Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 48 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

A avaliação Educacional em larga escala é utilizada no Brasil objetivando a melhoria da qualidade da educação, bem como do fluxo escolar. Sobre as avaliações em larga escala no Brasil, é CORRETO afirmar:

  1. O SAEB, em 2019, utilizou dois tipos de instrumentos: testes cognitivos contemplando as áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas para todos os estudantes dos anos a serem avaliados; e questionários, impressos e eletrônicos a serem respondidos pelos Alunos, Professores, Diretores, Secretários Estaduais e Municipais de Educação.
  2. As provas do SAEB, em 2019, foram censitárias para todos os estudantes do 9º ano de escolas públicas e privadas.
  3. Ao aluno com deficiência é garantido o direito a provas em formato específico, à extensão de tempo para responder e à disponibilização de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva adequados, desde que previamente solicitados e escolhidos.
  4. O Enem tem como principal finalidade a avaliação da instituição escolar e, depois, a avaliação individual do desempenho do participante ao final do ensino médio.
  5. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, retenção e evasão, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Está CORRETO o que se afirma apenas em:

Carregando...

A respeito da avaliação, assinale a alternativa correta.

Carregando...

A avaliação do desenvolvimento infantil deve atuar como recurso para auxiliar o progresso das crianças. Conforme Oliveira (2002), avaliar na educação infantil implica

Carregando...

Ao explicar a capacidade de adaptação dos organismos vivos ao meio ambiente, Piaget (apud Portilho, 2009) infere que a inteligência humana é sempre uma construção endógena (fatores internos) de dados exógenos (fatores externos) provenientes da experiência. Essa adaptação apresenta duas invariantes funcionais básicas: a assimilação e a acomodação. Conforme Piaget (apud Portilho, 2009), é correto afirmar que a

Carregando...

Considerando as modalidades de avaliação educacional, enumere:

I. Avaliação somativa

II. Avaliação formativa

III. Avaliação diagnóstica

( ) prática contínua que se realiza durante todo o processo de ensino-aprendizagem.

( ) procedimento de regulação permanente da aprendizagem realizado por aquele que aprende.

( ) levantamento das capacidades dos estudantes em relação aos conteúdos a serem abordados.

( ) busca investigar os conhecimentos adquiridos anteriormente pelo estudante.

( ) visa detectar o nível de rendimento, verificando ao final de um período, o alcance dos objetivos previamente estabelecidos.

A sequência correta é:

Carregando...

A defesa por uma prática avaliativa emancipatória, que considera que o processo de aprendizagem não se encerra no momento da realização de uma prova e obtenção de uma nota, parece não ter ainda se efetivado no contexto das salas de aula. Para que de fato a avaliação da aprendizagem cumpra seu papel de forma significativa espera-se que:

Carregando...

De acordo com Vygotsky (apud Oliveira, 2002), a construção do pensamento e da subjetividade é um processo

Carregando...

No contexto educacional, a avaliação é um instrumento permanente do trabalho docente e não se resume apenas a realização de provas e atribuição de notas (Libâneo). Uma prática avaliativa que vai além da mensuração é aquela em que:

Carregando...

A legislação vigente consolidou a avaliação como um dos instrumentos para sustentação da qualidade do sistema de educação superior. Os processos avaliativos internos e externos são concebidos como subsídios fundamentais para a formulação de diretrizes para as políticas públicas de educação superior e, também, para a gestão das instituições, visando à melhoria da qualidade da formação, da produção de conhecimento e da extensão, de acordo com as definições normativas de cada tipo de instituição e as opções de cada estabelecimento de ensino. Sobre a avaliação da Educação Superior, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É compreendida como a grande impulsionadora de mudanças no processo acadêmico de produção e disseminação de conhecimento, que se concretiza na formação de cidadãos e profissionais e no desenvolvimento de atividades de pesquisa e de extensão.

( ) Contribui para a formulação de caminhos para a transformação da educação superior, evidenciando o compromisso desta com a construção de uma sociedade mais justa e solidária e, portanto, mais democrática e menos excludente.

( ) Deve possibilitar a construção de um projeto acadêmico sustentado por princípios como a gestão democrática e a autonomia, que visam consolidar a responsabilidade social e o compromisso científico-cultural da instituição de ensino superior.

( ) Deve possibilitar a construção de um projeto acadêmico sustentado por princípios da gestão centralizada, essencialmente, na autoridade máxima da instituição de ensino superior.

Assinale a sequência correta.

Carregando...

A avaliação pode ser caracterizada como uma forma de ajuizamento da qualidade do objeto a ser avaliado, fator que implica uma tomada de posição a respeito do mesmo, para aceitá-lo ou transformá-lo. Sobre a avaliação, é correto afirmar:

Carregando...

A avaliação é um processo que tem por finalidade não somente a atribuição de um conceito, nota ou menção, mas a oferta de informações importantes sobre o aprendizado da criança, a fim de que professores e equipe gestora da escola tenham acesso a informações importantes para o planejamento da mediação pedagógica, visando o pleno aprendizado da criança. Assim, em relação à avaliação, pode-se afirmar que:

Carregando...

A professora Maria de Lourdes preocupa-se com o processo avaliativo de seus alunos, haja vista que visa à melhoria da aprendizagem porque compartilha os objetivos do trabalho com a turma.

Os alunos avaliam a si próprios e aos colegas; analisam os próprios progressos, sentem-se motivados a avançar e veem limitações como algo a ser superado, não punido; a professora observa o aluno sob vários aspectos, a citar: temperamento, expectativas e experiências de vida, identificando necessidades e não "problemas" de aprendizagem; os alunos sentem-se incluídos no grupo, têm diminuído seu sentimento de frustração por não acompanhar as atividades e passam a participar mais das aulas.

Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/395/avaliar-para-ensinar-melhor. Acesso em 25/04/2018.

A afirmativa que não corresponde ao trecho encontra-se na alternativa:

Carregando...

As avaliações são estratégias didático-pedagógicas utilizadas no ambiente educacional. Elas devem estar previstas no projeto político-pedagógico para nortearem a relação pertinente que estabelece o elo entre a gestão escolar, o professor, o estudante, o conhecimento e a sociedade em que a escola se situa. No ambiente educacional, as avaliações compreendem três dimensões básicas, exceto:

Carregando...

A avaliação deve ser entendida como processo que tem como propósito primeiro o acompanhamento contínuo do processo de ensino aprendizagem. Seu papel básico é contribuir para melhoria das decisões da prática educativa, por isso avalia-se o processo vivido pelo aluno em interação com o professor e com os colegas para: I. Valorizar primeiramente o produto final. II. Observar os resultados alcançados, consolidados ou em construção. III. Compreender os caminhos percorridos pelo aluno para chegar às aprendizagens demonstradas. IV. Saber prioritariamente se o(a) aluno(a) está em condições de passar de ano ou progredir para próxima série. V. Aprender o que ele ainda não sabe a fim de definir as prioridades da intervenção pedagógica feita pelo professor ou professora. Assinale a alternativa correta:

Carregando...

Na tendência pedagógica tradicional esse tipo de avaliação tem uma função central e importante na promoção dos alunos:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) C
  • 3) A
  • 4) E
  • 5) B
  • 6) C
  • 7) B
  • 8) A
  • 9) A
  • 10) D
  • 11) A
  • 12) B
  • 13) C
  • 14) D
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282