Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 65 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Segundo as normas brasileiras de auditoria interna, é correto afirmar que



Carregando...

As informações que fundamentam os resultados da Auditoria Interna devem ser suficientes, fidedignas, relevantes e úteis, de modo a fornecer base sólida para as conclusões e recomendações à administração da entidade, nos termos das normas que tratam da Auditoria Interna (NBC TI 01). Como são chamadas essas informações?

Carregando...
Provas: UFSC - 2019 - UFSC - Auditor
Disciplina:

Auditoria

- Assuntos: Auditoria Interna

Com relação aos fatores que o auditor pode levar em consideração ao determinar o tamanho da amostra para os testes de detalhes e tendo como referência a Norma Brasileira de Contabilidade NBC TA 530, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) Quanto menor for a distorção tolerável, menor será o tamanho da amostra. ( ) Quanto mais alta for a avaliação do risco de distorção relevante do auditor, maior deve ser o tamanho da amostra. ( ) Quanto maior o nível de segurança de que o auditor precisa de que os resultados da amostra sejam de fato indicativos do valor real de distorção na população, excedido pela distorção real na população, maior o tamanho da amostra precisa ser. ( ) Quanto maior for o valor da distorção que o auditor espera encontrar na amostra, maior deve ser o tamanho da população para se fazer uma estimativa razoável do valor real de distorção na amostra.

Carregando...

Conforme a NBC TI 01 – Da Auditoria Interna, analise as alternativas e aponte a alternativa CORRETA.

I. Os procedimentos da Auditoria Interna constituem exames e investigações, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração da entidade.

II. A análise dos riscos da Auditoria Interna deve ser feita após o encerramento dos trabalhos; pois há mais segurança em apontar os riscos.

III. Ao determinar a extensão de um teste de auditoria ou um método de seleção de itens a serem testados, podem ser empregadas técnicas de amostragem.

IV. O planejamento do trabalho da Auditoria Interna compreende os exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade.

Carregando...
Provas: UFSC - 2019 - UFSC - Auditor
Disciplina:

Auditoria

- Assuntos: Auditoria Interna

Assinale a alternativa correta de acordo com as Instruções Normativas nº 3, de 9 de junho de 2017, e nº 8, de 6 de dezembro de 2017, ambas do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Controladoria-Geral da União.

Carregando...

A respeito das espécies de auditoria, é correto afirmar que

Carregando...

Assim como o relatório de auditoria independente, o relatório de auditoria interna obedece a normas emanadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (NBC TI 01). Essas normas definem inclusive quais os aspectos que minimamente o relatório deve abordar. Qual dos aspectos abaixo NÃO consta na norma específica como sendo um aspecto que deve ser abordado em todo relatório de auditoria interna?

Carregando...

Quanto à operacionalização das atividades de auditoria interna, de acordo com a Instrução Normativa nº 3, de 9 de junho de 2017, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Controladoria-Geral da União, assinale a alternativa correta.

Carregando...

O trabalho da auditoria interna constitui-se em exames e investigações, que permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração, incluindo testes e procedimentos para o desenvolvimento dos trabalhos. No momento em que a Norma Brasileira de Contabilidade NBC TI 01 menciona que um determinado tipo de teste visa à obtenção de evidências quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade, está se referindo a:

Carregando...
Provas: UFSC - 2019 - UFSC - Auditor
Disciplina:

Auditoria

- Assuntos: Auditoria Interna

No tocante à Norma Brasileira de Contabilidade NBC TI 01, que trata da atividade de auditoria interna, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. A auditoria interna deve ser documentada por meio de papéis de trabalho, elaborados em meio físico ou eletrônico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemática e racional. II. A auditoria interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos. III. A auditoria interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, por escrito ou verbalmente, conforme a urgência do fato, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho. IV. A atividade da auditoria interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade descobrir fraudes e agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para os órgãos de controle da administração pública. V. A auditoria interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado.

Carregando...

Sobre os conceitos e objetivos da Auditoria Interna, assinale as assertivas abaixo: I. É exercida exclusivamente no âmbito das pessoas jurídicas de direito público, interno e externo. II. Compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir a administração da entidade no cumprimento de seus objetivos. III. A atividade da auditoria interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não conformidades apontadas nos relatórios. Quais estão corretas?

Carregando...

Assinale a opção que apresenta atividade pública ou privada vedada a auditores do estado do Rio Grande do Sul.

Carregando...

Um sistema de controle interno eficaz reduz, a níveis aceitáveis, o risco de não se atingir o objetivo de uma entidade e pode estar relacionado a uma, a duas ou a todas as três categorias de objetivos. Nesse contexto, a determinação de que os componentes e princípios relacionados continuem a existir na operação e na condução do sistema de controle interno para atingir objetivos especificados refere-se

Carregando...

Sobre os procedimentos da Auditoria Interna, assinale a alternativa INCORRETA.

Carregando...

A NBC TI 01 disciplina a execução dos trabalhos de auditoria interna e estabelece que, relativamente

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) B
  • 3) E
  • 4) E
  • 5) C
  • 6) A
  • 7) C
  • 8) E
  • 9) D
  • 10) E
  • 11) D
  • 12) A
  • 13) B
  • 14) A
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282