Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 16 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q778568

Em junho de 2011, um menino de 11 anos de nome Juan foi morto na Grande Vitória. Seu desaparecimento durou duas semanas. Um corpo de criança foi encontrado, no mesmo período, em estado de putrefação, nas margens de um córrego, cerca de alguns quilômetros de distância do local do crime. Na perícia de local, a antropóloga forense identificou o cadáver como sendo de uma menina. Posteriormente, por meio de exame genético, comprovou-se que aquele cadáver era do menino de 11 anos. A antropóloga forense, para identificação daquele corpo, de acordo com sua faixa etária, não poderia utilizar o(s)/a(s):

Carregando...
Q647944

O método de Carrea para estimar a altura de um indivíduo fundamenta-se no fato de que existe proporcionalidade entre os diâmetros dos dentes e a altura de um indivíduo. Para tanto, mede-se o(a)

Carregando...
Q647943

A estimativa do sexo de uma pessoa a partir dos dados craniométricos pode ser obtida por meio do índice de Baudoin, que é expresso por

Carregando...
Q647942

Em relação à análise das rugosidades palatinas, é correto afirmar que

Carregando...
Q697238

Em relação à identificação policial ou judiciária podem ser destacados vários métodos de identificação, entre eles, o sistema dactiloscópico de Vucetich, que se baseia na disposição das cristas papilares que se encontram na polpa dos dedos. A presença de um, ou dois, ou nenhum delta numa impressão digital estabelece os quatro tipos fundamentais do Sistema dactiloscópico de Vucetich, assim qual a alternativa CORRETA em relação a esse sistema?

Carregando...
Q709638

No incêndio e desabamento de um prédio, algumas vítimas tiveram seus corpos fragmentados e carbonizados. Considerando-se os recursos utilizados pela odontologia legal para a identificação de indivíduos, é correto afirmar:

Carregando...
Q709637

No exame antropológico forense de uma ossada humana completa, correspondente a um indivíduo adulto, com finalidade de definir altura e sexo, os ossos mais indicados para essa análise são, respectivamente:

Carregando...
Q647945

O crânio de um cadáver encontrado mostrava, na dentição decídua, a presença dos caninos inferiores; na dentição permanente, os incisivos centrais e laterais superiores e inferiores erupcionados, primeiros molares superiores e inferiores erupcionados, segundos molares inferiores erupcionados e superiores em erupção. No referido crânio, os caninos superiores já estavam erupcionados, mas os caninos inferiores não eram visualizados por intraoral no arco, não havendo erupção dos terceiros molares.

Com base nessa situação hipotética, antes de serem realizados os exames complementares, é correto afirmar que o crânio seria de uma criança

Carregando...
Q617930

O arquivo digitalizado de impressões digitais em Sistemas Automatizados de Impressão Digital (AFIS) já é uma realidade no Brasil. No Instituto de Identificação de Santa Catarina o AFIS já vem sendo utilizado há alguns anos e tem se mostrado uma ferramenta muito importante e eficiente na identificação de criminosos que deixam vestígios papiloscópicos em locais de crime e em casos de pessoas que tentam retirar Carteiras de Identidade baseadas em documentos com falsidade documental e/ou ideológica. Em relação ao Sistema Automatizado de Impressão Digital, é correto afirmar:

I. Apesar de ser um sistema automatizado, é o Papiloscopista o profissional qualificado para, se necessário, tratar imagens e marcar novos pontos característicos nas impressões digitais inseridas no sistema.

II. Somente as impressões digitais de criminosos, ou seja, de indivíduos que em algum momento da vida foram indiciados ou presos, formam o banco do Sistema Automatizado de Impressão Digital (AFIS).

III. Na resposta de uma inserção de uma impressão digital no banco de dados do Sistema Automatizado de Impressão Digital, o AFIS apresenta candidatos com maiores pontuações para comparação, de acordo com seus parâmetros. Essas impressões são então analisadas pelo Papiloscopista, que utilizando seus conhecimentos técnicos, determina se foram ou não produzidas pela mesma pessoa.

IV. O Sistema Automatizado de Impressão Digital (AFIS) efetua as comparações solicitadas pelo operador (1x1 ou 1xn) e sempre apresenta/identifica o autor da impressão digital inserida.

A sequência correta é:

Carregando...
Q618298

O encontro de restos mortais humanos parcial ou totalmente esqueletizados, sem que seja possível ter certeza de sua identidade, leva a necessidade do exame antropológico forense. Entre os métodos de análise dos dados originados de exames antropológicos forenses, podemos destacar as tabelas de decisão, os gráficos de baixa abrangência, os índices, as funções discriminantes e as equações de regressão. Nesse sentido, qual das definições abaixo se refere a metodologia de análise de dados aplicada em Antropologia Forense denominada equações de regressão?

Carregando...
Q618301

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas da sentença abaixo:

Na interface da Antropologia Forense com a Odontologia Legal, a análise do ___________________ permite a estimativa de ______________, por meio de ________________, utilizando algumas características como: ___________, _____________; ____________, pertinentes ao método _______________, considerado um método _________________ de identificação.

Carregando...
Q618300

A distinção entre ossos de animais e de seres humanos é feita, de início, morfologicamente, pelo exame de suas dimensões e caracteres que o tornam diferentes. Microscopicamente, observam-se diferenças na disposição do tamanho de certos canais, que são em menor número e mais largos no homem, com até 8/mm2, e chegando a 40/mm² nos animais, sendo esses mais estreitos, redondos e numerosos. Qual a nominação de tais canais?

Carregando...
Q618305

O método odontológico para estimativa de idade é, indiscutivelmente, um dos métodos mais precisos para indivíduos jovens, devido aos padrões conhecidos de erupção e mineralização dental. Considerando a resistência dental a fatores degenerativos, métodos para a estimativa de idade em adultos têm sido propostas, também com base em informações dentais. Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. Gustafson pode ser considerado um dos grandes pioneiros nos métodos de estimativa de idade em indivíduos adultos, conjugou vários indicadores etários para dentes unirradiculares, designadamente: o desgaste oclusal, a deposição de dentina secundária, a recessão gengival, a aposição de cemento radicular e a reabsorção e transparência radicular apical.

II. O método de Kvaal é baseado na análise de medidas lineares do comprimento da polpa, do dente e da raiz, bem como medidas da largura da raiz e da polpa em três diferentes níveis da raiz, inicialmente aplicados em radiografias periapicais e, mais tarde, em radiografias panorâmicas e tomografias.

III. O método de Cameriere é baseado na análise de medidas da área da polpa e do dente em radiografias periapicais e panorâmicas.

Carregando...
Q618302

No último sábado, deu entrada no Instituto Médico Legal de Florianópolis, uma ossada humana incompleta, com ausência da pelve. Analise as afirmações abaixo, e defina o perfil antropológico do indivíduo quanto as estimativas de sexo, ancestralidade e idade, respectivamente.

I. No exame antropológico do crânio encontram-se apófise mastóidea proeminente, fronte inclinada para trás e glabela proeminente. Associado, verificou-se pelo Método de Gilles & Elliot um resultado de 892,26mm e Índice de Baudoin abaixo de 50mm.

II. Crânio arredondado, nariz com largura estreita, perfil da face reta, forma das órbitas angular, forma do palato parabólico.

III. Após a realização de radiografia panorâmica verificou-se que os terceiros molares superiores e inferiores possuem coroa completa e fechamento apical. E ao examinar o esterno, observa-se que os três centros de ossificação que forma o manúbrio apresentam-se consolidados.

Carregando...
Q337355

Em um processo de identificação de restos humanos,

estabelecidos o diagnóstico do sexo do indivíduo e a

confirmação da espécie humana, o próximo estudo far-se-á

no sentido de determinar a faixa etária. A partir da

puberdade, diagnostica-se a idade, com boa aproximação,

por meio do exame e da observação do(da)

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) C
  • 3) E
  • 4) B
  • 5) B
  • 6) E
  • 7) C
  • 8) D
  • 9) A
  • 10) A
  • 11) C
  • 12) B
  • 13) C
  • 14) D
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282