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Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


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Q771541

A prática social humana, enquanto atividade transformadora, envolve três dimensões: Dimensão Produtiva, Dimensão Investigativa e Dimensão Social/Política. Nessa perspectiva, o Serviço Social, enquanto profissão inserida na divisão sociotécnica do trabalho, possui duas naturezas que lhe permitem recriar as possibilidades profissionais como sujeito que contribui com a sociedade e produzir conhecimento/saberes capazes de subsidiar a intervenção profissional. Quais são essas naturezas?

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Q770378

Nonaka e Takeuchi (1997) têm sido os autores mais citados e referenciados quando se fala em Gestão do Conhecimento. Eles dividem o conhecimento em tácito (implícito) e formal (explícito). O tácito vem da experiência e, também, da experimentação. O formal é sistemático, e pode ser expresso por textos, apostilas, etc. Porém, eles não são excludentes e passa-se de um para outro em quatro quadrantes (socialização, externalização, combinação e internalização) de uma espécie de matriz, retornando sempre ao ponto de partida. O nome desse modelo é

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Q719058

Acerca da gestão do conhecimento, julgue o seguinte item.

Comunidades de prática estimulam o aprendizado coletivo entre membros das equipes de trabalho que compõem a estrutura formal das organizações; se o foco recair sobre as redes de trabalho que vão além desta estrutura formal, o portal do conhecimento é a prática apropriada.

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Q675868

Boa parte das empresas brasileiras ainda aplica o sistema de remuneração funcional, ou seja, um modelo baseado nas descrições de atividades e responsabilidades dos cargos existentes em uma organização. O plano de Remuneração por Habilidades pode ser dividido em duas formas. Que formas são estas?

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Q724007

De acordo com a Teoria da Espiral do Conhecimento, proposta por Nonaka e Takeuchi, a criação de conhecimento na organização decorre

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Q698206

Para melhorar seu processo decisório, as organizações criam sistemas específicos de busca, coleta, armazenamento, classificação e tratamento de informações importantes e relevantes para o seu funcionamento. Tais sistemas são geralmente denominados Sistemas de Informação Gerencial (S.I.G). A seguir, temos os 4 tipos de estrutura por meio da qual uma S.I.G pode se apresentar. Marque a opção CORRETA.

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Q719057

Acerca da gestão do conhecimento, julgue o seguinte item.

A mensuração do conhecimento organizacional pode ser efetuada a partir da perspectiva do capital humano, dos clientes e da organização. Ilustram medidas dessas dimensões, respectivamente, os custos de treinamento por colaborador, o índice de satisfação do cliente e o tempo médio de resposta para atender à solicitação dos clientes.

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Q758224

A respeito de gestão de pessoas nas organizações, julgue o item a seguir.

Contribuindo para o sucesso organizacional, a gestão do conhecimento e o conhecimento organizacional constituem, ambos, abordagens prescritivas acerca da estruturação e do gerenciamento do conhecimento em organizações.

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Q477771

O mundo da educação está em transição e tem se tornado mais

flexível. Educação Aberta, Educação Continuada, Educação ao

Longo da Vida são conceitos que passaram a fazer parte da área

no século XX. O novo cenário da área de educação contempla

uma filosofia que facilita estudos privados individuais e ao

mesmo tempo o conceito de educação aberta, embora sejam

esferas distintas. São características dos estudos privados nesse

novo cenário:

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Q476374

Com base nas razões que os setores público e privado têm em

comum para implementar a Gestão do Conhecimento – GC, a

organização Delta decidiu implementá-la.

Dentre essas razões encontra(m)-se:

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Q477768

A tecnologia, em muitos momentos, foi responsável pelo surgimento de novas formas de acesso ao conhecimento, por meio do rádio, da televisão e mais recentemente da internet. Considerando que as novas tecnologias de informação e de comunicação em educação podem ser úteis em diversos aspectos da educação corporativa, um analista de Educação Corporativa de uma multinacional realizou o desenho de um projeto de sistema que permitia substanciais alterações no gerenciamento da universidade corporativa de sua empresa. Considerando a finalidade dos softwares de suporte à educação, a proposta desse analista pode ser considerada:

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Q477767

As organizações têm repassado suas estratégias de desenvolvimento de competências em função de diversas mudanças no mundo do trabalho, incluindo a maior competitividade e maior obsolescência do conhecimento. Diante desse contexto, uma tendência que tem se confirmado na área de educação corporativa é o uso do blended learning, que pode ser entendido como:

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Q477781

As mudanças no mundo do trabalho têm demandado novas competências profissionais, exigindo que as pessoas sejam capazes de manejar novas ferramentas tecnológicas, lidar com problemas menos estruturados, trabalhar em equipes e assumir responsabilidades mais complexas, para atuar em ambientes com maior incerteza. Esse contexto atual também demanda alterações na forma de se pensar a educação corporativa. Um exemplo de novo paradigma para a educação corporativa nesse recente ambiente laboral compreende:

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Q477765

A área de educação corporativa está em transição em vários aspectos. Cada vez mais se buscam mecanismos que articulam aprendizagens individuais e coletivas, de forma a construir e consolidar uma cultura de organização aprendente. Para alcançar esse perfil de “organizações que aprendem”, a empresa precisa estar estruturada sob o paradigma da:

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Q587802

“...associa‐se a competência não a um conjunto de qualificações do indivíduo, mas sim às realizações da pessoa em determinado contexto, ou seja, aquilo que ela produz ou realiza no trabalho” (Dutra, 2004). As combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressas pelo desempenho profissional dentro de determinado contexto organizacional e que agregam valor às pessoas e às organizações, referem‐se à competência

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GABARITO:

  • 1) C
  • 2) E
  • 3) Errado
  • 4) D
  • 5) B
  • 6) C
  • 7) Certo
  • 8) Errado
  • 9) D
  • 10) B
  • 11) A
  • 12) E
  • 13) D
  • 14) C
  • 15) C
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