O esquema corporal é fundamental para a boa postura e para o equilíbrio e, a partir dele, adquirimos conceitos para a estruturação espaço-temporal, a construção do esquema corporal vem por três etapas: o corpo vivido, o corpo percebido e o corpo representado: Assinale a alternativa INCORRETA sobre essas etapas:
O handebol é um dos esportes mais
tradicionais no ambiente escolar. No que diz
respeito à sua história e prática, considere as
seguintes afirmativas:
I- Ao goleiro é permitido: quando na área, tocar a
bola com qualquer parte do corpo numa tentativa
de defesa, bem como deslocar-se livremente com
a bola nas mãos; quando fora da área, tomar parte
do jogo como qualquer outro jogador de quadra;
II- Na sua forma moderna, o handebol foi criado
pelo alemão Hirschmann em 1912 e no mesmo
ano foi introduzido no programa oficial dos Jogos
Olímpicos em Estocolmo, Suécia;
III- O sistema 6:0 no handebol caracteriza-se pela
ofensividade e pela intensa troca de posição entre
os atletas;
IV- Na prática do handebol, três movimentos
naturais acontecem de forma constante: o correr,
o saltar e o arremessar;
Assinale a alternativa CORRETA:
Uma das figuras nas imagens indica que o objetivo da mulher é permanecer magra. Nesse sentido, a educação física poderá contribuir com ações que conduzam os indivíduos a tomarem consciência de hábitos alimentares saudáveis e da importância da atividade física.
Em 1882 na reforma realizada por Rui Barbosa, foi recomendada que a ginástica:
O crescimento é um processo biológico, de multiplicação e aumento do tamanho celular, expresso pelo aumento do tamanho corporal São tipos de crescimento:
Com relação às regiões corporais, o nosso corpo é dividido tradicionalmente em cabeça, pescoço, tronco e membros. Nesse sentido, ao realizar um exercício para o membro superior, em que o movimento articular envolvido é a extensão do cotovelo, tem-se como músculo agonista dessa ação:
O músculo esquelético é um dos três tipos de músculos do corpo humano e suas fibras estriadas são compostas por diversas miofibrilas, as quais comportam proteínas em forma de filamentos finos e grossos de actina e miosina. Estes filamentos são os principais agentes durante uma contração muscular. No entanto, o músculo esquelético estriado possui contração voluntária, que ocorre a partir de um estimulo intencional. Desse modo, a contração se inicia:
A figura a seguir mostra a taxa anual de crescimento de dois meninos. A partir da interpretação da figura é possível afirmar que:
Ao orientar um exercício, o profissional de Educação Física deve ter conhecimento dos termos específicos utilizados na descrição de determinado movimento. Assim, a partir da posição anatômica, definem-se os movimentos que acontecem nos segmentos corporais, levando-se em consideração os planos e eixos imaginários que são estabelecidos com base nesta posição. Nesse sentido, é correto afirmar que:
O esqueleto humano é formado por um conjunto
de ossos que, além de dar sustentação ao corpo,
protege os órgãos internos, fornece pontos de apoio
para a fixação dos músculos e pode ser dividido em
duas porções: axial e apendicular. Desse modo, a
respeito do esqueleto apendicular, é correto afirmar
que:
O esporte é reconhecidamente um fenômeno sociocultural e este tem sido objeto de discussões em vários estudos de
pesquisadores como Betti, Bracht, Paes, Freire, Moreira, entre outros. Alguns desses pesquisadores se posicionam a favor do
esporte no contexto escolar, outros se posicionam contra. Sobre a utilização do esporte na escola, analise as afirmativas abaixo e,
em seguida, assinale o item que contém o somatório das opções corretas.
(02) O esporte, nas aulas de Educação Física, deve ser tematizado de forma ampla e lúdica, sendo contextualizado numa perspectiva
crítica e participativa. Quanto mais diversificadas forem as modalidades esportivas desenvolvidas na escola, maiores serão as
alternativas voltadas para os praticantes.
(04) O esporte deve contemplar, além dos aspectos lúdicos, momentos nos quais seja possível apreender a leitura técnica e tática.
Os alunos precisam compreender como o esporte é evidenciado na sociedade. Assim, mesmo utilizando o lúdico, o esporte na
escola precisa ser uma cópia do esporte de rendimento, tal como predomina na sociedade.
(06) No ensino do esporte na escola, o professor poderá utilizar como estratégia metodológica a adaptação das regras para que os
alunos se apropriem dos conhecimentos do esporte no ato de jogar, de forma que todos possam realmente ser incluídos e possam
jogar.
(08) O esporte na escola diferencia-se do esporte de rendimento. No entanto, nas aulas de Educação Física, o professor deve
abordar pedagogicamente temas relacionados ao esporte de rendimento, a fim de que o aluno faça uma leitura desse fenômeno
sociocultural de forma abrangente, sem, no entanto, ser submetido a práticas da competitividade de forma exacerbada, com a
utilização de regras rígidas, movimentos padronizados, produtividade e vitória.
De acordo com Malina & Bouchard (2002), o conceito de maturação sugere um progresso em direção a um estado de amadurecimento. Cada pessoa apresenta um “relógio biológico” inato dentro de si que parece regular seu desenvolvimento em direção ao estado de amadurecimento. A ideia de maturação depende, particularmente, dos sistemas que serão analisados, mas a questão relevante é que as pessoas terão variações quanto ao nível de maturação que atingem em um determinado período da vida e na taxa de maturação ao longo do tempo. Dentro dessa perspectiva, é possível afirmar que:
Potter (2013) afirma que “os cuidados de higiene adequados requerem uma compreensão da anatomia e fisiologia da pele, unhas, cavidade oral, olhos, orelhas e nariz”. A epiderme é a camada mais externa da pele e participa da manutenção do equilíbrio entre o meio externo e o meio interno do organismo e é dividida em cinco subcamadas na pele espessa, relacionadas da mais interna para a mais externa em:
O soro fisiológico é uma solução isotônica, em relação aos líquidos corporais, que contem 0,9% em massa de NaCl em água destilada, ou seja, cada 100 ml da solução aquosa contém 0,9 gramas do sal. Nessas condições, quantos MG de sal existirão em 10 ml de soro fisiológico?
“Região de transição entre o esôfago inferior e o estômago, que também denomina-se esfíncter esofágico inferior, (EEI)." Trata-se de