Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 12 de 12 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 12
Questões por página:
Q782198

Relacione as colunas abaixo.

  1. Integração pelas competências e habilidades a serem formadas
    nos alunos. 
  2. Integração de conceitos das disciplinas mantendo a lógica dos
    saberes disciplinares de referência.
  3. Integração via interesses dos alunos e buscando referência nas
    questões sociais e políticas mais amplas (via disciplinas
    escolares)

( ) Constitui os processos interdisciplinares. Por vezes, mesmo que seja uma proposta interessante por ensinar os princípios das disciplinas de forma mais coerente com matrizes disciplinares de referência, permanece em uma lógica acadêmica. As questões do cotidiano só aparecem como “contextualização” das disciplinas, visando a dinamizar a aula e motivar o aluno. Por exemplo, o aluno não precisa entender o cotidiano em sua complexidade para atender às avaliações.

( ) Perspectiva instrumental. O que importa é formar o aluno para “saber fazer” uma ação, sendo os saberes integrados na ação. É inegável que muitos de nossos saberes se expressam e precisam se expressar em um “saber fazer” – uma habilidade ou um comportamento –, mas reduzir os saberes ao saber fazer é uma perspectiva limitada e coercitiva da prática pedagógica. Um exemplo de aplicação dessa modalidade pode ser encontrado em princípios curriculares das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

( ) Pode-se situar nessa modalidade, sob perspectivas diversas, o currículo por projetos, mais na linha progressivista, distanciada de questões sócio-políticas mais amplas; o currículo por temas geradores, mais na linha da valorização dos saberes populares, dentre outros.

A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é

Carregando...
Q735833

No passado, o cuidado e a educação das crianças eram exclusivamente tarefas da família. Posteriormente, as crianças passaram a ser vistas como “pequenos adultos" e tinham que trabalhar logo cedo, quando alcançavam certo grau de independência. Já, nos dias atuais:

Carregando...
Q753283

Leia as afirmativas que discutem a importância da rotina na Educação Infantil: I- As rotinas exercem uma forte influência na organização das atividades, é através das rotinas que definimos os horários de início e término das atividades e brincadeiras, lanches e jogos, enfim, qualquer planejamento a ser executado de forma rígida e organizada. II- As rotinas são elementos importantes na Educação Infantil. Elas garantem segurança e estabilidade às crianças, por isso, elas não devem ser rígidas e sim pensadas de modo a auxiliar no desenvolvimento de todos. III- A rotina é parte do Projeto Político da Escola, ela deve ser pensada coletivamente para organizar o planejamento de todos, ser flexível, considerar os tempos e espaços e partir do pressuposto que todos aprendem ao seu tempo e seu modo, construído sua aprendizagem. IV- É fundamental que o professor planeje as rotinas considerando quem são seus alunos e suas histórias, suas experiências e necessidades. Assim ao estruturar uma rotina flexível, positiva e adequada o professor garante que todos os momentos do dia sejam permeados pela reflexão, coletividade e construção do conhecimento. Assinale somente a alternativa que apresenta todas as respostas INCORRETAS quanto à rotina na Educação Infantil:

Carregando...
Q750218

De acordo com Moretto, na preparação da criança, do jovem e do adolescente, a escola seleciona, no conjunto dos conhecimentos construídos ao longo da história humana, aqueles que julga necessários e pertinentes para estabelecer a base de inserção no mundo do conhecimento e na preparação

Carregando...
Q713406

O ensino de Geografia e História, ao estimular o aluno a desenvolver uma melhor compreensão do mundo, favorece:

Carregando...
Q754586

A professora Gorete, aplicando os conhecimentos da Psicologia cognitivista cria situações didáticas com os docentes que permitem ao aluno determinar o seu próprio tempo de aprendizagem. Compreendendo ser no cotidiano escolar que estas condições se revelam, uma tarefa igual não é cumprida por todos ao mesmo tempo, tem sido um dos nortes para que todos evoluam. Desta forma ao desenvolver um projeto a professora deve:

Carregando...
Q592527

O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, I. assegura a todas as mulheres o acesso aos programas e às políticas de saúde da mulher e de planejamento reprodutivo;
II. estabelece que é dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor;
III. determina que incumbe ao poder público proporcionar assistência psicológica à gestante e à mãe, no período pré e pós-natal, inclusive como forma de prevenir ou minorar as consequências do estado puerperal.
Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)

Carregando...
Q592534


Na imagem, a relação entre a escola pública e a realidade social

brasileira é marcada pela

Carregando...
Q270673

Em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Em 2013, um novo princípio foi incorporado aos demais estabelecidos no art. 3º da Lei 9394/96. Trata-se do princípio da:

Carregando...
Q202342

Acerca do desenvolvimento de competências, julgue os itens subsequentes.

A gestão por competência requer mudanças na estrutura organizacional, como a substituição de cargos e departamentos isolados por uma estrutura baseada em pessoas e equipes multifuncionais integradas e flexíveis

Carregando...
Q202304

Considerando a legislação aplicada à educação a distância, julgue os próximos itens.

Os cursos na modalidade de educação a distância prescindem, conforme legislação, da realização de momentos presenciais para a realização de atividades de avaliação de desempenho de estudantes.

Carregando...
Q14765

Com referência à gestão de conhecimento e à inteligência
organizacional, julgue os itens a seguir.

O aprendizado de primeira ordem diz respeito à mudança de normas, estratégias e pressupostos para que se garantam o crescimento e a sobrevivência da organização.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) C
  • 3) D
  • 4) B
  • 5) D
  • 6) A
  • 7) E
  • 8) E
  • 9) B
  • 10) Certo
  • 11) Errado
  • 12) Errado
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282