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Q769160

O correio eletrônico (e-mail) é, sem dúvida, atualmente um dos mecanismos mais utilizados para a troca de mensagens entre órgãos e instituições e para o envio de documentos oficiais. Considerando-se as regras da redação oficial para este gênero, é correto afirmar que

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Q659083

Existem inúmeras formas de enviar ou receber uma informação. Nesse sentido, analise as informações apresentadas e assinale a alternativa que indica a que meio de comunicação estamos nos referindo quando analisamos todos os itens abaixo mencionados:

I - É flexível e dinâmico, entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial;

II - O campo assunto deve ser preenchido de modo a facilitar a organização documental tanto do destinatário quanto do remetente;

III - Para os arquivos anexados à mensagem deve ser utilizado, preferencialmente, o formato Rich Text.

IV - Sempre que disponível, deve-se utilizar recurso de confirmação de leitura. Caso não seja disponível, deve constar da mensagem pedido de confirmação de recebimento.

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Q687399

De acordo com o texto II, “...o e-mail é um meio prático e rápido para divulgar informações" (linhas 17 e 18) nas escolas. Sobre o e-mail, analise as afirmativas abaixo, indicando-as como verdadeiras “V" ou falsas “F". Após, marque a alternativa que contém a ordem correta das letras, de cima para baixo.

( ) O e-mail pode integrar o conjunto de meios utilizados por uma escola para a comunicação interna entre seus pares, visto tratar-se de um canal eficiente e rápido para a troca de mensagens.

( ) Em termos de escrita, o e-mail agiliza a elaboração da mensagem, visto que o emissor pode valer-se de uma série de recursos nesse sentido, como o uso de abreviaturas, abreviações e reduções de palavras que, além de facilitarem a produção do texto, são reconhecíveis por parte do receptor.

( ) O e-mail, em uma organização como a escola, contribui para aproximar os professores, funcionários e alunos entre si, criando um clima de amizade e camaradagem, fator que permite que as mensagens, mesmo as com teor de trabalho, possam ser escritas em uma linguagem coloquial e de maneira informal.

( ) Como qualquer outra mensagem escrita, a mensagem eletrônica deve atender aos princípios de clareza e precisão textual, observando os aspectos de coerência e coesão textual.

( ) A praticidade do e-mail justifica a ideia de que quanto maior o número de palavras abreviadas melhor será o efeito da mensagem.

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Q753880

Por seu baixo custo e celeridade se transformou na principal forma de comunicação para transmissão de documentos. A afirmação acima refere-se à definição de:

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Q738885

Leia as proposições sobre o Correio Eletrônico. I- O e-mail tem uma estrutura flexível, entretanto, deve-se empregar uma linguagem compatível com a redação oficial. II- O correio eletrônico (e-mail), por ser uma forma de comunicação, relativamente nova, é proibido nas correspondências oficiais. III- O campo “Assunto” do formulário do e-mail mensagem deve ser preenchido de modo a facilitar tanto a organização documental do destinatário quanto do remetente. IV- O campo assunto do formulário de correio eletrônico mensagem NÃO deve ser preenchido para garantir o sigilo que é exigido nos documentos oficiais. Está CORRETO o que se afirma em

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Q754216

De acordo com o Manual de redação da Presidência, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, isto é, para que possa ser aceita como documento original, é necessário que se ateste a identidade do remetente, através de:

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Q632584

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, assinale a alternativa CORRETA.

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Q638959

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, marque a alternativa INCORRETA no que se refere ao correio eletrônico:

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Q623144

Sobre o Correio Eletrônico (e-mail) nas correspondências oficiais, NÃO é verdadeiro:

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Q281941

Acerca do formato das correspondências oficiais, de sua função e

da linguagem empregada nessas comunicações, julgue os itens a

seguir, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da

República.

O correio eletrônico é uma forma de comunicação

caracterizada pela flexibilidade, ou seja, é um texto ao qual não

está associada uma estrutura formal rígida. Essa flexibilidade,

no entanto, não se estende à linguagem, que deve ser

compatível com a comunicação oficial.

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Q480460

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, atualmente a forma de comunicação mais célere e de baixo custo é a (o)

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Q764021

Segundo o Manual Oficial de Redação da Presidência da República, qual a definição e finalidade do correio eletrônico?

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Q69796

A modalidade de redação oficial que se caracteriza pela maior celeridade do que as demais e possibilita o detalhamento de informações, sem descurar do valor documental e da capacidade de armazenagem a longo prazo, é o(a)

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Q77997

Em relação ao correio eletrônico, analise as afirmativas a seguir:

I. O campo "assunto" deve ser preenchido de modo a facilitar a organização documental tanto do destinatário quanto do remetente.
II. O correio eletrônico, pela sua flexibilidade, pode ser composto com total liberdade de forma e linguagem.
III. Para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente.

Assinale:

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Q71284

A respeito da redação de expediente, julgue os próximos itens.

O envio de documentos, quando urgente, pode ser antecipado por fax ou por correio eletrônico, sendo recomendados o preenchimento de formulário apropriado (folha de rosto), no caso do fax, e a certificação digital, no caso do e-mail.

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GABARITO:

  • 1) D
  • 2) B
  • 3) A
  • 4) E
  • 5) B
  • 6) A
  • 7) B
  • 8) E
  • 9) B
  • 10) Certo
  • 11) C
  • 12) A
  • 13) B
  • 14) C
  • 15) Certo
  •