Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 76 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

 O músculo deltoide tem como função abduzir o braço além dos 15° iniciais determinados pelo
supraespinal (principal abdutor do braço), suas fibras claviculares auxiliam na flexão do braço, as fibras posteriores auxiliam na extensão. Sobre o deltoide é correto afirmar que:

Carregando...

O sistema digestório tem a função de mastigação, ingestão, absorção dos alimentos, a eliminação de substâncias e resíduos não aproveitados. Também é responsável por prover o organismo de suprimento contínuo de água, nutrientes e eletrólitos. Quando um processo patológico se instala no sistema digestório, gera alterações na sua estrutura ou na função, esses problemas se manifestam por sinais e sintomas característicos.

Assinale a alternativa INCORRETA.

Carregando...

Os músculos são estruturas anatômicas de formas e comprimentos variáveis. Representam cerca de 40% a 50% do peso corporal total e são capazes de transformar energia química em energia mecânica. O corpo humano contém três tipos de músculos, que são

Carregando...

A cadeia de sobrevivência é uma forma gráfica que apresenta os principais passos a serem seguidos em um atendimento de parada cardiopulmonar.

Sobre este tema, o último elo da cadeia destaca os cuidados pós-PCR. Quais cuidados são preconizados pós -PCR no ambiente intra-hospitalar.

Carregando...

O impulso contrátil que dá origem à contração cardíaca, em um indivíduo em condições normais, tem início em um grupo de fibras musculares cardíacas especializadas, localizadas no átrio direito, que recebem o nome de

Carregando...

As ações musculares dependem do grau de estimulação e da força desenvolvida pelo músculo diante da resistência externa a ele imposta. Com relação aos estímulos externos, ou mesmo em ações isoladas que não requerem movimentos durante o exercício, as ações musculares podem ser divididas em três tipos:

Carregando...

No estudo radiológico para avaliação das articulações sacroilíacas, as incidências que devem ser executadas na completa análise diagnóstica são

Carregando...

A função básica do coração é impulsionar o sangue aos órgãos periféricos, de modo semelhante a uma bomba hidráulica. O átrio e o ventrículo funcionam como uma bomba em série, sendo que o átrio direito e o ventrículo direito impulsionam o sangue para os pulmões, e o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo, para os tecidos. Acerca desse assunto, assinale a alternativa que indica a valva cardíaca que permite a passagem do sangue do átrio direito para o ventrículo direito.

Carregando...

Sobre o sistema cardiovascular, considerando de forma sucinta suas principais funções, é correto afirmar que possui cinco diferentes categorias, a saber:

Carregando...

As estruturas do nosso organismo: supra renal, hipófise e hipotálamo fazem parte de qual sistema do organismo humano? Marque a alternativa correta.

Carregando...

O desenvolvimento das cavidades do coração são obtidas através de qual prática?

Carregando...

No que diz respeito à anatomia macroscópica, a figura a seguir apresenta

Carregando...

O exame de tomografia computadorizada na avaliação de distúrbio interno do joelho sempre foi limitado, devido à incapacidade de representar com precisão a anatomia normal e anormal dos tecidos moles. A patologia que indica uma baixa precisão diagnóstica para avaliação do joelho é

Carregando...

A contração e o relaxamento muscular dependem do somatório dos impulsos nervosos recebidos pelas unidades motoras, com origem no estímulo externo. Desse modo, é correto afirmar que:

I. Quanto maior for o impulso nervoso produzido por esses estímulos, maior será a quantidade de unidades motoras solicitadas para a contração muscular, de acordo com o tipo de fibras.

II. Se todas as unidades motoras de um músculo são ativadas, a força máxima produzida por esse músculo corresponde à soma de unidades motoras múltiplas, podendo apresentar ganhos de força sem a presença de modificações na área de secção transversa da musculatura, como, por exemplo, a hipertrofia do músculo e o aumento do seu tamanho.

III. O recrutamento das unidades motoras não depende do exercício que está sendo executado, poistodas as unidades motoras são solicitadas ao mesmo tempo.

IV. Geralmente, o recrutamento das unidades motoras é determinado pelo tamanho do seu motoneurônio. Indique a alternativa CORRETA

Carregando...

Os músculos gastrocnêmio e sóleo estão relacionados a quais movimentos humanos?

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) B
  • 3) A
  • 4) A
  • 5) E
  • 6) C
  • 7) E
  • 8) B
  • 9) B
  • 10) D
  • 11) C
  • 12) B
  • 13) E
  • 14) A
  • 15) A
  •  

Videoaula para concurso público

Uma área que costuma ofertar grande quantidade de vagas e está presente na maioria dos editais, desde concursos de Prefeituras até Tribunais, é a área da Saúde. Em sua maioria, mas claro que há exceções, as oportunidades são destinadas a candidatos que possuam nível superior completo na função a qual irá concorrer. Os cargos mais frequentes são Médico (nas mais diversas especialidades), Odontólogo, Enfermeiro, Nutricionista, Fisioterapeuta, Farmacêutico e Psicólogo. Mas claro, muitas outras também são disponibilizadas.

As provas objetivas dos certames voltados a essas profissões têm, além das disciplinas básicas (Língua Portuguesa, Matemática/Raciocínio Lógico, Informática), as disciplinas específicas, onde serão cobrados conhecimentos relacionados diretamente ao cargo escolhido. E para ter sucesso, não basta apenas se apoiar no que foi aprendido durante a faculdade. É necessário contar também com a preciosa ajuda de um bom curso online.

Neles você poderá, por exemplo, assistir videoaula para concurso público, onde terá uma metodologia voltada especificamente a te deixar preparado para o certame, algo que durante o seu curso superior não aconteceu. Ainda no curso online, será possível acessar uma plataforma com milhares de questões da área da saúde, com as quais será possível treinar, testar os conhecimentos adquiridos, adquirir ainda mais conhecimento, enfim.

Por exemplo, um dos temas que mais costumam aparecer em provas da área é Anatomia. E claro, questões de Anatomia fazem parte do acervo. Mais do que isso, além da Anatomia propriamente dita, há ainda como praticar resolvendo questões de Anatomia Aplicada à Odontologia, Anatomia da Cabeça e do Pescoço, Anatomia e Fisiologia, Neuroanatomia, entre outras.

Ainda nesse tema, você pode estar se perguntando a respeito da disponibilidade de questões de Anatomia com gabarito. E a resposta é sim, elas estão disponíveis. Questões de Anatomia resolvidas, questões de Imunologia resolvidas, questões de Clínica Médica resolvidas, enfim, uma enorme quantidade de assuntos, seja da área da saúde ou qualquer outra, devidamente resolvidas. E muitas vezes com direito ao professor resolvendo em vídeo.

Questões de Concurso de Anatomia

Bom, melhor do que só falar é mostrar, certo? Abaixo elencaremos algumas das questões de Anatomia que podem ser encontradas na plataforma. Lembrando sempre que estamos usando Anatomia apenas como exemplo, pois os mais diversos temas também possuem grande quantidade de questões.

Então vamos lá, começando com uma questão cobrada em uma prova para o cargo de Fisioterapeuta:

A coluna vertebral é formada por um conjunto de 31 a 33 vértebras, subdivididas em regiões cervical, torácica, lombar e sacral. Para manter esse arranjo estrutural estável e, ao mesmo tempo, capaz de possibilitar movimentos em todos os planos, diferentes estruturas fazem parte da respectiva composição. Em relação à morfologia da coluna vertebral, assinale a alternativa correta.

a) A região torácica, por ser o local onde estão presentes órgão vitais, apresenta as vértebras mais desenvolvidas da coluna vertebral - são as maiores e mais estáveis.

b) As vértebras cervicais apresentam forames transversos, por onde transitam as artérias e veias vertebrais. Nos casos de hérnias nessa região, os forames podem ser comprimidos e gerar a diminuição do fluxo cerebral posterior.

c) De um modo geral, as vértebras apresentam um arco anterior e o corpo posterior. No corpo são formadas as articulações intercorpovertebrais, caracterizadas pela presença do disco intervertebral.

d) Na coluna, a junção toracolombar é caracterizada pela presença do promontório sacral (borda anterior proeminente de S1).

e) A medula espinal está localizada no interior da coluna vertebral, no canal vertebral, ocupando esse espaço por completo.

Agora uma que comprova o que falamos no início do texto, ou seja, quem nem sempre as vagas oferecidas na área da saúde são exclusivas para candidatos que possuam nível superior completo. A questão a seguir foi cobrada em uma avaliação para o cargo de Técnico de Enfermagem:

Leia as afirmativas a seguir:

  1. O sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal, estruturas protegidas respectivamente pelo crânio e pela coluna vertebral, componentes do esqueleto axial.
  2. O sistema nervoso central é um dos últimos sistemas do corpo a se desenvolver. As células que formam a base do encéfalo e da medula espinhal apenas são visíveis na décima sexta semana de gestação.

Marque a alternativa CORRETA:

a) As duas afirmativas são verdadeiras.

b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

d) As duas afirmativas são falsas.

Essas são apenas duas dentre as milhares de questões que podem ser encontradas na plataforma e que, se aliadas às videoaulas, certamente te deixarão muito mais próximo de conquistar a sonhada aprovação no concurso dos seus sonhos.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282