Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 46 a 60 de 164 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 46 a 60
Questões por página:
Q602915

Com relação à administração de materiais, considere as seguintes afirmativas:

1.O objetivo fundamental da administração de materiais é determinar quando e quanto adquirir para a reposição do estoque.

2.A administração de materiais é composta por cadastramento, gestão, compras, recebimento, armazenagem, inventário e requisição de materiais.

3.O cadastramento dos materiais é responsável pela classificação, codificação, especificação, padronização e catalogação dos materiais.

4.A produção faz parte da estrutura organizacional da administração de materiais.

Assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q603379

Sobre as políticas de estoque propostas por Dias (2010), assinale a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q603381

De acordo com Dias (2010), selecionar equipamentos de movimentação não é tarefa fácil. Principalmente porque cada operação não pode ser vista isoladamente, mas como parte integrante de todo o sistema de produção e estocagem. Examine as alternativas abaixo sobre tipos de equipamentos de movimentação de mercadoria e assinale a CORRETA:

Carregando...
Q570096

A propósito da gestão patrimonial, julgue os seguintes itens.

Um dos aspectos primordiais do tombamento dos bens

móveis consiste no controle dos agentes responsáveis

pela distribuição e guarda do material permanente.

Carregando...
Q602914

Considerando o contexto da classificação dos materiais, que é um elemento de suma importância para auxiliar a tomada de decisão em relação à gestão dos materiais, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q597897

Acerca de compras no setor público, julgue o item subsecutivo.

O processo de julgamento e adjudicação seguirá, em linhas gerais, um roteiro. Em sessão pública, em local e hora especificados no edital, com a presença dos proponentes participantes, serão abertos os envelopes da documentação legal, ocorrendo a eliminação dos que não atenderem os pré-requisitos. Em seguida, as propostas técnicas serão abertas e a comissão de julgamento da empresa licitante terá um prazo para avaliá-las, mensurando a melhor nota e podendo, inclusive, desclassificar proponentes.

Carregando...
Q602918

Com relação aos contratos de fornecimento e sua gestão, considere as seguintes afirmativas:

1.O objetivo do setor de diligenciamento de contratos visa a prevenção de eventuais desvios entre o que foi formalmente acordado e o que está sendo executado.

2.Ao gestor de contrato cabe a prerrogativa de decidir sobre eventuais demandas extracontratuais.

3.A unilateralidade é princípio a ser preservado nos contratos de fornecimento.

4.A adjudicação refere-se à última etapa do processo de aquisição, por meio da celebração de um contrato entre contratante e contratada, estabelecendo-se as condições de fornecimento.

Assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q597900

Acerca de compras no setor público, julgue o item subsecutivo.

O objeto de todo contrato administrativo está atrelado a uma finalidade pública. Será sempre um bem, direito ou serviço destinado a atender, direta ou indiretamente, uma finalidade/necessidade pública.

Carregando...
Q455929

Uma boa administração de materiais requer alguns fatores para que a organização disponha, de modo contínuo, dos insumos necessários para suas atividades. Assinale a alternativa que apresenta o fator que demonstra a importância de se ter na organização mecanismos competentes de especificação, recebimento, triagem, monitoração e avaliação.

Carregando...
Q472132

Entre as atividades da gestão de estoque

podemos citar o transporte e suas variáveis

como fundamental para eficiência da gestão e

manuseio de materiais. Existem várias formas

de se transportar materiais entre elas a citada

por Ballou (2005, p. 213.: “ ... a economia do

manuseio de materiais é diretamente

proporcional ao tamanho da carga manuseada."

Assim, pergunta-se: este processo acima

conceituado refere-se ao sistema de:

Carregando...
Q519756

De acordo com Laurindo e Teixeira (2014), a classificação dos

tipos de estoques é preconizada por diferentes situações e em

todas a atenção do servidor público que opera as ações de estocagem

é o principal requisito.

Nesse prisma, relacione os tipos de estoques às respectivas aplicações.


A sequência correta é

Carregando...
Q455930

A administração de materiais no setor público é fortemente regulada e contempla as funções de compras governamentais e contratação de serviços, de armazenamento e administração de estoques, de distribuição e de administração patrimonial. A função de compras governamentais e contratação de serviços deve ser realizada através de licitações. Assinale a alternativa que apresenta algumas das modalidades de licitação para compras e contratações pela administração pública brasileira.

Carregando...
Q520726

Vários são os tipos ou critérios de classificação de materiais, determinados em função das informações gerenciais desejadas pelo gestor de materiais. A possibilidade de fazer ou comprar é um desses critérios e tem por objetivo prover a informação de quais materiais poderão ser produzidos internamente pela organização e quais deverão ser adquiridos no mercado. As categorias de classificação podem ser assim listadas: . materiais a serem produzidos internamente; . materiais a serem adquiridos; . materiais a serem recondicionados (recuperados) internamente; . materiais a serem produzidos ou adquiridos (depende de análise caso a caso pela organização). A decisão sobre produzir ou adquirir um item de material no mercado é tomada pela cúpula da organização, considerando os custos e a estrutura envolvida. Nesse contexto, há duas estratégias possíveis: a verticalização e a horizontalização.
Podem ser apontadas como desvantagens da verticalização: I. perda de flexibilidade;
II. maior investimento (custos maiores);
III. dependência de terceiros.
Pode-se afirmar que:

Carregando...
Q476911

Uma das aplicações do conceito de cadeia de suprimentos contempla o planejamento, a implementação e o controle do fluxo dos produtos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem. Essa parte da logística, que tem o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado, e que contribui para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, é conhecida como:

Carregando...
Q520725

Estoque é toda e qualquer porção armazenada de material, com valor econômico para a organização, que é reservada para emprego em momento futuro, quando se mostrar necessária às atividades organizacionais. No que concerne à gestão de estoques, há três indicadores que são merecedores de relevância. Trata-se de nível de serviço, giro de estoque e cobertura de estoque. Sobre eles, leia as afirmativas.
I. Nível de serviço está diretamente relacionado aos almoxarifados de uma organização. É um indicador responsável por aferir o percentual de requisições dos demais setores da organização que são atendidas com relação ao total de requisições. A relação que define nível de serviço é: Nível de serviço = Número de requisições atendidas / Número de requisições efetuadas.
II. Giro de estoque (ou rotatividade de estoque, ou, ainda, índice de rotação) é o número de vezes que o estoque de determinado item de material é renovado, em determinado período. O giro de estoque é determinado pela seguinte relação: Giro de estoque = Itens consumidos no período / Estoque médio no período.
III. Cobertura de estoque (ou taxa de cobertura, ou, ainda, antigiro) é o período que o estoque médio será capaz de atender a demanda média (caso não haja reposição). A cobertura de estoque é dada pela seguinte fórmula: Cobertura de estoque (tempo) = Estoque médio no período / Taxa de consumo (unidades/tempo).
Pode-se afirmar que:

Carregando...
GABARITO:

  • 46) D
  • 47) E
  • 48) B
  • 49) Certo
  • 50) A
  • 51) Certo
  • 52) C
  • 53) Certo
  • 54) E
  • 55) A
  • 56) B
  • 57) A
  • 58) D
  • 59) B
  • 60) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282