Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 160 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q792364

Telma Weisz, ao analisar a relação entre a disponibilidade da informação externa e a possibilidade de construção interna pela criança, afirma que quando os meninos jogam juntos, há um determinado momento, precioso no processo de cada criança, em que aquilo que seu colega ao lado está fazendo, e que é reconhecido como mais avançado, se torna observável para ela. Para a autora, quando a criança percebe tal situação, é porque

Carregando...
Q797814

Leia o trecho a seguir:

Sobre a alfabetização e o letramento, é INCORRETO afirmar que:

Carregando...
Q792986

Os princípios da aprendizagem passam por várias etapas, que vai do conhecimento gradual ao processo interativo. Nesse sentido, assinale a opção que representa o primeiro princípio da aprendizagem, o da Universalidade:

Carregando...
Q770687

A proposta pedagógica de uma escola pública de ensino fundamental adota como metodologia de ensino a participação ativa do estudante de forma problematizadora, interativa e dialógica. Um exemplo dessa prática está em:

I. Rodas de discussão de temática como discriminação, a partir de uma situação-problema apresentada.

II. Construção das normas de disciplina por professor e estudantes.

III. Leitura das etapas do projeto cultural que será desenvolvido pelos alunos e que foi pensado e elaborado pelo professor.

IV. Articular a vivência de datas comemorativas com conteúdos de Direitos Humanos de forma transversal.

Estão corretas:

Carregando...
Q766129

Sobre o conceito de desenvolvimento sustentável, é correto afirmar:

Carregando...
Q766147

No livro “Pedagogia Empresarial: atuação do pedagogo na empresa" (2010), são descritas como relevantes as atividades de formação profissional, como também as vantagens do treinamento como parte do Sistema de Recursos Humanos, ressaltando o aumento de produtividade em menor espaço de tempo, feedback permanente, oportunidade de valorização do aprendiz e aprimoramento dos aspectos relacionais e motivacionais, entre outros temas. Um aspecto a se considerar é o perfil profissional para o próximo milênio. Sobre essa temática, o livro apresenta considerações de Ítalo Calvino em sua obra “Seis propostas para o próximo Milênio" (1990), destacando cinco aspectos ético-morais que são significativos para pensar o desenvolvimento pessoal e as relações com o mundo do trabalho. Dos aspectos descritos no livro, NÃO corresponde a um aspecto ético-moral de Calvino:

Carregando...
Q767853

Leia o fragmento de texto a seguir:

" pode ser compreendida como resultante do processo de socialização que leva o indivíduo a sair do seu egocentrismo, característico dos estados de heteronomia, para cooperar com os outros e submeter-se (ou não) conscientemente às regras sociais, e isso será possível a partir do tipo das relações estabelecidas pelo sujeito com os outros. As relações de cooperação, de reciprocidade e respeito mútuo são, para Piaget, as fontes do segundo tipo de moral." (Araújo, 1996, p. 108).

Em seu texto “Moralidade e indisciplina: uma leitura possível a partir do referencial piagetiano", Ulisses Ferreira Araújo faz uma análise da obra clássica “O juízo de moral na criança", escrita por Jean Piaget. Das alternativas abaixo, identifique o termo que completa CORRETAMENTE o conceito apresentado por Araújo:

Carregando...
Q767846

Na resolução de um conflito entre alunos de uma turma do curso técnico integrado, dois estudantes, na presença do Assistente de Aluno, dentro do setor pedagógico, proferiram palavras de baixo calão. Após conversa com os alunos, o servidor registrará o fato ocorrido como:

Carregando...
Q768356

Segundo Acácia Kuenzer (2017, p. 331), a reforma regulamentada pela Lei nº 13.415/2017 “propõe-se a flexibilizar o ensino médio, pela possibilidade de escolha, pelo aluno, de um percurso de formação em uma área acadêmica ou técnica e profissional, a partir de sua trajetória e de seu projeto de vida, desde que assegurada a base nacional". Tendo como base o texto da autora e suas considerações sobre essa reforma, analise as proposições:

I – A aprendizagem flexível, como organização curricular e como metodologia, é uma das formas de atender à finalidade de formação desses profissionais cuja força de trabalho poderá ser consumida de forma mais ou menos predatória, ao longo das cadeias produtivas, segundo as necessidades da produção puxada pela demanda;

II – É possível afirmar que a aprendizagem flexível é uma nova forma de mercadoria que, para ser produzida e consumida, demanda a formação de subjetividades flexíveis: pragmatistas, presentistas e fragmentadas;

III – A educação técnica e profissional, em uma manifesta retomada do Decreto nº 2.208/97, poderá ser organizada em módulos com sistema de créditos e terminalidade específica; essa flexibilização abre a possibilidade, reincorporada pela Lei, de que sejam firmados convênios com instituições de ensino que ofertem formação técnica e profissional de modo presencial e a distância reconhecidas, de modo que as competências e os cursos desenvolvidos em outros espaços sejam validados.

IV – A fragmentação passa a substituir a proposta de diretrizes anterior, cujo eixo era a integralidade da pessoa humana e, portanto, sua formação integral.

Assinale a alternativa que apresente as proposições CORRETAS:

Carregando...
Q781396

Didática se refere a uma importante área da Pedagogia e tratase de uma disciplina fundamental para a formação de professores. Considera-se como a “teoria do ensino”, pois investiga os fundamentos e as condições adequadas para essa atividade. Sendo assim, é correto afirmar que

Carregando...
Q779391

Associe os tipos de atividades de extensão regulamentadas pela Resolução 61/2016 do Conselho Superior do IFSC com uma das propostas de definição:

(1) Intervenção pontual, sem continuidade e que preferencialmente integra outra atividade.
(2) Formação inicial e continuada de trabalhadores, para elevação da escolaridade.
(3) Iniciativas processuais, coerentes e contínuas que, articuladas, visam ao cumprimento de objeto único em prazo determinado.
(4) É a atividade que se caracteriza por ser decorrente do fazer extensionista, sempre resultado de uma outra atividade de extensão com registro institucional.
(5) Conjunto integrado de outras atividades de extensão, de caráter contínuo, regular, multidisciplinar.
(6) Atividade pedagógica de caráter teórico e prático, de oferta não periódica com objetivos, carga horária, ementa, cronograma e critérios de avaliação definidos em formulário próprio.

( ) Curso

( ) Produto

( ) Projeto

( ) Evento

( ) Programa

A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, excetuando uma das propostas de definição, é:

Carregando...
Q769335

Leia as afirmativas a seguir:

I. A aprendizagem de uma língua estrangeira não permite ao aluno comparar sua língua materna com o novo idioma em estudo.

II. A Libras é um sistema linguístico de natureza visual-motora com estrutura gramatical própria.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q769330

Leia as afirmativas a seguir:

I. A aprendizagem de uma língua estrangeira não permite ao aluno aumentar o seu conhecimento sobre a linguagem ou sobre sua língua materna.

II. O cidadão que não concluiu o Ensino Fundamental na idade própria não terá novamente o direito de acesso ao mesmo.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q770689

Na complexa realidade do contexto atual, o professor tem um papel imprescindível no processo ensino-aprendizagem, o qual vai além de levar o estudante a memorizar conteúdos. Nessa perspectiva, a ação docente deve:

I. Ser aberta aos questionamentos e curiosidades dos estudantes.

II. Conhecer a realidade social de cada estudante.

III. Contextualizar os saberes relacionando-os a prática social.

IV. Assumir uma postura centralizadora para manter o foco e a disciplina dos estudantes.

Estão corretas:

Carregando...
Q781059

Uma jovem surda de zona rural, isolada da comunidade surda, sem conhecimento da língua de sinais tampouco da língua oral, utiliza da sua experiência visual para reconhecer sua rotina e da sua família dentro de casa. Usa apontação, utiliza de alguns sinais convencionados entre ela e sua mãe ouvinte que a faz compreender a hora de comer, dormir, tomar banho, etc. Levando em consideração que a criação desses ‘sinais’ auxilia na representação do cotidiano da jovem no ambiente familiar, assinale a alternativa que corresponde ao artefato cultural a que ele pertence, segundo os conceitos apresentados por Strobel (2008).

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) C
  • 3) D
  • 4) B
  • 5) B
  • 6) E
  • 7) B
  • 8) C
  • 9) B
  • 10) E
  • 11) A
  • 12) C
  • 13) D
  • 14) B
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282