Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Não mostrar questões:



Carregando...
Carregando...
Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 123 questões.

Salvar em Meus Filtros Limpar filtro
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q679562

O fiscal da construção de um prédio público determinou à contratada, mesmo não havendo previsão contratual, que passasse a preencher diariamente o livro de ordem, mais conhecido como diário de obras. Além de outras informações necessárias, o fiscal exigiu que o responsável técnico registrasse no referido livro os acidentes e danos materiais ocorridos durante os trabalhos.

Acerca dessa situação hipotética, julgue o item subsequente à luz das resoluções do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.

Atenção: essa questão foi anulada pela banca organizadora, servindo apenas para consulta.

O responsável técnico pela construção tem a obrigação de datar e assinar no diário de obras os relatos de todas as visitas da fiscalização.

Carregando...
Q667199

Assinale a alternativa abaixo que corresponde aos conceitos descritos no quadro a seguir:

I. Área construída; Padrão de acabamento; Custo unitário básico.

II. O órgão deve conhecer suas necessidades; selecionar os possíveis empreendimentos; observar as restrições legais e sociais.

III. Eleger os melhores empreendimentos; Avaliação estimativa do custo do empreendimento; Avaliação do aspecto técnico; Avaliação do aspecto ambiental.

Carregando...
Q665193

De acordo com o Código de Obras do Município de Ivaí, será considerada construção residencial unifamiliar, isolada, a que contiver, ao menos as condições expressas nas alternativas a seguir, EXCETO:

Carregando...
Q643409

O diretor administrativo de um órgão público nomeou uma comissão de recebimento de obra formada por servidores públicos, com o objetivo de verificar se a empresa contratada cumpriu todas as obrigações previstas para a execução dos serviços constantes do contrato assinado entre as partes.

Com relação a essa situação hipotética e ao recebimento provisório e definitivo, julgue os itens subsecutivos.

O recebimento provisório deve ser realizado pela comissão, mediante termo assinado pelas partes, no prazo máximo de quinze dias após o contratado ter informado, por comunicação escrita, que a obra fora encerrada.

Carregando...
Q643473

Para realizar a licitação da obra de um empreendimento público considerado potencialmente poluidor pelo órgão ambiental de um município de determinado estado, e que afetará municípios vizinhos situados nesse mesmo estado, a administração pública contratou estudos ambientais e aguardou a emissão do devido licenciamento para a contratação das obras necessárias à implantação do empreendimento. Durante a sua execução, a obra foi paralisada em razão de o órgão licenciador municipal não ter competência para emitir o respectivo licenciamento.

Julgue os seguintes itens, relativos a essa situação hipotética.

Para iniciar a obra em questão, o documento legalmente exigido seria a licença prévia.

Carregando...
Q691718

Como parte do estudo do conforto térmico em determinado ambiente, está sendo avaliada uma peça homogênea com 3,00 m de largura, 5,00 m de comprimento e 0,20 m de espessura, cujo material tem condutividade térmica de 0,5 W/(m.K).

Considerando-se a expressão para a determinação da resistência térmica de um material homogêneo, de acordo com a NBR 15220-2:2005 (Desempenho térmico de edificações – Parte 2 – Métodos de cálculo da transmitância térmica, da capacidade térmica, do atraso térmico e do fator solar de elementos componentes de edificações), a resistência térmica dessa peça corresponde a

Carregando...
Q675541

Durante o processo licitatório de uma obra em que foi adotado o regime diferenciado de contratações públicas (RDC), o edital previa que os licitantes apresentassem suas ofertas por meio de lances públicos e sucessivos, decrescentes, sem apresentação de lances intermediários. Com referência a essa situação, é correto afirmar que foram adotados, respectivamente, o modo de disputa e o critério de julgamento

Carregando...
Q679574

A respeito da Resolução n.º 185/2012 do Superior Tribunal Militar e suas alterações, julgue os item que se segue.

É vedada, na etapa de habilitação técnica do processo de contratação de obras e serviços, a restrição do número máximo de atestados que podem ser apresentados pela licitante para comprovar sua capacidade técnico-operacional, uma vez que tal atitude limita o caráter competitivo do certame.

Carregando...
Q675539

Uma obra pública de um empreendimento potencialmente poluidor estava sendo planejada para ser licitada e iniciada no corrente ano. Atendendo às exigências da Resolução do CONAMA n.º 237/1997, para que o empreendimento seja licitado e a obra iniciada, é condição obrigatória que sejam obtidos(as)

Carregando...
Q679492

Um engenheiro de um órgão da administração pública federal, responsável pela fiscalização da construção do novo edifício sede desse órgão, realizou uma visita de rotina para verificar o andamento da obra (40% concluída). Após visitar o canteiro e conversar com o mestre de obras, o engenheiro constatou que:

-não havia livro de ordem no local; o mestre de obra informou que esse livro era eletrônico e estava disponível na página da Internet da empresa;

-a anotação de responsabilidade técnica (ART) de execução da obra estava registrada apenas no nome do proprietário da empresa, que esteve presente na obra apenas três vezes até o momento da visita.

A respeito dessa situação hipotética e de aspectos legais e técnicos a ela relacionados, julgue o item a seguir.

Mesmo que o engenheiro em questão tivesse acesso aos diários de obras, estes não são considerados livros de ordem.

Carregando...
Q679555

Ao concluir a construção de um prédio público, a contratada comunicou por escrito à administração pública que a obra estava em condições de ser recebida. Entretanto, por falta de pessoal técnico disponível, a administração pública informou que, naquele momento, não poderia ser agendado o recebimento provisório.

Nessa situação hipotética,

na falta de pessoal técnico disponível, a administração poderia designar servidor público sem formação técnica para realizar o recebimento provisório da obra.

Carregando...
Q679567

A respeito da certificação do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL) Edificações, julgue o item que se segue.

Apesar de o Selo PROCEL Edificações ser outorgado somente para edificações construídas, as etapas de projeto e construção devem atender, em todas as suas fases, às exigências das normas do citado programa de certificação.

Carregando...
Q706240

Considerando a legislação profissional do sistema CONFEA-CREA, julgue os itens subsequentes.

Recentemente, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, considerando a necessidade de adoção de mecanismos que propiciassem eficiente acompanhamento e controle da participação efetiva dos profissionais nas obras e serviços pelos quais são responsáveis técnicos, instituiu o livro de ordem de obras e serviços das profissões abrangidas pelo CONFEA/CREA, vinculado à respectiva anotação de responsabilidade técnica.

Carregando...
Q706245

Considerando a legislação profissional do sistema CONFEA-CREA, julgue os itens subsequentes.

Devido à responsabilidade civil da empresa construtora pela solidez e segurança da construção, a baixa da anotação de responsabilidade técnica só poderá ser requerida cinco anos após o término da obra.

Carregando...
Q724103

Mário, engenheiro civil responsável técnico pela construção da obra de um viaduto, elaborou o projeto sem as cautelas necessárias e permitiu a continuidade de sua execução de forma falha, mesmo após alertado de sua instabilidade, propiciando o desabamento da estrutura em construção e a morte de um trabalhador. A imperícia de Mário foi constatada por laudo pericial conclusivo. No curso de ação penal, restaram comprovadas a materialidade e autoria delitivas.

No caso em tela, Mário cometeu:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Anulada
  • 5) Errado
  • 9) B
  • 13) Certo
  • 2) D
  • 6) B
  • 10) Errado
  • 14) Errado
  • 3) D
  • 7) D
  • 11) Errado
  • 15) C
  • 4) Errado
  • 8) Certo
  • 12) Errado
  •  
Carregando...
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889