Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 77 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

 O músculo deltoide tem como função abduzir o braço além dos 15° iniciais determinados pelo
supraespinal (principal abdutor do braço), suas fibras claviculares auxiliam na flexão do braço, as fibras posteriores auxiliam na extensão. Sobre o deltoide é correto afirmar que:

Carregando...

O sistema digestório tem a função de mastigação, ingestão, absorção dos alimentos, a eliminação de substâncias e resíduos não aproveitados. Também é responsável por prover o organismo de suprimento contínuo de água, nutrientes e eletrólitos. Quando um processo patológico se instala no sistema digestório, gera alterações na sua estrutura ou na função, esses problemas se manifestam por sinais e sintomas característicos.

Assinale a alternativa INCORRETA.

Carregando...

Os músculos são estruturas anatômicas de formas e comprimentos variáveis. Representam cerca de 40% a 50% do peso corporal total e são capazes de transformar energia química em energia mecânica. O corpo humano contém três tipos de músculos, que são

Carregando...

A cadeia de sobrevivência é uma forma gráfica que apresenta os principais passos a serem seguidos em um atendimento de parada cardiopulmonar.

Sobre este tema, o último elo da cadeia destaca os cuidados pós-PCR. Quais cuidados são preconizados pós -PCR no ambiente intra-hospitalar.

Carregando...

O impulso contrátil que dá origem à contração cardíaca, em um indivíduo em condições normais, tem início em um grupo de fibras musculares cardíacas especializadas, localizadas no átrio direito, que recebem o nome de

Carregando...

As ações musculares dependem do grau de estimulação e da força desenvolvida pelo músculo diante da resistência externa a ele imposta. Com relação aos estímulos externos, ou mesmo em ações isoladas que não requerem movimentos durante o exercício, as ações musculares podem ser divididas em três tipos:

Carregando...

No estudo radiológico para avaliação das articulações sacroilíacas, as incidências que devem ser executadas na completa análise diagnóstica são

Carregando...

A função básica do coração é impulsionar o sangue aos órgãos periféricos, de modo semelhante a uma bomba hidráulica. O átrio e o ventrículo funcionam como uma bomba em série, sendo que o átrio direito e o ventrículo direito impulsionam o sangue para os pulmões, e o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo, para os tecidos. Acerca desse assunto, assinale a alternativa que indica a valva cardíaca que permite a passagem do sangue do átrio direito para o ventrículo direito.

Carregando...

A flexibilidade é uma capacidade física que tem seu pico de desenvolvimento na passagem da infância para a adolescência? 

Carregando...

Sobre o sistema cardiovascular, considerando de forma sucinta suas principais funções, é correto afirmar que possui cinco diferentes categorias, a saber:

Carregando...

As estruturas do nosso organismo: supra renal, hipófise e hipotálamo fazem parte de qual sistema do organismo humano? Marque a alternativa correta.

Carregando...

O desenvolvimento das cavidades do coração são obtidas através de qual prática?

Carregando...

No que diz respeito à anatomia macroscópica, a figura a seguir apresenta

Carregando...

O exame de tomografia computadorizada na avaliação de distúrbio interno do joelho sempre foi limitado, devido à incapacidade de representar com precisão a anatomia normal e anormal dos tecidos moles. A patologia que indica uma baixa precisão diagnóstica para avaliação do joelho é

Carregando...

A contração e o relaxamento muscular dependem do somatório dos impulsos nervosos recebidos pelas unidades motoras, com origem no estímulo externo. Desse modo, é correto afirmar que:

I. Quanto maior for o impulso nervoso produzido por esses estímulos, maior será a quantidade de unidades motoras solicitadas para a contração muscular, de acordo com o tipo de fibras.

II. Se todas as unidades motoras de um músculo são ativadas, a força máxima produzida por esse músculo corresponde à soma de unidades motoras múltiplas, podendo apresentar ganhos de força sem a presença de modificações na área de secção transversa da musculatura, como, por exemplo, a hipertrofia do músculo e o aumento do seu tamanho.

III. O recrutamento das unidades motoras não depende do exercício que está sendo executado, poistodas as unidades motoras são solicitadas ao mesmo tempo.

IV. Geralmente, o recrutamento das unidades motoras é determinado pelo tamanho do seu motoneurônio. Indique a alternativa CORRETA

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) B
  • 3) A
  • 4) A
  • 5) E
  • 6) C
  • 7) E
  • 8) B
  • 9) A
  • 10) B
  • 11) D
  • 12) C
  • 13) B
  • 14) E
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282