor são:

Carregando...

O texto “Ética, (in)disciplina e relação professor-aluno", de Nelson Pedro-Silva (2010), apresenta aos educadores “soluções que podem ser postas em prática com o fito de equacionar o problema da indisciplina e, em decorrência, o da 'colocação' de disciplina." (p. 61). Das soluções apresentadas pelo autor, abaixo listadas, qual a INCORRETA:

Carregando...

Em termos de avaliação institucional as Diretrizes Nacionais orientam:

Carregando...

Dentre as várias definições apresentadas por Terezinha Rios para o termo “qualidade”, destaca-se o por ela atribuído ao educador Cortella, para quem

Carregando...

A avaliação pode ser caracterizada como uma forma de ajuizamento da qualidade do objeto a ser avaliado, fator que implica uma tomada de posição a respeito do mesmo, para aceitá-lo ou transformá-lo. Sobre a avaliação, é correto afirmar:

Carregando...

Em se tratando dos fundamentos político-pedagógicos do currículo relacionado ao PROEJA, assinale a alternativa incorreta.

Carregando...

Dentre os princípios nos quais deve estar baseado o ensino, encontra-se o da garantia de padrão de qualidade. Quanto a esse princípio é correto afirmar que:

Carregando...

A partir do final dos anos 1980, repercutindo um movimento existente, especialmente nos Estados Unidos da América e em alguns países da Europa, a educação básica brasileira passa a ser objeto de avaliações externas, inicialmente apresentadas como necessárias para o monitoramento do desempenho de seus estudantes em provas padronizadas. As experiências iniciais de avaliações externas, até mesmo fora do Brasil, foram justificadas como necessárias para se poder monitorar o funcionamento de redes de ensino e fornecer aos seus gestores subsídios para a formulação de políticas educacionais com focos mais bem definidos em termos dos resultados que, por sua vez, decorreriam das aprendizagens dos alunos."

Fonte: ALAVARSE; BRAVO E MACHADO; 2013.

Sobre as avaliações externas e indicadores educacionais existentes no contexto brasileiro, não se pode afirmar:

Carregando...

A Escola Municipal Aristóteles acaba de receber o resultado do IDEB 2017: 5,1.

Sobre esse indicador, é correto afirmar que se refere:

Carregando...

Com relação ao processo de avaliação, conta nos Indicadores de Qualidade na Educação Infantil que:

1.As observações e os registros devem ser contextualizados, isto é, tomando as crianças concretas, em suas histórias de vida, seus ambientes sociais e culturais e co-construtoras de um processo dinâmico e complexo de desenvolvimento pessoal e social.

2.Variados devem ser os registros, tais como a escrita, a gravação de falas, diálogos, fotografias, vídeos, os trabalhos das crianças etc.

3.As professoras anotam, por exemplo, o que observam, as impressões e ideias que têm sobre acontecimentos; descrevem o envolvimento das crianças nas atividades, as iniciativas, as interações entre as crianças etc. E usam esses registros para refletir e tirar conclusões, visando aperfeiçoar a prática pedagógica.

4.As crianças não devem ser envolvidas na avaliação das atividades, pois essa é uma demanda exclusiva das professoras.

5.O objetivo da avaliação é melhorar a forma de mediação do professor para que o processo de aprendizagem alcance níveis sempre mais elevados.

6.A avaliação será sempre da criança em relação às outras crianças.

7.A avaliação ocorre permanentemente e sempre de maneira formal com comprovação, atribuição de conceitos e atitudes que sinalizem punição e correção dos comportamentos indevidos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Carregando...

No passado, o cuidado e a educação das crianças eram exclusivamente tarefas da família. Posteriormente, as crianças passaram a ser vistas como “pequenos adultos" e tinham que trabalhar logo cedo, quando alcançavam certo grau de independência. Já, nos dias atuais:

Carregando...

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). E, acerca da Prova Brasil é adequado afirmar que:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) B
  • 3) B
  • 4) C
  • 5) C
  • 6) C
  • 7) D
  • 8) E
  • 9) E
  • 10) B
  • 11) D
  • 12) B
  • 13) D
  • 14) C
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282