Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 9 de 9 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 9
Questões por página:
Q626871

Analise as figuras 40 e 41 a seguir para responder à questão.


Por meio de croquis, Renzo Piano apresenta a verdadeira intenção de seus projetos, revelando em muitos deles a preocupação com o usuário e sua apropriação do espaço. Nas figuras apresentadas, evidencia-se a preocupação com

Carregando...
Q522606

No que se refere a fluxogramas e a programas de necessidades complexas para projetos de arquitetura em edifícios, julgue os itens subsecutivos.

As condições do lugar, a influência do entorno e a topografia do terreno foram elementos pouco considerados nas implantações arquitetônicas modernas como as de Oscar Niemeyer, que exaltava o estilo da arquitetura internacional, cujo pressuposto era de que máquinas de morar poderiam ser implantadas da mesma forma em qualquer lugar.

Carregando...
Q144389

Com relação à sustentabilidade e ao impacto ambiental, julgue os itens a seguir.

No desenho urbano de uma cidade compacta, busca-se a proximidade entre habitação, empregos, serviços, comércio e lazer, o que contribui para o uso eficiente do espaço com qualidade de vida.

Carregando...
Q68492

A arquitetura brasileira contemporânea tem sido mundialmente reconhecida. Observe abaixo desenhos e imagens de quatro projetos do arquiteto paulista Angelo Bucci, referência internacional entre a nova geração de arquitetos.

Imagem 001.jpg
Imagem 002.jpg

Em relação aos princípios fundamentais dessa arquitetura, constata-se que

Carregando...
Q98977

Considere abaixo os cortes do edifício das Termas de Vals (1990-1996), Suíça, do arquiteto Peter Zumthor, e do edifício do Centro de Artes Casa das Mudas (2001-2004), Ilha da Madeira, Portugal, do arquiteto Paulo David.
Imagem 005.jpg

Os dois desenhos exemplificam um aspecto da arquitetura contemporânea: preocupação com a ação do homem sobre o meio ambiente. Analisando os desenhos, é correto afirmar:

I. A materialidade pesada, explicitamente gravitacional, é patente nas duas obras.

II. A intensa conotação geológica, criando novas referências reconhecíveis, mostra o potencial desse tipo de implantação.

III. Edifícios com essa configuração têm altura limitada a três pavimentos por motivos estéticos.

IV. A condição corpórea desta arquitetura, revelada pela profundidade de seus vazios, necessita da luz natural como matéria essencial de projeto.

É correto o que consta em

Carregando...
Q100954

Considere o projeto de James Stirling e equipe para uma série de residências estudantis da Universidade de St. Andrews (1964-68), paradigma nas discussões que envolvem conjuntos habitacionais:
Imagem 008.jpg
Imagem 009.jpg

Considerando tais edifícios, constata-se que

Carregando...
Q100955

Considere o Piccolo Teatro del Mondo, projeto de Aldo Rossi (1979), realizado com estrutura tubular e placas de madeira sobre um barco, em Veneza.
Imagem 010.jpg
Constata-se que essa obra

I. expressa a vontade de referenciar os monumentos que definem a memória de Veneza.

II. é uma contundente crítica ao modernismo e nada tem do movimento moderno.

III. é uma celebração da matéria, sendo a forma somente o veículo que a torna possível.

IV. apoia-se na iconografia como suporte do sentimento.

Está correto o que se afirma em

Carregando...
Q98979

Analise os esquemas de obra e as fotos do projeto do Estádio San Nicola (1987-90) em Bari, Itália, do arquiteto italiano Renzo Piano.
Imagem 008.jpg
Imagem 009.jpg

Considerando as características desta obra, é correto afirmar:

Carregando...
Q100951

Considere os desenhos e imagens de seis obras de Lina bo Bardi, abaixo,
Imagem 003.jpg
e a seguinte frase de Lina:

Mas o tempo linear é uma invenção do Ocidente, o tempo não é linear, é um maravilhoso emaranhado onde, a qualquer instante, podem ser escolhidos pontos e inventadas soluções, sem começo nem fim.

Observando-se tais obras constata-se que

I. sua criação é um mosaico capaz de juntar o impensável, não porque parta de projetos, não porque tenha fantasias, mas, ao contrário, porque trabalha com o material disponível.
II. ela exercia a arquitetura pela arquitetura, sem ficar pincelando em seu trabalho referências de outros campos como arte, filosofia, antropologia, literatura e psicanálise.
III. seu trabalho apoia-se na ideia anti-intervencionista, representando a defesa do caráter sagrado dos edifícios con- siderados monumentos.
IV. Lina foi uma defensora do novo, sem se deixar perturbar pelo pré-existente, sem necessidade de contar com o entorno para recriá-lo ou traduzir em sua obra. Está correto o que se afirma APENAS em

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) Errado
  • 3) Certo
  • 4) A
  • 5) C
  • 6) D
  • 7) B
  • 8) B
  • 9) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282