Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 16 a 30 de 76 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 16 a 30
Questões por página:
Q758232

Acerca de estrutura organizacional, procedimentos administrativos e arquivamento, julgue o item que se segue.

A ciência clássica da administração apresenta um enfoque analítico, que possui uma orientação linear de causa e efeito.

Carregando...
Q676318

Henri Fayol, durante o século 19, através da observação dos fatos e na condução de experiências, desenvolveu um modelo administrativo baseado em 14 princípios de gestão. Em relação a estes princípios, marque a alternativa que defina um destes de forma incorreta.

Carregando...
Q738606

No que se refere à evolução das teorias da administração e sua aplicabilidade à gestão pública brasileira, julgue o item subsequente.

A abordagem clássica da administração é marcada pelo foco na estratégia organizacional, que é admitida como catalisadora do desempenho.

Carregando...
Q698196

A abordagem Clássica da Administração tem como base as ideias de dois engenheiros: Frederick Winslow Taylor e Henri Fayol. O primeiro iniciou a chamada Escola da Administração Científica, e o segundo desenvolveu a chamada Teoria Clássica. Sobre essas duas correntes, marque a opção INCORRETA:

Carregando...
Q731453

Quais as funções da administração segundo a teoria de Henry Fayol:

Carregando...
Q753983

Ao se contrapor à Escola Clássica de Administração, fazendo forte crítica à ideia do homo economicus como modelo de natureza humana, a Escola de Relações Humanas sugeriu, para substituí-lo, o homo socialis. Em relação às características do homo socialis, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q672586

A administração foi definida por Henri Fayol, administrador Francês do início do século XX, como um processo dinâmico que compreenderia cinco funções: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Atualmente as funções de comandar e coordenar foram agregadas para formar a função dirigir, sendo então compactadas em quatro funções: planejar, organizar, dirigir e controlar. A respeito das funções da Administração, analise as afirmações: I. Planejamento consiste na especificação dos objetivos a serem atingidos, na definição das estratégias, ações e desenvolvimento de planos que permitam alcançá-los; II. Organização consiste em conduzir e motivar pessoas a executarem suas tarefas a fim de alcançar os objetivos organizacionais, exigindo do gestor a capacidade de coordenação; III. Direção consiste na função da administração capaz de realizar a divisão de tarefas e dos recursos entre os membros organizacionais; IV. Controle consiste no monitoramento e na avaliação do desempenho da organização, na comparação deste com os objetivos planejados. É correto afirmar que:

Carregando...
Q715660

Julgue o seguinte item, acerca da gestão de pessoas.

Para Taylor, Fayol e seus seguidores, é considerada boa a organização que possui um organograma detalhado, com ênfase na divisão do trabalho, no planejamento das funções, na descrição de cargos, nos manuais de tarefas e procedimentos, pois isso gera estruturas flexíveis, moveis e permanentes.

Carregando...
Q780031

O processo de organização é pautado por alguns princípios ou elementos básicos, formulados por autores como Fayol e Weber. O número de subordinados pelos quais um gestor é responsável e que determina, no processo de organização, formatos mais verticais ou horizontais das estruturas organizacionais é conhecido como:

Carregando...
Q638966

Na teoria Clássica da Administração, Fayol define o ato de administrar como: prever, organizar,

comandar, coordenar e controlar. As funções administrativas envolvem os elementos da

Administração, isto é, as funções do administrador. (CHIAVENATO, 2003, p. 81 ). Associe a segunda

coluna com a primeira.

I. Previsão

II. Organização

III. Comando

IV. Coordenação

V. Controle

( ) Harmoniza todas as atividades do negócio, facilitando seu trabalho e sucesso. Sincroniza coisas e ações em proporções certas e adapta meios aos fins visados.

( ) Consiste na verificação para certificar se tudo ocorre em conformidade com o plano adotado, as instruções transmitidas e os princípios estabelecidos. O objetivo é localizar as fraquezas e erros

no intuito de retificá-los e prevenir a recorrência.

( ) Avalia o futuro e o aprovisionamento dos recursos em função dele.

( ) Proporciona tudo o que é útil ao funcionamento da empresa e pode ser dividida em organização material e organização social.

( ) Leva a organização a funcionar. Seu objetivo é alcançar o máximo retorno de todos os empregados no interesse dos aspectos globais do negócio.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.

Carregando...
Q732011

Atente ao que se diz a respeito da evolução histórica da Administração e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso. ( ) Peter Drucker, que fundou a Teoria Clássica, valorizava a importância de compreensão da organização de forma global e de sua estrutura para garantir eficiência do coletivo. ( ) A Teoria Neoclássica pressupunha a necessidade de cooperação entre as pessoas para se atingir os resultados da organização. ( ) Para a Teoria Neoclássica, com o propósito de corresponder às exigências externas, a organização deve adotar uma especialização horizontal (proporcionando maior número de níveis hierárquicos) e uma especialização vertical (proporcionando maior número de órgãos especializados). ( ) Henry Ford, precursor da Administração Científica, propôs a primeira teoria administrativa com foco na racionalização do trabalho e na eficiência individual. Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Carregando...
Q619612

No desenvolvimento da Teoria das Organizações, um importante marco corresponde aos estudos de Henry Fayol, inseridos na denominada Escola Clássica, que, entre outros postulados, aponta o princípio da cadeia escalar, segundo o qual

Carregando...
Q566298

A Administração, como conhecemos hoje, é resultado de um processo histórico e integrado da contribuição de precursores que contribuíram desenvolvendo e divulgando suas obras e teorias. Sob a Perspectiva das Teorias Administrativas, analise as seguintes afirmações:
I. Na Teoria Clássica, a ênfase era nas tarefas e estrutura organizacional, com a visão de organização como estrutura formal. Seus principais precursores foram Taylor, Fayol, Gulick, Urwick, entre outros.
II. Na Teoria das Relações Humanas, a ênfase era nas pessoas, com a visão de organização como um sistema social. Seus principais precursores foram Mayo, Follett, Lewin, French, entre outros.
III. Na Teoria Estruturalista, a ênfase era na estrutura e no Ambiente, com a visão de organização como um sistema social intencionalmente construído e reconstruído. Seus Principais Precursores foram Drucker, Koontz, Dale, Schen, entre outros.
IV. Na Teoria dos Sistemas, a ênfase era no ambiente, com a visão de organização como sistema aberto. Seus principais precursores foram Katz, Kahn, Churchman, Burns, entre outros.
V. Sobre a Teoria da Contingência, a ênfase era nas pessoas e no ambiente, com a visão de organização como sistema social, cooperativo e racional. Seus principais precursores foram Weber, Merton, Goudner, entre outros.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas

Carregando...
Q587042

A abordagem clássica da organização defende a organização racional do trabalho. Vários aspectos fundamentam essa abordagem, entre eles a supervisão funcional. Assinale a alternativa que apresenta uma situação relativa à supervisão funcional.

Carregando...
GABARITO:

  • 16) Certo
  • 17) A
  • 18) Errado
  • 19) B
  • 20) B
  • 21) B
  • 22) Errado
  • 23) D
  • 24) Errado
  • 25) B
  • 26) A
  • 27) A
  • 28) C
  • 29) A
  • 30) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282