Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 31 a 45 de 475 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 31 a 45
Questões por página:
Q648341

Sacks destaca que L'Épée foi, provavelmente, o primeiro ouvinte a aprender os sinais, sendo ele quem desenvolveu o método para ensinar os surdos a ler associando os sinais a:

Carregando...
Q660376

Desde que nascem as crianças estão inseridas num mundo onde a matemática faz parte de situações cotidianas. São estas vivências que auxiliarão a criança a compreender e utilizar estes conceitos. Analise as assertivas:

I- Ao trabalhar conceitos matemáticos o professor pode e deve utilizar-se de jogos, brincadeiras, materiais concretos que auxiliem a criança a compreender como os conceitos matemáticos constituem as experiências vividas da criança.

II- O processo de aquisição dos conceitos matemáticos pode iniciar por brincadeiras coletivas que desenvolvam a aquisição do conceito de número e numeral, problematização de cálculos simples e complexos. Após a introdução destes conceitos deve-se voltar à exploração do cálculo e registro individualizado, razão essencial do conhecimento historicamente acumulado.

III- De forma lúdica a criança relaciona os conhecimentos do seu cotidiano, suas experiências e vivências e aquilo que aprende na escola. Ao interagir e relacionar estas experiências ela compreende e se apropria dos conhecimentos matemáticos abordados pelo professor.

IV- Os conceitos matemáticos podem ser inicialmente abordados ludicamente, mas até os cinco anos devem migrar para conceitos de cálculo abstrato, considerando que nesta idade a criança já possui a capacidade de compreendê-los e consolidá-los mentalmente.

Assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:

Carregando...
Q660547

De acordo com o livro O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, qual estudioso é considerado o pai da Escola Ativa?

Carregando...
Q661982

O processamento no ato da tradução e interpretação possui várias categorias complexas em que o profissional intérprete está envolvido. De acordo com Quadros (2004), o modelo de interpretação interativo é um processo no qual o intérprete deve:

Carregando...
Q661970

Sobre a educação de surdos pode-se compreender que, historicamente, as concepções desenvolvidas se fundamentaram em três abordagens diferentes, que são:

Carregando...
Q661968

Sobre a Lingua Brasileira de Sinais (Libras) é correto afirmar que:

Carregando...
Q671195

A psicologia da educação tem um papel respeitável no que se trata de aprimoramento de professores e profissionais da educação. Além disso, auxilia na busca de:

Carregando...
Q686012

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, relativo a avaliação.

A avaliação formativa inclui a autoavaliação dos estudantes.

Carregando...
Q686062

Uma boa seleção de conteúdos de ensino deve atender alguns critérios. O conteúdo atende o critério de validade quando:

Carregando...
Q674663

Com relação à avaliação externa ou sistêmica, analise as seguintes afirmativas:

I. A avaliação externa visa aferir habilidades e competências que, espera-se, tenham sido ensinadas em certo momento da escolarização.

II. Quando apropriada com ênfase em sua função reguladora, ou seja, como instrumento de gestão, de orientação e promoção de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade do ensino, a avaliação externa possibilita aos gestores e às escolas confrontarem o que “seu ensino" é com o que ele deveria ser, em relação às expectativas de aprendizagens.

III. A avaliação externa se distingue, portanto, da interna, porque focaliza o ensino e não a aprendizagem.

IV. A avaliação externa pode ser amostral ou censitária. A avaliação censitária procura abranger totalmente ou a maior parte dos alunos do período escolar a que se destina. Já o modelo amostral é aplicado para uma parcela, um grupo considerado estatisticamente representativo do conjunto de alunos do ano escolar avaliado, a fim de que os dados obtidos e as análises feitas possam ser considerados válidos para o conjunto da população.

É CORRETO afirmar que

Carregando...
Q686764

Considerando o texto precedente, julgue o item subsecutivo, acerca do uso de recursos e habilidades didáticos no ensino de química.

Um currículo de ciências com abordagem interdisciplinar pode fazer da escola um ambiente propício para o ensino da educação ambiental e o desenvolvimento de práticas pedagógicas, como uma horta comunitária, por exemplo.

Carregando...
Q687053

O processo de popularização da língua escrita originou a preocupação com o “como alfabetizar”. Desde então, a busca pelo melhor método de alfabetização é uma constante. No que diz respeito aos métodos de alfabetização sintético e analítico (Moll, p. 60), pode-se afirmar que: 1) O método de marcha sintética é o mais antigo; usado na Grécia e Roma Antiga tem mais de 2.000 anos. Parte do elemento para o todo, isto é, da letra para a sílaba e da sílaba para a palavra; propõe partir dos elementos mais simples para chegar aos mais complexos. 2) Pelo método sintético, no processo fônico, a fase inicial da aprendizagem concentra-se no reconhecimento das sílabas prontas, assim como há uma maior preocupação em dar ênfase à articulação das consoantes com as vogais. 3) Os métodos sintéticos conduzem a uma decodificação automática, que pode provocar o desinteresse da criança pela leitura e o consequentemente afastamento da realidade social. 4) Os métodos sintéticos têm como pressuposto o conceito de que, para ensinar a ler, é preciso partir de unidades significativas da língua: palavras, sentenças ou textos. Buscam uma alfabetização mais significativa; entretanto centram a atenção em estratégias visuais, cristalizando o processo de alfabetização em etapas e procedimentos que desconsideram o processo de aprendizagem do aluno. 5) Os métodos sintéticos se desdobram em processos de palavração, sentenciação e contos, assim como os analíticos se desdobram em processos como o alfabético, o silábico e o fônico. Está (estão) correta(s):

Carregando...
Q686492

Tendo como referência inicial as informações apresentadas no texto precedente, é correto afirmar que a avaliação formativa

deve ser feita in loco, para compreender os processos que os alunos utilizam na resolução das tarefas que lhes sejam propostas ou que escolham para resolver.

Carregando...
Q696011

A dinâmica desenvolvida no processo ensino-aprendizagem tem como essência assegurar a apropriação, por parte dos alunos, de um saber próprio selecionado das ciências e da experiência acumulada, historicamente pela humanidade, organizado para ser trabalhado na escola, denominado de saber sistematizado. Ao apropriar-se desse saber, os alunos adquirem condições para:

Carregando...
Q698478

Assinale a alternativa que NÃO está relacionada ao significado do letramento:

Carregando...
GABARITO:

  • 31) E
  • 32) E
  • 33) D
  • 34) B
  • 35) A
  • 36) B
  • 37) A
  • 38) Certo
  • 39) D
  • 40) D
  • 41) Certo
  • 42) B
  • 43) Certo
  • 44) D
  • 45) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282