Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 486 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q768365

A Resolução Nº1, de 17 de junho de 2004 institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana a serem observadas pelas instituições de ensino. Dentre as diretrizes citadas abaixo, indique quais são VERDADEIRAS (V) e quais são FALSAS (F):

( ) As instituições de ensino superior incluirão nos conteúdos de disciplinas e atividades curriculares dos cursos que ministram, a Educação das Relações Étnico-Raciais, bem como o tratamento de questões e temáticas que dizem respeito aos afrodescendentes.

( ) O cumprimento das referidas Diretrizes Curriculares, por parte das instituições de ensino, não interfere na avaliação das condições de funcionamento do estabelecimento.

( ) Os alunos, em sistema de colaboração, proverão através de campanhas e outras ações compra de material bibliográfico e de outros materiais didáticos necessários.

( ) Os sistemas de ensino incentivarão pesquisas sobre processos educativos orientados por valores, visões de mundo, conhecimentos afro-brasileiros, ao lado de pesquisas de mesma natureza junto aos povos indígenas, com o objetivo de ampliação e fortalecimento de bases teóricas para a educação brasileira.

( ) Os sistemas e os estabelecimentos de ensino poderão estabelecer canais de comunicação com grupos do Movimento Negro, grupos culturais negros, instituições formadoras de professores, núcleos de estudos e pesquisas, como os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros, com a finalidade de buscar subsídios e trocar experiências para planos institucionais, planos pedagógicos e projetos de ensino.

Assinale a opção que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Carregando...
Q769332

Leia as afirmativas a seguir:

I. O ensino de língua estrangeira deve impedir o aluno de perceberse como parte integrante de um mundo plurilíngue.

II. A avaliação não deve se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q769267

Leia as afirmativas a seguir:

I. A Libras é um sistema linguístico de natureza visual-motora com estrutura gramatical própria.

II. A avaliação deve acontecer contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q782187

Em relação a verificação do rendimento escolar na educação básica, é incorreto afirmar:

Carregando...
Q781418

As funções da avaliação podem ser classificadas em três modalidades. Relacione-as abaixo:

1. Avaliação diagnóstica

2. Avaliação formativa

3. Avaliação somativa

( ) Supõe-se que sejam detectados os pontos fracos do ensino e da aprendizagem e se extraiam as consequências pertinentes sobre onde se deva colocar, posteriormente, a ênfase no ensino e na aprendizagem.

( ) Deve fornecer informações que permitam identificar progressos, registrar dados, estabelecer juízos e estabelecer decisões.

( ) É orientadora, porque orienta o trabalho do aluno e do professor, além de controlar e informar o aluno e o professor sobre os resultados atingidos durante o desenvolvimento do processo, e, sendo contínua dá condições para a recuperação imediata, se necessário.

Tem-se como sequência correta, obtida no sentido de cima para baixo:

Carregando...
Q770092

A defesa por uma prática avaliativa emancipatória, que considera que o processo de aprendizagem não se encerra no momento da realização de uma prova e obtenção de uma nota, parece não ter ainda se efetivado no contexto das salas de aula. Para que de fato a avaliação da aprendizagem cumpra seu papel de forma significativa espera-se que:

Carregando...
Q769300

Leia as afirmativas a seguir:

I. A educação escolar é uma instância educativa que não trabalha com o desenvolvimento do educando.

II. Paulo Freire propôs uma prática de sala de aula que pudesse tolher a criticidade dos alunos.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q769292

Leia as afirmativas a seguir:

I. A avaliação deve se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno.

II. Paulo Freire propôs uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q782201

Uma avaliação que busca a transformação social deve ter como objetivo o avanço e o crescimento do seu educando e não estagnar o conhecimento através de práticas disciplinadoras. Sendo assim, é incorreto afirmar que

Carregando...
Q778983

Com o acúmulo de fracassos acadêmicos ao longo dos anos, crianças e adolescentes que se encontram em defasagem idade-ano de escolaridade, tornam-se desinteressados do processo ensino/aprendizagem.

Uma das soluções para reestabelecer a confiança e o interesse dos alunos faz parte do conjunto de princípios da Educação Nacional, preconizada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Trata-se:

Carregando...
Q781415

Avaliação é algo bem mais complexo do que apenas atribuir notas sobre um teste ou prova que se faz, ela deve estar inserida ao processo de aprendizagem do aluno. Relacione abaixo os tipos de avaliações às suas respectivas aplicações.

1. Formativa

2. Cumulativa

3. Diagnóstica

4. Somativa

5. Autoavaliação

( ) Pode ser realizada tanto pelo aluno quanto pelo professor, para se ter consciência do que se aprendeu ou se ensinou e assim melhorar a aprendizagem. Em grupo, é a avaliação dos trabalhos que os alunos realizaram, onde se verifica as atividades, o rendimento e a aprendizagem.

( ) Tem como objetivo verificar se tudo aquilo que foi proposto pelo professor em relação aos conteúdos estão sendo atingidos durante todo o processo de ensino aprendizagem.

( ) Neste tipo de avaliação permite reter tudo aquilo que se vai aprendendo no decorrer das aulas e o professor pode estar acompanhando o aluno dia a dia, e usar quando necessário.

( ) Tem o propósito de atribuir notas e conceitos para o aluno ser promovido ou não de uma classe para outra, ou de um curso para outro, normalmente realizada durante o bimestre.

( ) Auxilia o professor a detectar ou fazer uma sondagem naquilo que se aprendeu ou não, e assim retomar os conteúdos que o aluno não conseguiu aprender, replanejando suas ações suprindo as necessidades e atingindo os objetivos propostos.

Tem-se como a sequência correta, obtida no sentido de cima para baixo:

Carregando...
Q779388

Em cada instituição de ensino superior, a extensão deve estar sujeita à contínua autoavaliação crítica, que se volte para o aperfeiçoamento de suas características essenciais de articulação com o ensino, a pesquisa, a formação do estudante, a qualificação do docente, a relação com a sociedade, a participação dos parceiros e a outras dimensões acadêmicas institucionais.

Nesse contexto, e tendo por base as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira, assinale a alternativa INCORRETA:

Carregando...
Q778981

“Art. 47 - § 1º A validade da avaliação, na sua função diagnóstica, liga-se à aprendizagem, possibilitando o aprendiz a recriar, refazer o que aprendeu, criar, propor e, nesse contexto, aponta para uma avaliação global, que vai além do aspecto quantitativo, porque identifica o desenvolvimento da autonomia do estudante, que é indissociavelmente ético, social, intelectual."

A dimensão da avaliação contemplada no fragmento acima, que compõe a Resolução nº 04/2010 do Conselho Nacional de Educação em Câmara de Educação Básica, é a:

Carregando...
Q781414

Considerando que é no espaço da sala de aula onde ocorrem as avaliações desenvolvidas durante o processo ensinoaprendizagem, que deve estar vinculado a um projeto educativo mais amplo, em nível de escola, devendo ter como premissa básica o alcance de objetivos que correspondam aos interesses e necessidades dos alunos, analise as assertivas abaixo:

I. Sendo a escola o lugar da construção da autonomia e da cidadania, a avaliação dos processos de qualquer natureza, dentro da escola, das aprendizagens, da dinâmica escolar ou instituição são responsabilidades tanto da coletividade, como de cada um, em particular.

II. O professor deve responsabilizar-se unicamente pelo ato de avaliar as aprendizagens de seus alunos.

III. A avaliação, sendo integrante dos processos cotidianos e do ensino aprendizagem, onde todos estão envolvidos, não pode ser entendida como algo à parte, separada desse processo, haja vista que estão subjacentes uma concepção de educação e uma estratégia pedagógica.

Assinale

Carregando...
Q780175

A perspectiva avaliativa abordada no fragmento acima é melhor representada pela seguinte dimensão de avaliação:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) C
  • 3) A
  • 4) A
  • 5) A
  • 6) C
  • 7) D
  • 8) C
  • 9) E
  • 10) A
  • 11) A
  • 12) B
  • 13) C
  • 14) C
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282