Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 34 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q766128

Promover o desenvolvimento sustentável é um dos desafios das empresas de energia. Sobre esse assunto, é correto afirmar:

Carregando...
Q782205

Entendendo que considerar-se-ão como de manutenção e desenvolvimento do ensino as despesas realizadas com vistas à consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais de todos os níveis, analise os exemplos a seguir:

  1. Aquisição, manutenção, construção e conservação de instalações e equipamentos necessários ao ensino.
  2. Levantamentos estatísticos, estudos e pesquisas visando precipuamente ao aprimoramento da qualidade e à expansão do ensino.
  3. Formação de quadros especiais para a administração pública, sejam militares ou civis, inclusive diplomáticos.
  4. Realização de atividades-meio necessárias ao funcionamento dos sistemas de ensino.

Estão compreendidas entre as despesas mencionadas

Carregando...
Q769246

Leia as afirmativas a seguir:

I. O basquetebol é disputado entre duas equipes de 5 jogadores cada.

II. No basquetebol, o local onde está o cesto é chamado de pivô.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q781419

Sobre “educação" e “escola" no Brasil, pode-se considerar quatro importantes concepções utilizadas na organização e funcionamento da escola. Assim, relacione as informações abaixo:

1. Concepção humanista tradicional

2. Moderna

3. Analítica

4. Dialética

( ) Considera a educação a partir do conjunto das relações sociais e, assim, aborda os problemas educacionais compreendidos dentro de um contexto histórico.

( ) Como princípios, defende a existência de sistemas públicos de ensino que sejam leigos, universais, gratuitos e centrados no educador que deve ser imitado pelos seus educandos.

( ) Formula o seu conceito de educação com base na tarefa educacional que é definida como aquela que oferece um significado lógico à linguagem em função do seu contexto tanto do educador quanto daqueles a quem ele se dirige.

( ) Defende que o aspecto psicológico predomina sobre o lógico e transfere o cerne do processo educativo do adulto para a criança considerando as suas atividades de existência, considerando que a educação segue o ritmo de vida que varia segundo as diferenças individuais, desconsiderando, na educação, esquemas predefinidos e lógicos.

Tem-se como sequência correta, obtida no sentido de cima para baixo:

Carregando...
Q772880

Leia o texto abaixo e responda o que se solicita:

“Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender-e-ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação. Com uma ou com várias: educação? Educações. (...) Não há uma forma única nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece (...); o ensino escolar não é a sua única prática e o professor profissional não é o seu único praticante".

(BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1982)

A visão antropológica de educação do texto acima permite relacioná-la ao que determina a LDB, quando trata especificamente

Carregando...
Q752680

Uma das premissas da teoria de Rogers para a educação é que o:

Carregando...
Q735833

No passado, o cuidado e a educação das crianças eram exclusivamente tarefas da família. Posteriormente, as crianças passaram a ser vistas como “pequenos adultos" e tinham que trabalhar logo cedo, quando alcançavam certo grau de independência. Já, nos dias atuais:

Carregando...
Q713410

O ensino de História, nos anos iniciais, tem início quando a criança toma consciência da existência de um “Eu” e de um “Outro”. O exercício de separação dos sujeitos é:

Carregando...
Q748911

Nesse sentido, Daólio defende que

Carregando...
Q715337

Dentre as atribuições que competem ao Assistente de Educação, não caracteriza sua função:

Carregando...
Q772863

As reformas de ensino dos anos de 1990 no Brasil tiveram por característica comum a

Carregando...
Q752081

O fracasso escolar é uma resposta insuficiente do aluno a uma exigência ou demanda da escola. Os aspectos que diretamente estão relacionados ao fracasso escolar são:

Carregando...
Q713412

Diante das competências específicas da área de Ciências Humanas, o componente curricular de História deve garantir aos alunos o desenvolvimento de competências, dentre elas deve ser destacada:

Carregando...
Q655459

A contação de histórias é uma atividade fundamental que transmite conhecimentos e valores, sua atuação é decisiva na formação e no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. O uso dessa ferramenta possibilita a criança, EXCETO:

Carregando...
Q623994

“No pós-guerra, a realidade tornou-se mais complexa. O desenvolvimento do capitalismo afastou-se cada vez mais da fase concorrencial e penetrou na fase monopolista do grande capital. A urbanização acentuouse e megalópoles começaram a se constituir. O espaço agrário sofreu as modificações estruturais comandadas pela_____________________, em função da industrialização e da mecanização das atividades agrícolas em várias partes do mundo; as realidades locais passaram a se articular em uma rede de escala mundial. Cada lugar ou região deixou de explicar-se por si mesmo." (Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia). Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) D
  • 3) A
  • 4) A
  • 5) B
  • 6) A
  • 7) C
  • 8) C
  • 9) A
  • 10) A
  • 11) A
  • 12) D
  • 13) B
  • 14) C
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282