Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 76 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Ao que se refere à História do Sul do Brasil, analise os postulados abaixo I. A Guerra do Contestado foi um conflito armado entre a população cabocla e os representantes dos poderes estadual e federal brasileiro, numa região rica em erva-mate e madeira disputadas pelos Estados do Paraná e Santa Catarina. O embate foi agravado ainda pelo fanatismo religioso, expresso pelo messianismo e pela crença, por parte dos caboclos revoltados, de que se tratava de uma guerra santa. II. A Coluna Prestes foi um movimento político-militar brasileiro ligado ao tenentismo, insatisfeitos com a República Velha. Exigiam ainda, o voto secreto, obrigatoriedade do ensino secundário e a renúncia do atual presidente Artur Bernardes. Na defesa desses interesses, muitos revoltosos do Contestado uniram-se a Coluna Prestes, ficando conhecidos como Cidadãos de Cristo, dando um caráter messiânico ao movimento. III. Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha foi uma revolta contra o governo imperial do Brasil. A revolução, que com o passar do tempo adquiriu um caráter separatista, influenciou movimentos que ocorreram em outras províncias brasileiras. A justificativa original para a revolta baseia-se no conflito político entre os liberais, que propugnavam o modelo de estado com maior autonomia às províncias. Nas alternativas abaixo, assinale a correta.

Carregando...

O ano de 1964 ficou marcado por ter sido o ano em que:

Carregando...

No Brasil, o primeiro sistema de divisão política para fins de controle administrativo, instituído pela Coroa portuguesa, foi o de

Carregando...

A República Federativa do Brasil é constituída pela união dos Estados, Municípios e Distrito Federal. O número de estados que integram o território brasileiro é

Carregando...

No espaço de poucos anos os brasileiros assistiram ao processo de impedimento de dois presidentes, Fernando Collor e Dilma Rousseff, levando-se em conta apenas o período da redemocratização isso é muito pouco tempo. Associando este fato ao ocorrido quando do Golpe Civil-Militar de 1964, podemos afirmar que naquela época que quem perdeu o cargo de presidente foi:

Carregando...

Assinale a alternativa CORRETA acerca dos objetivos dos bandeirantes, nome dado aos organizadores que iniciaram a expansão dos territórios centro-sul do Brasil.

Carregando...

Destacam-se como elementos culturais representativos de um povo, entre outros: a língua, as crenças, os comportamentos, os valores, os costumes, a religião, o folclore, a dança, a culinária, a arte. A cultura brasileira é uma mescla de culturas, que sintetizam as várias etnias que formam o povo brasileiro. A respeito da cultura brasileira, analise as afirmativas abaixo e identifique a(s) correta(s): I- Cada região brasileira apresenta aspectos singulares relativos aos costumes, crenças ou manifestações culturais e artísticas. II- Na região nordeste, há uma grande mistura de elementos culturais das culturas indígena, mineira, gaúcha, boliviana e paraguaia. III- Entre as manifestações culturais presentes na região Sul do Brasil, destacam-se as festas instituídas por imigrantes advindos principalmente da Europa no século XX. IV- Uma das principais características da cultura afro-brasileira é sua homogeneidade cultural em todo território brasileiro, em razão dos africanos terem sido trazidos de uma única região da África. Assinale a alternativa correta:

Carregando...

Analise o trecho abaixo e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

“O __________________________ teve início em 1822, quando Dom Pedro declarou a Independência do Brasil, movido pelas intensas transformações políticas no Brasil e em Portugal, tornando o Brasil uma nação independente."

Carregando...

Uma capital é a cidade onde reside o governo central e toda a sede administrativa do Estado. Aracaju é a capital de qual Estado brasileiro?

Carregando...

Neste ano de 2018, a Constituição Federal brasileira completa trinta anos de existência. Elaborada por uma Assembleia Nacional Constituinte instalada em 1987, no ocaso da Ditadura Militar, coordenada pelo deputado Ulysses Guimarães, a Carta Magna ainda hoje é lembrada pelo seu apelido de Constituição

Carregando...

Leia o trecho abaixo e complete a lacuna :

“O primeiro presidente do Brasil foi ___________, ele ficou no cargo de 1889 a 1891."

Carregando...

A respeito do clima do Brasil relacione as colunas abaixo.

1) Tropical :

2) Subtropical:

3) Semiárido:

4) Tropical de altitude:

( ) predomina nas áreas serranas da Região Sudeste. Por causa da altitude mais elevada, apresentam as temperaturas mais baixas de todo o domínio tropical, com média inferior a 18 ºC., e amplitude térmica anual entre 7 °C e 9 °C. No inverno, as geadas ocorrem com certa frequência, em virtude da ação das frentes frias originadas do choque entre as massas tropical e polar.

( ) é encontrado na região central do Brasil, com maior predominância na Região Centro-Oeste. Esse clima apresenta duas estações bem definidas: inverno com temperaturas amenas e seco, e verão quente e chuvoso.

( ) apresenta duas estações do ano bem demarcadas: verão quente e inverno rigoroso, quando podem ocorrer geadas ou neve. As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano, entre 1.500 mm e 2.000 mm/ano

( ) apresenta temperaturas médias anuais em torno de 27 ºC e amplitude térmica ao redor de 5 ºC. As chuvas, além de irregulares, não excedem os 800 mm/ano. Compreende a região do Polígono das Secas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequencia CORRETA:

Carregando...

Completar com o nome condizente com o enunciado da questão. ___________________ foi um dos principais nomes da Inconfidência Mineira. Executado e esquartejado, teve os membros de seu corpo exibidos em diversos locais, para que a punição figurasse como exemplo àqueles que se prostravam contra o governo português.

Carregando...

No começo do século XVII os colonizadores, no Brasil se concentrava nas cidades litorâneas, cuja principal atividade econômica era:

Carregando...
GABARITO:

  • 16) B
  • 17) C
  • 18) A
  • 19) C
  • 20) C
  • 21) B
  • 22) A
  • 23) A
  • 24) B
  • 25) D
  • 26) C
  • 27) A
  • 28) C
  • 29) C
  • 30) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282