Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 154 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Leia o texto abaixo e assinale a alternativa correta.
"Também conhecida por Taylorismo, é uma teoria que possui ênfase nas tarefas e atividades  executadas pelos operários, tendo como principal objetivo a racionalização do trabalho produtivo no nível operacional."
O texto trata da:

Carregando...

Em relação à Administração da Produção e Operações, assinale a afirmativa correta.

Carregando...

Um dos maiores problemas, não só da economia, mas da sociedade brasileira, é o desperdício. Combinado com a injusta concentração de renda, o desperdício coloca o Brasil a anos-luz de um projeto de desenvolvimento sustentável. O combate ao desperdício é uma tarefa da administração, que deve atuar no sentido de:

I. Eliminar defeitos na produção.

II. Produzir só o necessário, quando for preciso, sem exagero.

III. Manter o estoque no menor nível possível.

IV. Evitar a espera desnecessária.

V. Fazer o transporte adequado de insumos.

VI. Organizar o ambiente de trabalho.

VII. Acabar com desperdícios de processamento.

VIII. Fazer estoque e movimentação.

Em relação ao combate ao desperdiço, assinale

Carregando...

A norma brasileira ABNT NBR ISO 9000, define qualidade como: “Grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos”. Segundo Chiavenato, em sua obra “Introdução à Teoria Geral da Administração, enquanto a melhoria contínua da qualidade é aplicável no nível operacional, a qualidade total estende o conceito de qualidade para toda a organização, abrangendo todos os níveis organizacionais, desde o pessoal do escritório e do chão de fábrica até a alta cúpula em um envolvimento total. Marque a opção que NÃO se constitui em etapas da Qualidade Total.

Carregando...

Entre as metodologias consagradas para administração de materiais e gestão de estoques está a denominada Curva ABC,

Carregando...

As empresas, de uma forma ou de outra, direcionam suas
atividades para o rumo que entendem ser o melhor. Este rumo
geralmente é traçado em cima de previsões, sendo estas a
base para o planejamento estratégico das áreas de produção,
vendas e finanças de qualquer empresa. Para que esta
previsão seja a melhor possível, alguns cuidados devem ser
tomados com os dados. A respeito destes cuidados, analise as
afirmativas a seguir:
I. Quanto mais dados históricos forem coletados e analisados,
mais propensão ao erro ocorrerá, qualquer que seja a técnica
utilizada.
II. Os dados devem buscar a caracterização da demanda pelos
produtos da empresa. Isso não necessariamente é igual às
vendas passadas, pois pode ter havido falta de produtos,
acarretando atrasos nas entregas.
III. As variações extraordinárias da demanda, por exemplo, as
decorrentes de promoções especiais, devem ser analisadas e
substituídas por valores médios, compatíveis com a demanda
normal.
Assinale

Carregando...

Suponha que, atuando como Analista junto à Agência de Fomento do Amapá, tenha-lhe sido conferida a incumbência de avaliar a saúde financeira de determinada empresa com vistas ao enquadramento nos critérios estabelecidos para acesso a determinada linha de crédito em condições diferenciadas. Um dos principais requisitos fixados para o referido enquadramento é a existência de um fluxo de caixa futuro compatível com a cobertura das parcelas do financiamento. Em tal análise, a avaliação do indicador conhecido como Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization (EBITDA) ou Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (LAJIDA)

Carregando...

A respeito da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue o item a seguir.

No início do século XX, era possível relacionar a qualidade à ausência de defeitos e à uniformidade na produção.

Carregando...

O planejamento das necessidades de materiais (MRP) é uma ferramenta abrangente de planejamento e controle dos recursos da organização. O MRP, diferentemente do lote econômico de compra (LEC), é uma técnica de gestão de estoques que baseia-se

Carregando...

Uma montadora de automóveis, após grave atraso na entrega de um lote de pneus por um de seus fornecedores, tem um prejuízo financeiro de grande monta. Temerosa de enfrentar novamente o mesmo problema, a montadora opta por comprar a empresa fornecedora dos pneus, de modo a adquirir total controle sobre a qualidade e a distribuição de sua produção.

No exemplo apresentado, fica evidente que a ação da montadora corresponde a um processo conhecido por

Carregando...

Para o planejamento de atividades ao longo de um período de tempo, cuja representação gráfica mostra, dentro de um calendário, quando tais atividades deverão ocorrer, utiliza-se a técnica denominada

Carregando...
Provas: Quadrix - 2018 - CRN - 10ª Região (SC) - Técnico Administrativo
Disciplina:

Administração de Recursos Materiais

- Assuntos: Classificação de Materiais Administração de Materiais e Logística Estoque Curva ABC Armazenagem e movimentação Compras Gestão de Materiais Cadeia de suprimentos Fornecedores Avaliação de Estoques Departamento de Compras Controle de Materiais Inventário Ciclo de Compras Instalações físicas Almoxarifado Codificação Custos de Estoque Previsão de Demanda Gestão de inventário Métodos FIFO e LIFO Métodos de Armazenamento Avaliação de estoques pelo método PEPS Níveis de Estoques Ponto de Pedido Média móvel exponencialmente ponderada (MMEP) Estratégia - sequenciamento de tarefas Modelo da cadeia de valor de Porter Estoque de segurança Transporte e distribuição Ciclo de vida do produto Gestão de Estoques Aquisição de Materiais Licitações Planejamento Margem de Contribuição Consumo Tombamento Administração da produção Distribuição de Materiais Gestão financeira Logística Layout Ponto de Equilíbrio Embalagens Classificação dos Estoques Etapas da Classificação e Codificação de Materiais Administração de Estoques Classificação ABC Materiais Críticos, Permanentes e de Consumo Estratégias do Setor de Compras Previsão e Custos dos Estoques Just-In-Time e Kanban Conceitos Básicos Atividades da Área de Materiais Avaliação e Indicadores de Estoques Classificação Pela Importância Operacional – Classificação XYZ Cadastro e Seleção de Fornecedores objetivos da Área de Materiais Classificação por Tipo de Demanda Objetivos do Setor de Compras Administração dos Almoxarifados Materiais Permanentes e de Consumo Movimentação, Armazenagem e Distribuição Armazenagem, Distribuição e Transporte de Materiais Recebimento dos Materiais Área de Materiais Dentro da Organização Níveis de Serviços Logísticos Lote Econômico de Compras – LEC

A respeito de classificação de materiais, julgue o item que se segue.

O produto intermediário é utilizado no processo de fabricação/produção, sem que se incorpore ao produto final.

Carregando...

Acerca da administração de recursos materiais, julgue o item a seguir.

O arranjo físico funcional tem correspondência com um sistema de produção contínua, tal como uma linha de montagem, e é ideal para produtos padronizados.

Carregando...

A Administração Científica, proposta por Frederick Taylor, ficou marcada por ter sido pioneira nesse campo de estudos. Assinale a opção que indica uma inovação proposta pela Administração Científica.

Carregando...

A divisão do trabalho em várias tarefas a serem executadas e a coordenação dessas tarefas são dois requisitos fundamentais de toda atividade humana organizada. O que efetivamente mantém uma instituição são os cinco mecanismos de coordenação: o ajustamento mútuo, a supervisão direta, a padronização do processo de trabalho, a padronização do produto de trabalho e a padronização dos(das)

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) C
  • 3) C
  • 4) A
  • 5) A
  • 6) A
  • 7) D
  • 8) Certo
  • 9) C
  • 10) C
  • 11) D
  • 12) Errado
  • 13) Errado
  • 14) E
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282