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A legislação brasileira reconhece a gestão de documentos de arquivo como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elemento de prova e informação. Acerca da arquivologia, julgue os itens que se seguem.

Nos arquivos correntes e intermediários dos documentos de arquivo indicados na tabela de temporalidade, os prazos de guarda são estabelecidos em anos ou, quando não é possível definir com exatidão o tempo, por uma ação (por exemplo "até a prestação de contas").

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Examine as funções abaixo:

I - Garantir a preservação de documentos e informações importantes.
II - Otimizar o processo de busca por informações
III - Evitar acúmulo desnecessário de dados digitais ou em papel.
IV – Organizar dados e informações de forma eficiente.

A alternativa que traz, de forma CORRETA e COMPLETA, todas as funções pertinentes a um programa de arquivologia é:

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Relacione corretamente as colunas 1 e 2 abaixo:

Coluna 1

  1. Arquivo
  2. Arquivamento
  3. Arranjo
  4. Avaliação
  5. Destinação

Coluna 2 Descrição

(  ) Sequência de operações que visam à guarda ordenada de documentos nos seus devidos lugares, em equipamentos que lhes forem próprios.
(  ) Decisão, com base na avaliação, quanto ao encaminhamento de  documentos para guarda permanente, descarte ou eliminação.
(  ) Conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades.
(  ) Processo de análise de documentos de arquivo que estabelece os prazos de guarda e a destinação de acordo com os valores que lhes são atribuídos.
(  ) Processo que consiste em colocar ou distribuir os documentos numa sequência alfabética, numérica ou alfanumérica, de acordo com o método adotado.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

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Com base na legislação e nos princípios da arquivologia, julgue o item  

Documentos oficiais de órgãos públicos podem ser eliminados após a microfilmagem, desde que não sejam de guarda permanente ou de valor histórico e haja previsão na tabela de temporalidade do órgão.

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A etapa na gestão de documentos em que é tomada a decisão por seu arquivamento ou por sua eliminação é a

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Julgue o item , relativo às noções de arquivologia. Para as massas documentais acumuladas, o instrumento de avaliação utilizado é a tabela de temporalidade.

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Conhecer e aplicar a Tabela de Temporalidade de Documentos é importante na gestão de documentos. Em relação aos prazos de guarda dos documentos, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

“Os boletins administrativos, de pessoal e de serviço devem ser guardados por ____. As obrigações trabalhistas e estatutárias devem ser guardadas por _____. Documentos relativos a sindicatos, acordos e dissídios devem ser guardados por _____.”

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O Código de Classificação de Documentos e a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos Arquivísticos são adotados pelas instituições como modelos para a gestão dos documentos que representam a rotina das atividades institucionais.

Em relação a esses instrumentos, observa-se que a(o)

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O pós-modernismo é tratado como um fenômeno intelectual que já abrange diversas áreas do saber. Analisando neste âmbito o panorama contemporâneo da avaliação arquivística, encontre a alternativa que diverge dos conceitos atuais discutidos nesse sentido:

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Como se constitui uma comissão de avaliação e destinação e qual a sua tarefa?

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Ao definir procedimentos para o desenvolvimento de atividades de protocolo para a Administração Pública Federal, a Portaria Interministerial MJ/MP Nº 1.677, de 7 de Outubro de 2015, trata da “juntada", que é a união de processo(s) a processo ou de documento(s) avulso(s) a processo, realizada por anexação ou apensação.

Em relação a esse procedimento, assinale a alternativa INCORRETA.



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A avaliação constitui-se em atividade essencial do ciclo de vida documental arquivístico, na medida em que define

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Conforme estabelecido no Decreto nº 4.073, de 3 de janeiro de 2002, em cada órgão e entidade da Administração Pública federal será constituída uma comissão que terá a responsabilidade de orientar e realizar o processo de análise, avaliação e seleção da documentação produzida e acumulada no seu âmbito de atuação, tendo em vista a identificação dos documentos para a guarda permanente e a eliminação dos destituídos de valor. Essa comissão recebe o nome de Comissão Permanente de:

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Em relação ao diagnóstico e à avaliação documental, assinale a afirmativa correta.

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Assinale a alterantiva correta.

 

 

 

 

 

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GABARITO:

  • 1) Certo
  • 2) D
  • 3) C
  • 4) Certo
  • 5) B
  • 6) Errado
  • 7) C
  • 8) E
  • 9) E
  • 10) C
  • 11) A
  • 12) D
  • 13) A
  • 14) B
  • 15) C
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