Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 23 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q741594

Responda (v) verdadeiro ou (f) falso e, em seguida, assinale a alternativa que contém a ordem correta das respostas, de cima para baixo. De acordo com a Constituição Federal:

(__) - As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;

(__) - É vedado às universidades admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei;

(__) - O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito privado objetivo;

(__) - O não oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente.

Carregando...
Q702990

Na educação superior, estão previstos cursos de quatro categorias, quais sejam, os

Carregando...
Q702988

Constitui característica da universidade

Carregando...
Q702995

O órgão que efetiva todo o sistema de avaliação de cursos superiores no País é o(a)

Carregando...
Q705064

A educação superior abrangerá os seguintes cursos e programas:

Carregando...
Q698360

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb é um fundo especial, de natureza contábil e de âmbito estadual (um fundo por estado e Distrito Federal, num total de vinte e sete fundos), formado, na quase totalidade, por recursos provenientes dos impostos e transferências dos estados, Distrito Federal e municípios, vinculados à educação por força do disposto no art. 212 da Constituição Federal. Além desses recursos, ainda compõe o Fundeb, a título de complementação, uma parcela de recursos federais, sempre que, no âmbito de cada Estado, seu valor por aluno não alcançar o mínimo definido nacionalmente. Independentemente da origem, todo o recurso gerado é redistribuído para aplicação exclusiva na educação básica. Com base nessa informação assinale a alternativa INCORRETA:

Carregando...
Q772873

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. Em função de seus objetivos e finalidades esse Sistema conjuga dois modelos de avaliação:

Carregando...
Q735833

No passado, o cuidado e a educação das crianças eram exclusivamente tarefas da família. Posteriormente, as crianças passaram a ser vistas como “pequenos adultos" e tinham que trabalhar logo cedo, quando alcançavam certo grau de independência. Já, nos dias atuais:

Carregando...
Q705063

No que diz respeito ao ano letivo regular na Educação Superior, é correto afirmar:

Carregando...
Q734675

Assinale a alternativa incorreta. A educação básica obrigatória e gratuita é organizada da seguinte forma:

Carregando...
Q720092

A prova é amanhã! Veja bem... Ouça... Olhe... Para assegurar um ensino de qualidade, que disponibilize recursos e serviços e que promova a integração das crianças com necessidades especiais dentro do sistema regular, a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, destaca:

Carregando...
Q753283

Leia as afirmativas que discutem a importância da rotina na Educação Infantil: I- As rotinas exercem uma forte influência na organização das atividades, é através das rotinas que definimos os horários de início e término das atividades e brincadeiras, lanches e jogos, enfim, qualquer planejamento a ser executado de forma rígida e organizada. II- As rotinas são elementos importantes na Educação Infantil. Elas garantem segurança e estabilidade às crianças, por isso, elas não devem ser rígidas e sim pensadas de modo a auxiliar no desenvolvimento de todos. III- A rotina é parte do Projeto Político da Escola, ela deve ser pensada coletivamente para organizar o planejamento de todos, ser flexível, considerar os tempos e espaços e partir do pressuposto que todos aprendem ao seu tempo e seu modo, construído sua aprendizagem. IV- É fundamental que o professor planeje as rotinas considerando quem são seus alunos e suas histórias, suas experiências e necessidades. Assim ao estruturar uma rotina flexível, positiva e adequada o professor garante que todos os momentos do dia sejam permeados pela reflexão, coletividade e construção do conhecimento. Assinale somente a alternativa que apresenta todas as respostas INCORRETAS quanto à rotina na Educação Infantil:

Carregando...
Q686762

Considerando o texto precedente como motivador, julgue o item a seguir, relativo à avaliação e à aprendizagem do conhecimento em química.

A eficácia do processo de avaliação é geralmente obtida quando o professor, como mediador, utiliza a média das notas das provas realizadas pelos alunos, restringindo-se aos resultados quantitativos.

Carregando...
Q705081

Sobre os cursos de graduação, é correto afirmar:

Carregando...
Q697841

Art. 18 - Na organização da Educação Básica, devem-se observar as Diretrizes Curriculares Nacionais comuns a todas as suas etapas, modalidades e orientações temáticas, respeitadas as suas especificidades e as dos sujeitos a que se destinam.

§ 1º - As etapas e as modalidades do processo de escolarização estruturam-se de modo orgânico, sequencial e articulado, de maneira complexa, embora permanecendo individualizadas ao logo do percurso do estudante, apesar das mudanças por que passam:

I. A dimensão orgânica é atendida quando são observadas as especificidades e as diferenças de cada sistema educativo, perdendo o que lhes é comum: as semelhanças e as identidades que lhe são inerentes.

II. A dimensão sequencial compreende os processos educativos que acompanham as exigências de aprendizagens definidas em cada etapa do percurso formativo, contínuo e progressivo, da Educação Básica até o Ensino Médio, constituindo-se em diferentes e substituíveis momentos da vida dos educandos.

III. A articulação das dimensões orgânica e sequencial das etapas e das modalidades da Educação Básica, e destas com a Educação Superior, implica ação coordenada e integradora do seu conjunto.

Em consonância com a Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, está incorreto o que se afirma em:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) A
  • 3) A
  • 4) C
  • 5) D
  • 6) D
  • 7) A
  • 8) C
  • 9) C
  • 10) B
  • 11) B
  • 12) D
  • 13) Errado
  • 14) E
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282