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A “Fisiologia do Exercício” pode ser definida como uma área que procura investigar como as estruturas e funções de nosso organismo se alteram quando realizamos o exercício agudo ou crônico, enquanto a aplicação destes conhecimentos ao esporte, denomina-se fisiologia do esporte, uma subárea da fisiologia do exercício. (...) Atualmente, muitos parâmetros têm sido utilizados na avaliação, prescrição e determinação dos efeitos do treinamento aeróbico. (WILMORE; COSTILL, 2001).

Analise as proposições com V (verdadeiro) ou F (falso). Após análise, marque a alternativa correta.

  1. O Lan é um método pouco confiável em relação à validade ecológica do teste embora apresente menor custo operacional, quando
    comparado ao VO2max.
  2.  Dentre os parâmetros que utilizam métodos diretos, destacam-se o limiar anaeróbio (Lan) e o consumo máximo de oxigênio (VO2max).
  3. O Lan ganhou destaque na área de treinamento esportivo devido, principalmente, ao rápido ajuste desse parâmetro frente a modificações do treinamento e à baixa correlação encontrada entre a quantificação do VO2max e a predição de performance aeróbia em competições.

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Abordando estudos sobre o desenvolvimento do VO2máx (consumo máximo de
oxigênio) entre meninos e meninas e sua devida relação com a idade cronológica, segundo McArdle, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

(  ) O VO2máx (L/min) para meninos e meninas é semelhante até aproximadamente os 12 anos de idade.
(  ) Aos 14 anos, o VO2máx é aproximadamente 25% mais alto em meninos.
(  ) Aos 16 anos, o VO2máx é superior a 50% em meninos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

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Conforme Bergeron, a avaliação do paciente vítima de trauma, usualmente, é constituída por sete componentes principais, dos quais o socorrista deve estar preparado para realizar pelo menos cinco. Com base no exposto, analise as os componentes abaixo:

  1. Avaliação do local: notar as condições de segurança.
  2. Avaliação inicial: identificar e corrigir os problemas que ameaçam a vida.
  3. Avaliação pré-assistencial: verificar os níveis de consciência e coleta de temperatura.
  4. Avaliação detalhada: fazer o exame físico detalhado da cabeça aos pés, quando houver disponibilidade de tempo.
  5. Avaliação de seguimento: controlar as possíveis alterações do paciente. Repetir a avaliação inicial durante o tempo de espera do resgate ou o transporte para o hospital.

O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é:

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Em relação à avaliação, na maioria das vezes a resposta que ouvimos é: “Este tema é muito complexo". Também observa-se que, na Educação Física, a avaliação por muitas vezes tem sido utilizada para avaliar a frequência, o uso do uniforme adequado ou a veia de campeão a fim de que os alunos selecionados possam participar de jogos e competições, utilizando um só padrão de avaliação para todos, sem ter a preocupação de acompanhar o desenvolvimento coletivo e a finalidade educativa. Sobre esse assunto, é incorreto afirmar que

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O Índice de Massa Corporal (IMC) é um método recomendado pela OMS, para averiguar a predisposição do indivíduo às doenças relacionadas ao fator nutricional. Para calcular o IMC são utilizados quais parâmetros corporais?

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Barbosa (1997) classifica a avaliação em três etapas que podem auxiliar o trabalho docente numa perspectiva de avaliação qualitativa e participativa, são elas: Diagnostica, Formativa e Somativa. Sobre essas etapas, considera-se que

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A qualidade física que permite ao homem assumir a consciência e a execução levando a uma integração progressiva de aquisições e favorecendo uma ação ótima dos diversos grupos musculares na realização de uma sequência de movimentos com o máximo de eficiência e economia, é denominada de:

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A Somatotipia ou somatotipo é o produto da expressão de três números, composto por três componentes, que são: Endomorfo, Mesomorfo e
Ectomorfo, que classifica a composição corporal. Se um indivíduo for classificado como Endomorfo balanceado, significa que

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Durante o processo de avaliação física dos adolescentes, identificou-se uma jovem com IMC abaixo do normal. Considerando-se que a fórmula do índice de massa corporal é IMC = massa corporal total (kg) / estrutura (metros) x estatura (metros), os dados de estatura e de massa corporal dessa jovem foram, respectivamente,

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A infância e adolescência são períodos críticos, extremamente importantes, associados aos aspectos de conduta e de solicitação motora. Nessa fase do desenvolvimento humano, além das implicações de cunho fisiológico relacionado aos aspectos da maturação biológica, o organismo jovem encontra-se especialmente sensível à influência de fatores ambientais e comportamentais, tanto de natureza positiva como negativa. Assim, o acompanhamento dos índices de desempenho motor de crianças e adolescentes pode contribuir de forma decisiva na tentativa de promover a prática de atividades físicas no presente e para toda a vida. Dessa forma, a aplicação de testes motores torna-se uma estratégia de coleta de informações disponível e de fácil aplicação. Quando se refere ao propósito de obter informações sobre a potência muscular, deve-se utilizar o teste de:

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Durante as aulas de Educação Física, quando o professor avalia o aluno apenas no final do processo ensino aprendizagem, com ênfase na quantificação dos resultados alcançados, adota-se uma concepção de avaliação conhecida como:

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A determinação da aptidão física é fracionada na mensuração de cada um dos componentes relacionados à saúde, separadamente. Cada componente individual da aptidão física relacionada à saúde é comparado a seguir aos dados normativos apropriados para o indivíduo (ACSM, 2006). Sobre os testes que avalia os componentes da aptidão física relacionada a saúde, marque a alternativa ERRADA.

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Examinar o gasto energético apenas durante o exercício físico não nos fornece o quadro completo sobre o consumo, isto porque o metabolismo permanece temporariamente elevado após o termino da atividade (MARRA E MARQUES, 2005). Esse fenômeno é denominado de:

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Em avaliação física feita por profissional de educação física, uma atleta de handebol, adulta, sem dor, apresentou o seguinte quadro: pressão arterial sistólica = 140 mmHg; pressão arterial diastólica = 95 mmHg; frequência cardíaca = 56 bpm; frequência respiratória = 18 irm; temperatura = 36,8 ºC.

Considerando os valores apresentados na situação hipotética, julgue o item seguinte.

A atleta deve ser classificada como hipertensa estágio 2.

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De acordo com Guedes & Guedes, a análise do somatotipo constitui-se um recurso extremamente útil para a detecção e o acompanhamento das repercussões associadas à variação da forma corporal, que podem surgir em razão do crescimento físico e da maturação biológica; e da monitoração das adaptações de cunho morfológico provenientes de intervenções dietéticas e de programas de exercícios físicos. Diante do exposto, assinale a alternativa que compreende os componentes do somatotipo.

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GABARITO:

  • 1) B
  • 2) E
  • 3) C
  • 4) C
  • 5) D
  • 6) D
  • 7) A
  • 8) B
  • 9) C
  • 10) E
  • 11) B
  • 12) A
  • 13) A
  • 14) Errado
  • 15) A
  •  
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