Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 7 de 7 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 7
Questões por página:
Q766528

Com base nas diretrizes nacionais da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) A Política Nacional de Medicamentos prevê que deverá ser dada especial ênfase ao processo educativo dos usuários ou consumidores acerca dos riscos da automedicação, da interrupção e da troca de medicação prescrita. ( ) As políticas de medicamentos estabelecem a atualização e a implementação da RENAME como instrumento racionalizador das ações no âmbito da assistência farmacêutica. ( ) A RENAME serve de instrumento básico para a elaboração de listas estaduais e municipais de medicamentos, segundo sua situação epidemiológica, e contempla um elenco de produtos necessários ao controle preventivo da maioria das patologias prevalentes no país. ( ) A seleção dos medicamentos da RENAME baseia-se nas prioridades nacionais de segurança pública, bem como na economia, na biotecnologia, na eficácia terapêutica comprovada, na qualidade e na biodisponibilidade dos produtos disponíveis pelos fabricantes. ( ) Os medicamentos para uso ambulatorial no SUS devem ser adquiridos somente de laboratórios públicos e a RENAME serve como orientação para os medicamentos que devem ser produzidos com prioridade no Brasil.

Carregando...
Q744555

A Farmacovigilância é a ciência relativa à detecção, avaliação, compreensão e prevenção dos efeitos adversos ou outros problemas relacionados a medicamentos. É função do farmacêutico realizar ações de farmacovigilância, como detectar e notificar reações adversas a medicamentos (RAMs), as quais podem ser definidas como


Carregando...
Q744966

As interações medicamentosas são responsáveis por uma parcela significativa dos eventos adversos detectados nos serviços de saúde. O ácido acetilsalicílico (AAS) é amplamente utilizado como antiagregante plaquetário em pacientes com risco cardiovascular. A depressão acomete parcela significativa da população, inclusive aquela portadora de cardiopatias e outros espectros da síndrome metabólica. A fluoxetina é um antidepressivo pertencente à classe dos inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS), administrado por longos períodos e bastante empregado no tratamento da depressão. Um paciente com prescrição de AAS e altas doses de fluoxetina apresenta risco potencial de

Carregando...
Q744959

O financiamento da assistência farmacêutica (AF) é de responsabilidade das três esferas da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e pactuado na Comissão Intergestores Tripartite (CIT). Em relação ao processo de financiamento e seus componentes, leia as afirmações abaixo.

Dentre as afirmações apresentadas, as que estão relacionadas ao processo de financiamento de medicamentos no SUS, são

Carregando...
Q750017

De acordo com a RDC nº 20/2011, que dispõe sobre o controle de medicamentos à base de substâncias classificadas como antimicrobianos, de uso sob prescrição, isoladas ou em associação, no ato da dispensação, devem ser registrados nas duas vias da receita os seguintes dados: I. Hora da dispensação. II. Número do lote do medicamento dispensado. III. Rubrica do farmacêutico no verso da receita. Quais estão corretos?

Carregando...
Q744540

Nos serviços de atendimento pré- hospitalar, na farmácia hospitalar e em outros serviços de saúde, o farmacêutico exerce funções clínicas, administrativas e consultivas. Nesse contexto, são atribuições do farmacêutico, EXCETO

Carregando...
Q748736

Considerando a importância dos antibióticos para a vida humana, que utilizados de forma indiscriminada levou ao aumento da resistência dos microrganismos gerando um grave problema de saúde pública, identifique a(s) alternativa(s) INCORRETA(s):

I. Aminoglicosídeos, como a gentamicina e a neomicina, inibem a síntese proteica e dependem de energia e oxigênio para entrar na membrana.

II. A ligação dos antimicrobianos com as proteínas plasmáticas exerce influência sobre várias outras características farmacocinéticas, como sua difusão nos tecidos e líquidos orgânicos, a rapidez com que ultrapassa as membranas celulares, a intensidade de seu efeito antimicrobiano e sua velocidade de eliminação.

III. Antimicrobianos agem principalmente por inibição da síntese de parede celular, alteração da permeabilidade da membrana celular, inibição da síntese de proteínas e inibição da síntese de ácidos nucléicos.

IV. Devido à natureza mais complexa da parede celular, as bactérias Gram positivas são mais resistentes à ação de antibióticos, que não são capazes de cruzar efetivamente esta barreira lipídica.

A sequência que atende ao enunciado da questão é:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) B
  • 3) D
  • 4) A
  • 5) D
  • 6) B
  • 7) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282