Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 16 a 30 de 79 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 16 a 30
Questões por página:
Q593481

O processo logístico é composto por uma série de atividades que devem funcionar de forma integrada. Estas atividades são classificadas como “primárias” ou “de apoio”. As atividades primárias são aquelas responsáveis pela maior parte dos custos logísticos, por isso são consideradas mais importantes. Já as atividades de apoio são adicionais e responsáveis pelo suporte às atividades primárias. Classifique adequadamente as atividades relacionadas a seguir em “1. primárias” ou “2. de apoio”.
( ) Transporte.
( ) Armazenagem.
( ) Embalagem.
( ) Manuseio de materiais.
( ) Manutenção de estoques.
( ) Processamento de pedidos.
A sequência está correta em

Carregando...
Q602914

Considerando o contexto da classificação dos materiais, que é um elemento de suma importância para auxiliar a tomada de decisão em relação à gestão dos materiais, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q602918

Com relação aos contratos de fornecimento e sua gestão, considere as seguintes afirmativas:

1.O objetivo do setor de diligenciamento de contratos visa a prevenção de eventuais desvios entre o que foi formalmente acordado e o que está sendo executado.

2.Ao gestor de contrato cabe a prerrogativa de decidir sobre eventuais demandas extracontratuais.

3.A unilateralidade é princípio a ser preservado nos contratos de fornecimento.

4.A adjudicação refere-se à última etapa do processo de aquisição, por meio da celebração de um contrato entre contratante e contratada, estabelecendo-se as condições de fornecimento.

Assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q519756

De acordo com Laurindo e Teixeira (2014), a classificação dos

tipos de estoques é preconizada por diferentes situações e em

todas a atenção do servidor público que opera as ações de estocagem

é o principal requisito.

Nesse prisma, relacione os tipos de estoques às respectivas aplicações.


A sequência correta é

Carregando...
Q472132

Entre as atividades da gestão de estoque

podemos citar o transporte e suas variáveis

como fundamental para eficiência da gestão e

manuseio de materiais. Existem várias formas

de se transportar materiais entre elas a citada

por Ballou (2005, p. 213.: “ ... a economia do

manuseio de materiais é diretamente

proporcional ao tamanho da carga manuseada."

Assim, pergunta-se: este processo acima

conceituado refere-se ao sistema de:

Carregando...
Q455930

A administração de materiais no setor público é fortemente regulada e contempla as funções de compras governamentais e contratação de serviços, de armazenamento e administração de estoques, de distribuição e de administração patrimonial. A função de compras governamentais e contratação de serviços deve ser realizada através de licitações. Assinale a alternativa que apresenta algumas das modalidades de licitação para compras e contratações pela administração pública brasileira.

Carregando...
Q520726

Vários são os tipos ou critérios de classificação de materiais, determinados em função das informações gerenciais desejadas pelo gestor de materiais. A possibilidade de fazer ou comprar é um desses critérios e tem por objetivo prover a informação de quais materiais poderão ser produzidos internamente pela organização e quais deverão ser adquiridos no mercado. As categorias de classificação podem ser assim listadas: . materiais a serem produzidos internamente; . materiais a serem adquiridos; . materiais a serem recondicionados (recuperados) internamente; . materiais a serem produzidos ou adquiridos (depende de análise caso a caso pela organização). A decisão sobre produzir ou adquirir um item de material no mercado é tomada pela cúpula da organização, considerando os custos e a estrutura envolvida. Nesse contexto, há duas estratégias possíveis: a verticalização e a horizontalização.
Podem ser apontadas como desvantagens da verticalização: I. perda de flexibilidade;
II. maior investimento (custos maiores);
III. dependência de terceiros.
Pode-se afirmar que:

Carregando...
Q520725

Estoque é toda e qualquer porção armazenada de material, com valor econômico para a organização, que é reservada para emprego em momento futuro, quando se mostrar necessária às atividades organizacionais. No que concerne à gestão de estoques, há três indicadores que são merecedores de relevância. Trata-se de nível de serviço, giro de estoque e cobertura de estoque. Sobre eles, leia as afirmativas.
I. Nível de serviço está diretamente relacionado aos almoxarifados de uma organização. É um indicador responsável por aferir o percentual de requisições dos demais setores da organização que são atendidas com relação ao total de requisições. A relação que define nível de serviço é: Nível de serviço = Número de requisições atendidas / Número de requisições efetuadas.
II. Giro de estoque (ou rotatividade de estoque, ou, ainda, índice de rotação) é o número de vezes que o estoque de determinado item de material é renovado, em determinado período. O giro de estoque é determinado pela seguinte relação: Giro de estoque = Itens consumidos no período / Estoque médio no período.
III. Cobertura de estoque (ou taxa de cobertura, ou, ainda, antigiro) é o período que o estoque médio será capaz de atender a demanda média (caso não haja reposição). A cobertura de estoque é dada pela seguinte fórmula: Cobertura de estoque (tempo) = Estoque médio no período / Taxa de consumo (unidades/tempo).
Pode-se afirmar que:

Carregando...
Q476911

Uma das aplicações do conceito de cadeia de suprimentos contempla o planejamento, a implementação e o controle do fluxo dos produtos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem. Essa parte da logística, que tem o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado, e que contribui para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, é conhecida como:

Carregando...
Q553321

São tendências em armazenagem e em movimentação de materiais e mercadorias, exceto.

Carregando...
Q476910

Você é o encarregado pela distribuição de materiais em 50 pontos de consumo. Cada um desses pontos tem demanda relativamente pequena, de modo que seria antieconômico o emprego de grandes veículos. Em um local centralizado, tipo CD ou semelhante, você programa o recebimento de grandes carretas, de diferentes fornecedores e direciona o produto para veículos compatíveis com as demandas dos seus pontos de consumo. Essa operação é denominada:

Carregando...
Q476902

Recursos da Tecnologia da Informação vêm sendo empregados progressivamente na gestão de armazéns (CD - Centros de Distribuição). Um desses recursos, popularmente conhecido pelas respectivas siglas, é o que gerencia a entrada e a saída de materiais, além de produzir informações sobre a localização e a disponibilidade de endereços no CD. Esse recurso é:

Carregando...
Q476907

O estoque de segurança é fundamental para muitas organizações no sistema de controle por quantidades fixas. É importante, seja em função do seu custo ou de sua criticidade operacional. Trata-se de uma quantidade:

Carregando...
Q553318

Em relação à administração de materiais, analise os itens a seguir.
I. Um dos fatores que justifica a necessidade da existência do almoxarifado é a necessidade de compensações das diferentes capacidades de produção.
II. O fluxo de recebimento de materiais é composto por quatro fases, sendo elas estritamente: entrada de materiais, conferência quantitativa e regularização.
III. O almoxarifado é patrimônio público e está disponível a qualquer solicitação formal de entidade civil, desde que mediante requisição justificada.
IV. Para efeito de descarga do material no almoxarifado, a recepção é voltada para a conferência de volumes, confrontando-se a Nota Fiscal com os respectivos registros e controles de compra.
V. Na armazenagem devem ser considerados determinados princípios. O princípio da carga completa diz respeito a utilizar, de modo efetivo, todo o espaço disponível para o estoque, atentando para a ocupação do espaço vertical.
Marque a opção que relaciona corretamente os itens verdadeiros e falsos:

Carregando...
Q592966

Em gestão de estoque, quando o último item que entra é o que sai primeiro, pode-se afirmar que o critério de gestão adotado é:

Carregando...
GABARITO:

  • 16) D
  • 17) A
  • 18) C
  • 19) B
  • 20) A
  • 21) A
  • 22) D
  • 23) E
  • 24) B
  • 25) B
  • 26) D
  • 27) B
  • 28) D
  • 29) D
  • 30) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282