Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 19 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q789751

Analise os itens a respeito da Pedagogia de Projetos e assinale a alternativa INCORRETA:

Carregando...
Q766145

A ação pedagógica está presente numa diversidade de práticas educativas na sociedade. Nesse sentido, segundo Libâneo (2000), é possível definir para o pedagogo duas esferas da ação educativa: a escolar e a extraescolar. No campo da ação pedagógica extraescolar, distinguem-se profissionais que exercem diferentes atividades. Correspondem a profissionais que atuam em atividades extraescolares, EXCETO:

Carregando...
Q791933

Durante o processo de preparação das aulas, o(a) professor(a), muito atento(a) ao processo global de formação de seus(suas) alunos(as), estabeleceu estreita relação entre a avaliação e o conteúdo trabalhado, alcançando excelentes vias de aplicação, na vida cotidiana, dos conceitos estudados. Como forma de concluir adequadamente esse ciclo de trabalho, o(a) professor(a) não poderá se esquecer:

Carregando...
Q741796

Atividades recreativas que irão cumprir o seu papel e atingir um grau de sucesso geral deverão ter como principal preocupação a capacidade de:

Carregando...
Q735833

No passado, o cuidado e a educação das crianças eram exclusivamente tarefas da família. Posteriormente, as crianças passaram a ser vistas como “pequenos adultos" e tinham que trabalhar logo cedo, quando alcançavam certo grau de independência. Já, nos dias atuais:

Carregando...
Q748920

Para Knijnik e Zuzzi, em Meninas e meninos na Educação Física: gênero e corporeidade no século XX (2010), a corporeidade culturalizada em matrizes de gênero normativas deve ser alvo de debate na escola.

Assinale a alternativa em que as matrizes de gênero normativas estão presentes.

Carregando...
Q592523


No contexto da sociedade do conhecimento, as Tecnologias da

Informação e Comunicação (TIC), como instrumentos mediadores

das relações entre professores e alunos ou dos alunos entre si

para o uso educacional, passaram a ser um suporte fundamental

para a instrução, beneficiando um universo cada vez mais amplo

de pessoas. Para que essa associação entre as TIC e a educação

possibilite enriquecer os processos de ensino e de aprendizagem,

é necessário

Carregando...
Q611878

“Nos projetos pode existir maior chance de os alunos receberem diferentes estímulos para desenvolverem suas múltiplas inteligências, pois colocam-nos diante de diversas situações, diferentes desafios e solicitam a resolução de dezenas de situações problema" (NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia de projetos: etapas, papéis e atores. São Paulo: Editora Érica, 2014) A Pedagogia de Projetos propõe uma reorganização curricular e metodológica das escolas, na medida em que a interdisciplinaridade passa a ser o eixo condutor das ações pedagógicas.

É uma das vantagens da Pedagogia de Projetos frente ao ensino tradicional:

Carregando...
Q622272

A formação docente é um processo pedagógico, que deve acontecer de forma a levar o professor a agir de maneira competente no processo de ensino. A identidade do professor pode ser possibilitada por alguns fatores relacionados a seguir.

1 significação social da profissão.
2 revisão constante dos significados sociais da profissão.
3 refutação de práticas consagradas culturalmente e que permanecem significativas (resistentes a inovações).
4 significação conferida pelo professor à atividade docente no seu cotidiano (a visão de mundo do professor).

Estão corretos apenas os fatores:

Carregando...
Q610690

“A proposta do trabalho por Projetos deve estar fundamentada numa concepção do educando como sujeito de direitos, ser social e histórico, participante ativo no processo de construção de conhecimentos e NÃO DEVE “assegurar", segundo MOURA (2010):

Carregando...
Q607919

A pedagogia de projetos na Educação Infantil deve permitir que o aluno aprenda fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigação que lhe impulsionam a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).

( ) A pedagogia de projetos na Educação pode viabilizar ao aluno um modo de aprender baseado na integração entre conteúdos das várias áreas do conhecimento no contexto da escola.

( ) A prática pedagógica assume uma postura reflexiva e investigativa, com vistas a integrar o projeto em uma abordagem interdisciplinar.

( ) O projeto parte de uma problemática e, portanto, quando se conhece a priori todos os passos para solucionar o problema, esse processo se constitui em um exercício e aplicação do que já se sabe.

( ) O projeto na Educação Infantil deve ser conceituado como um conjunto de atividades que o professor propõe para que os alunos realizem a partir de um tema selecionado, resultando em uma apresentação de trabalho em sala de aula.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

Carregando...
Q607933

A contínua realização do projeto educativo possibilita o conhecimento das ações desenvolvidas pelos diferentes professores, sendo base de diálogo e reflexão para toda equipe escolar. Dessa forma, é correto afirmar que:

Carregando...
Q623631

Avalie as seguintes informações acerca do Curso de Pedagogia e a Formação do Pedagogo:

I- O Curso de Pedagogia foi regulamentado pela primeira vez através do Decreto-Lei nº 1.190/39.

II- O Curso de Pedagogia atualmente forma professores para a educação infantil, para os 5 primeiros anos do ensino fundamental; e o supervisor educacional.

III- A diretriz que regulamenta o Curso de Pedagogia é a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015.

IV- Conforme a legislação vigente, o curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

V- O Parecer nº 252/69 definiu a estrutura curricular do Curso de Pedagogia até a promulgação da Lei nº 9394/96.

É CORRETO o que se afirma apenas em

Carregando...
Q629791

Após reflexões baseadas nos últimos estudos e pesquisas sobre o uso inadequado do vídeo na sala de aula os professores foram orientados pelo pedagogo para levar em conta que esta produção imagética deve ser utilizada:

Carregando...
Q202316

Julgue os itens que se seguem, relativos a interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e globalização do conhecimento.

Em um processo de transdisciplinaridade, as disciplinas devem ser eliminadas, pois a divisão do conhecimento impede a organização curricular global.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) B
  • 3) D
  • 4) A
  • 5) C
  • 6) C
  • 7) E
  • 8) D
  • 9) C
  • 10) D
  • 11) D
  • 12) C
  • 13) A
  • 14) D
  • 15) Errado
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282