Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 16 a 30 de 483 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 16 a 30
Questões por página:
Q727253

A educação não remete apenas para a escola. Se o sentido corrente da palavra educação e as próprias ciências da educação, tantas vezes, remetem o ensino e a aprendizagem para o domínio das aulas e das escolas, a verdade é que a antropologia há muito que faz notar que a escolarização dá às crianças e jovens apenas um pequeno contributo para a inculturação e construção identitária. Sabendo disso a educação e a aprendizagem são construídas a todo o momento de maneira formal e informal. Assinale o que for correto frente ao processo de aprendizagem formal.

Carregando...
Q726281

O sentido de ser um bom coordenador não apenas de uma instituição, mas de processos de aprendizagem e de desenvolvimento tão complexos como os que temos nas escolas, remete a reflexão acerca do seu verdadeiro papel que vai além da resolução de problemas emergenciais que surgem no cotidiano da escola.

Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-coordenador-pedagogico-na-escola.htm. (Adaptado). Acesso em: 16/06/2018.

Nessa perspectiva, qual das opções não configura adequadamente os deveres do Coordenador Pedagógico?

Carregando...
Q687541

Segundo Hoffmann, em seu livro Avaliar para promover: as setas do caminho, o professor tem que ter o papel de:

I. Organizador de experiências.

II. Esclarecedor.

III. Conteudista.

Está incorreto o que se afirma em:

Carregando...
Q687527

Conforme Libâneo (1994), são componentes fundamentais do ensino:

I. os objetivos da educação e da instrução.

II. os conteúdos, o ensino, a aprendizagem.

III. os métodos, as formas e os meios de organização das condições da situação didática.

IV. a avaliação.

Em relação às afirmativas acima, estão corretas:

Carregando...
Q702008

O aluno traz uma riqueza de conhecimentos sobre o mundo e seu funcionamento. Na maioria das vezes, tais conhecimentos entram em conflito com o que é imposto pela escola e tem de ser aprendido. Para que as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo professor sejam mais adequadas à formação de conceitos científicos, é necessário, EXCETO:

Carregando...
Q709319

Jussara Hoffmann, em seu livro Avaliação mediadora - uma prática em construção da pré-escola à universidade, afirma que muitos fatores dificultam a superação da prática tradicional da avaliação. Um desses fatores tem persistido em imperar entre as crenças dos professores.

A qual crença a autora se refere?

Carregando...
Q727621

Na pré-escola para crianças de 04 a 06 anos a avaliação da aprendizagem far-se-á, mediante:

Carregando...
Q735802

Podemos falar em quatro elementos fundamentais para o ato de ensinar. Não é um deles:

Carregando...
Q740705

A construção de competências no âmbito da educação escolar está relacionada com o saber-fazer, de maneira que o indivíduo seja capaz de agir de forma determinada e eficiente diante das circunstâncias às quais é exposto.

Relacione os conteúdos responsáveis pela construção das competências, listados a seguir, às suas respectivas definições.

1- Atitudinais

2- Procedimentais

3- Conceituais

( ) Estão relacionados com a formação de valores a partir da informação recebida, a fim de que possa intervir na realidade a qual pertence. Aprender a viver juntos aprendendo a ser.

( ) Associam-se à construção de capacidades intelectuais relacionadas à operação de símbolos, imagens, ideias e representações. Aprender a conhecer.

( ) Referem-se à construção de instrumentos para analisar os resultados obtidos e os mecanismos que são colocados em ação para alcançar as metas propostas. Aprender a fazer.

Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.

Carregando...
Q648322

Segundo as ideias de Piaget, admite-se que o processo que leva à evolução de um estágio de desenvolvimento para o seguinte é o mesmo para todos os indivíduos e que o que vai produzir diferenças entre um dito normal e outro considerado superdotado e até entre superdotados é como as estruturas cognitivas se organizam nas tentativas de como entender o mundo e se adaptar a ele, cada um em seu(sua):

Carregando...
Q645998

Maria Helena, professora do 4º ano de uma Escola Municipal, com o objetivo de obter informações sobre os conhecimentos, aptidões e competências dos seus alunos e identificar a realidade da turma observando se as crianças apresentam ou não habilidades e pré-requisitos para os processos de ensino e aprendizagem deve utilizar a avaliação:

Carregando...
Q657001

Espera-se que, ao final do ensino fundamental, os alunos sejam capazes de:

( ) Solucionar problemas de ordem corporal especificamente em contexto escolar, regulando e dosando o esforço em um nível compatível com as possibilidades, considerando que o aperfeiçoamento e o desenvolvimento das competências corporais decorrem de perseverança e regularidade e que devem ocorrer de modo saudável e equilibrado.

( ) Conhecer, organizar e interferir no espaço de forma autônoma, bem como reivindicar locais adequados para promover atividades corporais de lazer, reconhecendo-as como uma necessidade do ser humano e um direito do cidadão, em busca de uma melhor qualidade de vida.

( ) Reconhecer condições de trabalho que comprometam os processos de crescimento e desenvolvimento, aceitando-as para si e para os outros.

( ) Conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações de cultura corporal do Brasil e do mundo, percebendo-as como recurso valioso para a integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais e étnicos.

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Ed. Física, indique se alternativas acima são verdadeiras V ou falsas F:

Carregando...
Q658600

A pesquisa de Emília Ferreiro permitiu-lhe identificar níveis de evolução da escrita, até o momento em que se pode considerar que a criança venceu as barreiras do sistema, sendo capaz de interpretar (ler) e reproduzir (escrever) símbolos gráficos. O nível em que a escrita constitui um grande avanço, e se traduz em um dos mais importantes esquemas construídos pela criança, durante o seu desenvolvimento; em que pela primeira vez, ela trabalha com a hipótese de que a escrita representa partes sonoras da fala, porém, com uma particularidade: cada letra vale por uma sílaba; portanto, utiliza tantas letras quantas forem as sílabas da palavra [Jacaré- F R A (silábico restrito)- a escrita da criança está restrita a letras de sua experiência no momento da escrita. Jacaré- J K R, J C E, A K E ou A A E (silábico evoluído) - a escrita da criança contém a correspondência sonora das vogais ou consoantes.] é denominado:

Carregando...
Q647963

Para Luckesi (2006), a avaliação é:

Carregando...
Q648529

Ter um profissional surdo ou com capacitação profissional entre os demais professores na escola é necessário no processo de inclusão e de aquisição linguística. No planejamento de atividades, este profissional será de grande importância, enfatizando o respeito às condições peculiares dos surdos. A este propósito, Quadros esclarece que a educação de surdos, tendo uma proposta bilíngue, deve gozar de um currículo organizado com perspectiva:

Carregando...
GABARITO:

  • 16) C
  • 17) B
  • 18) D
  • 19) D
  • 20) C
  • 21) A
  • 22) C
  • 23) A
  • 24) A
  • 25) B
  • 26) D
  • 27) A
  • 28) B
  • 29) D
  • 30) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282