Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 76 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q762049

No que concerne à lei geral de sociedades anônimas e aos princípios fundamentais da contabilidade, julgue o item. As demonstrações contábeis devem superestimar as receitas em respeito ao princípio da prudência.

Carregando...
Q523251

De acordo com os princípios de contabilidade do Conselho Federal

de Contabilidade, julgue os itens subsequentes.

Atende ao princípio da oportunidade o procedimento consistente na apresentação dos componentes patrimoniais com vistas a permitir a produção de informações tempestivas.

Carregando...
Q472580

“Refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das mutações,

determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as

originariam." Trata-se do Princípio da:

Carregando...
Q266849

Um dos princípios da contabilidade determina a adoção

do menor valor para os componentes do ativo e do maior para

os do passivo, sempre que se apresentem alternativas

igualmente válidas para a quantificação das mutações

patrimoniais que alterem o patrimônio líquido. A esse princípio

denominamos:

Carregando...
Q481951

Conforme os princípios fundamentais da contabilidade (Resolução CFC no 750/1993), assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q212780

Julgue os próximos itens, relativos aos princípios de contabilidade fixados pelo Conselho Federal de Contabilidade.

O cumprimento do princípio da prudência é indispensável à correta aplicação do princípio da competência.

Carregando...
Q209802

Acerca dos princípios de contabilidade sob a perspectiva do setor público e do sistema de contabilidade federal, julgue os itens a seguir.

O princípio da entidade aplica-se ao ente público pela autonomia e responsabilização sobre o patrimônio; nesse sentido, é correto afirmar que o patrimônio pertence à entidade e a entidade, por sua vez, pertence ao patrimônio.

Carregando...
Q198225

Julgue os itens que se seguem, relativos aos princípios da contabilidade (Resolução n.º 750/1993 e alterações posteriores).

De acordo com o princípio da competência, os efeitos de transações e outros eventos devem ser reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

Carregando...
Q216028

Com base nas normas contábeis em vigor, julgue os itens que se seguem.

Deriva do princípio da primazia da essência sobre a forma a obrigatoriedade de registro contábil, em conta de ativo imobilizado de uma entidade, dos bens patrimoniais, cujos riscos, benefícios e controle foram transferidos a ela, mesmo sem a transferência de sua titularidade jurídica.

Carregando...
Q204243

O Conselho Federal de Contabilidade – CFC – em sua Resolução nº 750/1993 consagrou em seu artigo 3º, os 7 (sete) Princípios Fundamentais de Contabilidade. Em 2010, através da Resolução nº 1.282, oCFCpromoveumudança na denominação dos princípios,retirando a expressão “Fundamentais”, os quais passam a denominar-se “Princípios de Contabilidade” e,no mesmo instrumento, excluiu um desses princípios. Identifique abaixo e assinale qual o princípio que foi excluído pela nova resolução.

Carregando...
Q209762

Julgue os itens seguintes, acerca dos princípios fundamentais de contabilidade aprovados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Segundo a legislação societária, os direitos cujo objeto sejam mercadorias devem ser avaliados pelo custo de aquisição, deduzido de provisão para ajustá-lo ao valor de mercado, quando este for inferior. Essa regra é um exemplo da aplicação, na contabilidade, do princípio da prudência.

Carregando...
Q159471

Há um princípio que obriga a Contabilidade a reconhecer a receita, no momento da emissão de seu documento fiscal, independente de seu recebimento.
Tal princípio é o do(a)

Carregando...
Q209761

Julgue os itens seguintes, acerca dos princípios fundamentais de contabilidade aprovados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

A confrontação das receitas com as despesas correlatas é um pressuposto do princípio da competência, segundo o qual o reconhecimento de receitas e despesas deve ocorrer nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. De acordo com esse princípio, o pagamento antecipado de uma despesa não afeta o resultado da empresa no momento de sua ocorrência.

Carregando...
Q215147

O contador de uma determinada entidade pública, ao avaliar as aplicações financeiras, entre alternativas igualmente válidas, determina a adoção do maior valor, o que implica NÃO obediência ao princípio

Carregando...
Q198224

Julgue os itens que se seguem, relativos aos princípios da contabilidade (Resolução n.º 750/1993 e alterações posteriores).

Atualmente, os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional não podem ser reconhecidos nos registros contábeis, visto que o princípio contábil da atualização monetária foi excluído em 2010.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Errado
  • 2) Certo
  • 3) D
  • 4) A
  • 5) A
  • 6) Errado
  • 7) Errado
  • 8) Certo
  • 9) Certo
  • 10) D
  • 11) Certo
  • 12) A
  • 13) Certo
  • 14) B
  • 15) Errado
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282