Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 16 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Durante uma sessão de psicoterapia individual, de orientação
centrada na pessoa, um rapaz contou ao terapeuta
que tentou convidar uma pessoa, por quem ele está
muito
interessado, para ir a um evento com ele. Ela disse
que gostaria muito de ir, mas justificou que não conseguiria
chegar ao local a tempo. Após o relato do rapaz,
o terapeuta
faz a seguinte intervenção: “Você percebeu
que ligou para convidá-la quando não dava mais tempo
de ela comparecer ao evento?”.

A intervenção do terapeuta teve como objetivo

Carregando...

“As terapias do insight têm em comum o objetivo de fornecer às pessoas maior consciência e compreensão dos seus sentimentos, suas motivações e ações, na esperança de que isso as leve a um ajustamento melhor” (MORRIS, 2004). São terapias do insight:

Carregando...

Assinale a opção que apresenta algumas das concepções sobre as quais se fundamenta a terapia desenvolvida por Carl Rogers.

Carregando...

Carl Rogers ( 1902 - 1987), psicólogo e desenvolvedor da Abordagem Centrada na Pessoa, enfatizou em seus estudos a importância da aprendizagem significante. Analise as afirmações a seguir sobre os princípios postulados por Rogers a respeito da aprendizagem, e assinale a alternativa INCORRETA.

Carregando...

Responda verdadeiro “V” ou falso “F” com relação à Teoria da personalidade Rogeriana: ( ) A teoria da personalidade rogeriana tem como postulado fundamental a tendência atualizante. Para Rogers este conceito corresponde à seguinte proposição: "todo organismo é movido por uma tendência inerente para desenvolver todas as suas potencialidades e para desenvolvê-Ias de maneira a favorecer sua conservação e seu enriquecimento." ( ) Rogers acredita que todo ser humano tem um potencial de crescimento pessoal natural, que lhe é inerente e que ocorrerá desde que lhe sejam dadas as condições psicológicas adequadas para tal. ( ) Para Rogers, "o indivíduo não possui dentro de si recursos para a autocompreensão, para a modificação de seus autoconceitos, de suas atitudes e de seu comportamento autônomo". Esse ponto de vista leva a Abordagem Centrada na Pessoa a ter como hipótese central a concepção de natureza humana como fundamentalmente desconstrutiva e autorreguladora. Agora, assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA:

Carregando...

Compreender o conceito de Tendência Atualizante é fundamental para entender a base da Psicoterapia Humanista Centrada na Pessoa. Das alternativas a seguir, assinale a que melhor demonstra esse conceito.

Carregando...

Na terapia centrada na pessoa, o terapeuta assume papel passivo, fazendo o mínimo de interpretações possível, objetivando oferecer ao indivíduo a oportunidade de desenvolver-se durante o processo terapêutico, numa postura de completa aceitação de quase todos os sentimentos e atitudes que o paciente consiga expressar. Tal postura é denominada pelos terapeutas humanistas de:

Carregando...

A tendência à atualização se configura como fundamental para uma atuação clínica baseada na Abordagem Centrada na Pessoa, porque:

Carregando...

Sobre a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), marque a alternativa CORRETA.

Carregando...

A tendência inata de cada pessoa para atualizar suas capacidades e potenciais corresponde ao conceito de Carl Rogers de:

Carregando...

A teoria da contigência é a abordagem do homem

Carregando...

Dora, com sete anos de idade, foi atendida por um pediatra que constatou que ela havia perdido peso, andava chorando facilmente e apresentava medo de se alimentar, razão por que a encaminhou para acompanhamento psicológico. Nas primeiras entrevistas realizadas pelo psicólogo, a mãe de Dora relatou que os sintomas constatados pelo pediatra haviam começado aproximadamente seis semanas antes, após um episódio de engasgo. A partir de então, Dora passou a mostrar-se ansiosa e a relatar medo de morrer. Além disso, Dora apresenta dificuldades em se separar da mãe quando chega à escola, reluta em ficar em casa quando a mãe não está presente, tem pesadelos recorrentemente e acorda com dores abdominais, chorando e dizendo que está com medo de que a mãe morra.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subsecutivos.

Em uma escuta psicanalítica, o profissional deverá focar a atenção nas vivências infantis de Dora e nas experiências transcorridas em sua relação com sua mãe.

Carregando...

A respeito da psicologia institucional e do trabalho do psicólogo nesse contexto, julgue os itens seguintes.

Sob o ponto de vista do psicólogo e de seu trabalho, são instituições: igrejas, escolas, teatros, agências governamentais, asilos, prisões e outros.

Carregando...

Sabemos que a fenomenologia, em sua aplicação à Psicologia, busca, principalmente:

Carregando...

Carl Rogers formulou o conceito de relação empática, que foi amplamente debatido no contexto da intervenção psicológica e, posteriormente, incorporado como um dos fundamentos da relação terapêutica. Sobre o conceito de empatia, considere as seguintes afirmativas:

1. Trata-se do processo no qual se busca revelar os significados inconscientes das percepções do cliente.

2. Significa entrar no contexto perceptual do cliente e sentir-se confortável dentro dele.

3. Implica avaliar os sentimentos do cliente e ser um companheiro dessa pessoa em seu fluxo de vivências interiores.

4. Requer sensibilidade para com as mudanças que ocorrem no cliente a partir da compreensão dos sentidos percebidos.

Assinale a alternativa correta.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) C
  • 3) A
  • 4) C
  • 5) A
  • 6) E
  • 7) C
  • 8) A
  • 9) E
  • 10) C
  • 11) B
  • 12) Certo
  • 13) Certo
  • 14) A
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282