Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 87 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q797509

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) ampliou o Calendário Nacional de Vacinação em 2014, com a introdução da vacina adsorvida hepatite A (inativada). De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, deve ser administrada uma dose da vacina à criança aos:

Carregando...
Q799814

Quanto às penalidades estabelecidas pelo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem é correto afirmar, EXCETO:

Carregando...
Q799813

De acordo com o Código de Ética da Enfermagem, pode-se afirmar que:

  1. É direito do profissional exercer atividades em locais de trabalho livre de riscos e danos e violências física e psicológica à saúde do trabalhador, em respeito à dignidade humana e à proteção dos direitos dos profissionais de enfermagem.
  2. É dever do profissional usar carimbo, com nome completo, número e categoria de inscrição no Coren, não podendo apenas apor nome completo, número e categoria de inscrição no Coren.
  3. É proibido prescrever medicamentos que não estejam estabelecidos em programas de saúde pública e/ou em rotina aprovada em instituição de saúde, mesmo em situações de emergência.
  4. É proibido praticar ato cirúrgico, exceto nas situações de emergência ou naquelas expressamente autorizadas na legislação, desde que possua competência técnico-científica necessária.

Estão CORRETAS:

Carregando...
Q720497

Julgue o item seguinte, relativo ao quadro de insuficiência respiratória aguda (IRA) em crianças.

No quadro clínico da IRA, a frequência respiratória geralmente está aumentada (taquipneia) e pode-se observar aumento do esforço respiratório, com batimento de asas do nariz, tiragem intercostal, supra- e subesternal, supraclavicular e subcostal, contração da musculatura acessória da respiração e movimento paradoxal do abdome.

Carregando...
Q720500

Julgue o item seguinte, relativo ao quadro de insuficiência respiratória aguda (IRA) em crianças.

A ausculta de murmúrio vesicular diminuído com estertores crepitantes sugere pneumonia ou edema pulmonar. O aumento do murmúrio vesicular ocorre no derrame pleural e no pneumotórax, na atelectasia e na obstrução de vias aéreas.

Carregando...
Q717285

A respeito de avaliação do desempenho hospitalar, julgue o item que se segue.

A obtenção de uma ou mais hemoculturas positivas por microrganismos não contaminantes da pele e não relacionados a outra infecção podem indicar a ocorrência de uma infecção primária sanguínea.

Carregando...
Q683727

Julgue o item a seguir, referente à organização do processo de trabalho em saúde e enfermagem.

O técnico de enfermagem, enquanto agente do processo de trabalho de enfermagem na assistência, pode promover, manter e recuperar a saúde dos pacientes a partir da sistematização da assistência e de procedimentos de enfermagem.

Carregando...
Q717184

No que se refere à avaliação neurológica do paciente em cuidados intensivos, julgue o item subsequente.

Não existe possibilidade de colonização bacteriana quando o cateter de monitoração intracraniana está inserido no tecido intraparenquimatoso.

Carregando...
Q718339

A enfermagem obstétrica possui papel fundamental nos diversos ciclos de saúde da mulher, entre eles o puerpério. Acerca das transformações nesse período, julgue o próximo item.

Em caso de ingurgitamento mamário, entre algumas orientações recomendadas estão mamadas frequentes sem horários estabelecidos, uso de sutiã com alças largas, compressas mornas/quentes e ordenha manual antes da mamada.

Carregando...
Q717172

As infecções relacionadas à assistência à saúde representam um problema de saúde pública com repercussão nos custos assistenciais e aumento da morbidade e da mortalidade nos serviços de saúde. A respeito desse assunto, julgue o item seguinte.

Dispositivo intraósseo utilizado para a administração de fármacos e fluidos pode ser mantido por, no máximo, 48 h.

Carregando...
Q717115

Julgue o item seguinte, com relação à enfermagem intervencionista e emergências clinicocirúrgicas.

São complicações comuns e facilmente tratadas o sangramento e o hematoma nos locais de entrada dos cabos de um marca-passo para a regulação temporária do ritmo, ou no local subcutâneo para o posicionamento de um gerador permanente.

Carregando...
Q683746

Acerca da assistência de enfermagem em emergência/urgência e no trauma, julgue o item que se segue.

A conduta mais adequada, em caso de paciente de trauma de extremidade com exposição óssea, consiste na limpeza dos ferimentos com solução salina e oclusão com curativo estéril.

Carregando...
Q717386

Julgue o item subsequente, referente à anamnese e ao exame físico.

O milium sebáceo é caracterizado por pequenos pontos brancos, localizados na base do nariz, queixo e da testa, originados pela presença de glândulas sebáceas obstruídas em função de hormônios maternos.

Carregando...
Q717381

Julgue o item a seguir, acerca da assistência de enfermagem ao recém-nascido.

Os equipamentos empregados para ventilar o recém-nascido em sala de parto compreendem o balão autoinflável, o balão anestésico e o ventilador mecânico manual em T.

Carregando...
Q717103

Julgue o item seguinte, relativo a enfermagem clínica e cirúrgica cardiovascular; enfermagem em emergência cardiovascular; e assistência de enfermagem ao paciente cardíaco.

Durante a evolução, um paciente com diagnóstico médico de infarto agudo do miocárdio pode, de forma simultânea, apresentar dor torácica (decorrente de isquemia do miocárdio), falta de ar (devido à insuficiência cardíaca) e palpitações (como resultado da ocorrência de arritmias cardíacas).

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) C
  • 3) E
  • 4) Certo
  • 5) Errado
  • 6) Certo
  • 7) Certo
  • 8) Errado
  • 9) Errado
  • 10) Errado
  • 11) Certo
  • 12) Certo
  • 13) Certo
  • 14) Certo
  • 15) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282