Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 42 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q735535

Considere que um paciente, sexo masculino, 9 anos de idade, foi encaminhado pela escola para atendimento no centro de saúde. Ao realizar o exame clínico do paciente, o cirurgião-dentista identificou que o dente 46 estava com lesão de cárie extensa e o dente 54, com uma fístula. De acordo com a classificação estabelecida pela Federação Dentária Internacional (FDI), os dentes 46 e 54, respectivamente, são

Carregando...
Q668452

O planejamento de um dente ausente dispõe de algumas alternativas. Uma das opções é a prótese parcial fixa. A situação clínica que requer menor exigência mecânica na arcada superior é a reposição do:

Carregando...
Q738882

Uma criança de 5 anos chega na UBSF com queixa de dor quando se alimenta. Após exame clínico, o dentista diagnostica a presença da cárie nos elementos dentários 74 e 84. Para anotação no prontuário do paciente, quais os dentes envolvidos, respectivamente:

Carregando...
Q738868

É a fase intermediária que corresponde ao período de transição, época da mudança dos dentes. Considerando, pois, que está dentição tem início com a erupção dos primeiros molares permanentes e se encerra com a esfoliação dos molares decíduos, denomina-se

Carregando...
Q646307

A união de 2 dentes que mantêm cavidades pulpares independentes, resultante da união de dois gérmen dentários adjacentes.

Carregando...
Q750556

Cada dente possui 5 faces. Assinale entre as alternativas abaixo a face do canino superior esquerdo que toca o incisivo lateral superior esquerdo.

Carregando...
Q681786

O profissional TSB deve possuir um conhecimento mínimo sobre a anatomia da cavidade oral e dentária para um exercício seguro de suas atribuições. São características do dente humano, exceto:

Carregando...
Q728038

Leia as afirmativas a seguir: I. O desenvolvimento radicular inicia-se um pouco após a formação coronária. Os epitélios, interno e externo, do órgão do esmalte formam a bainha epitelial de Hertwig na alça cervical, a qual se prolifera continuamente crescendo em direção apical para formação da raiz. II. A polpa é um tecido conjuntivo frouxo, que reage de forma similar a outros tecidos de mesma constituição encontrados em outras regiões do organismo em situações fisiológicas ou patológicas. III. A matriz de dentina é constituída basicamente de colágeno e proteínas não colágenas. IV. A formação do dente inicia-se durante a sexta semana de vida embrionária do ser humano. A partir da proliferação do ectoderma relativo aos processos mandibular e maxilar, originam-se as lâminas dentais. Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q734059

Em qual método de numeração dentária, o elemento 12 corresponde ao primeiro pré-molar superior esquerdo?

Carregando...
Q738873

Uma jovem de 19 anos compareceu em uma Unidade Básica de Saúde da Família reclamando de dor ao frio e quando ingeria alimentos doces, na região dos dentes molares superior esquerdo. Durante o exame clínico, o cirurgião‐dentista diagnosticou a presença de cárie no primeiro e segundo molar. É preciso fazer as anotações no portuário do usuário, tanto do procedimento a ser realizado, como também dos dentes envolvidos de acordo com o sistema de notação ISO/FDI. Que anotação deverá ser feita correspondente aos dentes envolvidos na situação acima citada?

Carregando...
Q668459

O exame clínico dos abscessos palatinos, normalmente, revela um aumento de volume firme e doloroso próximo ao dente causador, geralmente originados das raízes, que frequentemente inclinam-se para palatina, dos:

Carregando...
Q681824

Com relação à nomenclatura das faces dos elementos dentais, assinale a alternativa que corresponde às faces livres:

Carregando...
Q681324

Os dentes inclusos são aqueles que, mesmo completamente desenvolvido, não fez sua erupção na época normal. Qual grupo dentário apresenta uma menor incidência de inclusão:

Carregando...
Q664248

Há diversos fatores que interferem na erupção dentária. Eles podem ser gerais ou locais, e atuam tornando a erupção mais prematura ou mais retardada. Assinale a alternativa que corresponde a um fator geral que causa erupção retardada.

Carregando...
Q643456

“São as faces dos dentes que não mantem contato com outros dentes da mesma arcada, estando voltadas, respectivamente, para o lábio e bochechas (vestíbulo bucal) e para a língua ou palato."

Com relação à nomenclatura das faces dos dentes, o texto traz a definição para:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) B
  • 3) C
  • 4) E
  • 5) B
  • 6) C
  • 7) C
  • 8) E
  • 9) D
  • 10) B
  • 11) C
  • 12) C
  • 13) A
  • 14) C
  • 15) A
  •  

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282